• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Neve





    Este livro fez com que Orhan Pamuk ganhasse o prêmio Nobel da Literatura, e não é por menos; pois é um livro maravilhoso. Neve descreve o choque entre o radicalismo islâmico e as influências da cultura ocidental na Turquia moderna, além de demonstrar intolerâncias e incoerências de ambos os lados.
    O protagonista principal Kerim Alakusoglu, poeta turco conhecido por seu apelido ocidentalizado Ka, retorna a Istambul após 12 anos de exílio na Alemanha para o enterro de sua mãe, mas é na pequena cidade de Kars onde quase toda a narrativa é concentrada no período de três dias em que a cidade fica isolada por uma tempestade de neve.
     Neste período, Ka prepara uma reportagem sobre a onda de suicídios de jovens muçulmanas que se recusam a abandonar o véu exigido pelo Corão e proibido nas escolas pelo governo turco, e acaba participando involuntariamente de um golpe político local resultante dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia.
    Em alguns momentos do livro a leitura se torna cansativa e pesada, mas a ação e o suspense e alguns fatos que ocorrem, faz com que você continue a leitura; pois tem uma trama interessante e o final é surpreendente.
    Certamente é um livro que recomendo; pois além de excelente ele nos mostra e nos traz uma visão do universo mulçumano, o qual não conhecemos.


    Segue abaixo sinopse do livro:



    Sinopse - Neve - Orhan Pamuk



    Neve conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal. 



    O Ladrão de Raios - Percy Jackson & os Olimpianos





    Uma das coisas que admiro muito nos livros são as capas, e muitas delas me levaram a conhecer livros excelentes que talvez passassem despercebidos, logicamente que isso não quer dizer que o livro seja bom. Percy Jackson foi um destes livros que me despertou pela capa, com um belo desenho, uma textura de cores muito bonita e suas belas letras douradas.
    Percy Jackson é um garoto de 12 anos, hiperativo, com déficit de atenção, que foi expulso de 6 colégios em 6 anos e que descobre ser um meio-sangue, ou seja, filho de um mortal e um deus do Monte Olimpo. Depois desta descoberta os seus problemas começam a aumentar; pois foi acusado do roubo do raio-mestre de Zeus, o qual pode desencadear uma terrível guerra entre os deuses.
    Com o seu amigo Grover, que ele agora descobre que é um sátiro e sua nova amiga Annabeth, filha de uma deusa, Percy corre contra o tempo para resgatar este importante e poderoso artefato.
    Rick Riordan nos presenteia com uma literatura juvenil que explora a mitologia grega, com uma trama e personagens muito bem elaborados, um livro cheio de aventuras, emoções e muito humor.
    Um livro que certamente você não vai querer largar antes de chegar ao fim. 


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - O Ladrão de Raios - Percy Jackson & os Olimpianos - Livro Um - Rick Riordan



    Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
    O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

    Olga





    Neste livro o autor Fernando Moraes conta a trajetória revolucionária de uma mulher alemã que esteve no Brasil a fim de proteger o líder Luís Carlos Prestes da ditadura regente no país, acabou sendo esposa dele e deste relacionamento tiveram uma filha chamada Anita.
    Olga Benario Prestes, uma Judia comunista, teve a sua história pouco reconhecida pelos brasileiros.
    Uma mulher que viveu em um período histórico da década de 30 no Brasil, lutava pelo que acreditava e era muito inteligente, mas sofreu muito juntamente com os seus companheiros por causa de seus ideais, torturas que lhe foram impostas enquanto estavam presos e estas são umas das partes do livro que nos deixa mais impressionados.
    Como é um livro biográfico não posso falar muito sobre ele, senão acabaria contando os muitos detalhes que o próprio leitor gostaria de descobrir e assim lhes tiraria a emoção envolta desta impressionante personagem da história.
    Mesmo para quem não gosta de biografias este é um livro excelente com uma leitura indispensável.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - Olga - Fernando Morais



    A obra fala sobre a vida de Olga Benário alemã, judia e comunista, que se envolveu com Luís Carlos Prestes. Ela veio ao Brasil para lutar com ele pelos ideais comunistas. Acabou sendo presa e deportada grávida para a Alemanha pelo governo brasileiro, tendo como presidente Getúlio Vargas. Morreu numa câmera de gás de um campo de concentração em 1942.

    Selo

    Respondendo o Selo que recebi da Vanessa do blog


    "Esse blog passa uma ótima ideia" .


                                                                          Regrinhas:
                                                           - Postar o selo em seu blog;
                                                      - Citar o blog de quem te indicou;
                                              - Indicar para os blogs preferidos de vocês!


    Blog preferidos:


    Tequila Vermelha






    Rick Riordan é conhecido mundialmente pelo sucesso da excelente série Percy Jackson, literatura infanto-juvenil, e agora com Tequila Vermelha, nos mostra que também tem talento para escrever livros para o público adulto; pois lá fora conta com outros títulos da série.

     O protagonista Jackson Tres Navarre volta para sua cidade natal dez anos após o assassinato do pai, o qual presenciou quando criança na porta de sua casa, agora ele está disposto a desvendar o mistério envolvendo o crime, nem que para isso tenha que mexer com os poderosos da região; mas desde o momento em que coloca o pé na cidade ele se transforma em um imã para a confusão.
    Com ajuda dos antigos amigos do seu pai e de seus amigos de infância Três começa a investigação por conta própria, logo se encontra cercado de inimigos por todos os lados, e para ajudar a sua ex-namorada desaparece sem deixar nenhuma pista.
    Tres é mestre em Tai Chi, tem um estilo despojado, possui bastante humor, característica do autor, e tem um gato de estimação chamado Robert Johnson, que em vários pontos da história tem momentos com conversas engraçadas.
    A história é contada em primeira pessoa, o que mostra o ponto de vista de Tres e assim deixando-o ainda mais engraçado.
    Tequila Vermelha tem uma trama que envolve amor, corrupção e assassinato, com descrições detalhadas do Texas e de suas cidades, e por essa razão consegue transportar o leitor para dentro da história, um livro bom e uma leitura indispensável.


    Segue abaixo sinopse do livro:

    Sinopse - Tequila Vermelha - Tres Navarre - Livro 1 - Rick Riordan

    Jackson 'Tres' Navarre retorna para sua cidade natal dez anos após o assassinato de seu pai. Porém, o caminho para as respostas em San Antonio, Texas, é bem mais difícil do que se pensava. Encontros com a máfia, jogos políticos, corrupção e dramas familiares tentarão desviar Tres da verdade ou matá-lo, o que acontecer primeiro.

    O Xangô de Baker Street






    O Xangô de Baker Street é o primeiro romance do apresentador, humorista e escritor Jô Soares, este livro pode ser considerado um thriller, temos nele personagens conhecidos da história política e cultural do país, como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, D. Pedro II e em meio a tudo isso, dois personagens de ficção conhecidos mundialmente, o detetive inglês Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr.Watson.
    A história começa a se desenrolar quando a atriz francesa Sarah Bernhardt desembarca para se apresentar no Brasil, depois de uma apresentação, D. Pedro II vai ao seu camarim e no decorrer da conversa revela à atriz que o valioso violino Stradivarius, um presente do imperador para a baronesa de Avaré, Maria Luíza Catarina de Albuquerque; desaparecera misteriosamente. Sarah pergunta sobre a polícia local, mas D. Pedro II diz que a baronesa não gostaria de envolver as autoridades, por que a imperatriz não veria a história nos jornais com bons olhos. Desta maneira a atriz sugere que o imperador convide o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso.
    Ao mesmo tempo uma prostituta é assassinada, porém são deixados vestígios na cena do crime; pois as orelhas foram decepadas e uma corda de violino foi encontrada junto à vítima, quando o Detetive Holmes e seu fiel ajudante Watson, desembarcam no Rio de Janeiro, não sabiam a metade dos perigos que esperavam por eles.
    O Xangô de Baker Street nos leva ao Brasil Imperial, relatando paisagens, costumes e personagens históricos do nosso Brasil; que vem acompanhado de algumas suposições, como por exemplo, a do Brasil ter sido o berço do primeiro serial killer da história, um livro de suspense, divertido e intrigante, principalmente da parte de Sherlock Holmes com suas deduções nada elementares. 


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - O Xangô de Baker Street - Jô Soares


    Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se escusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.

    O Senhor March - Geraldine Brooks - Editora Ediouro!




    Sinopse:
    Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. 
    À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. 
    Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.







    Cilada - Ninguém Consegue Escapar Das Próprias Mentiras





    Este é o segundo livro que leio de Harlan Coben, que novamente gostei muito e estou ainda mais curioso em ler os outros títulos já lançados pelo autor; não é somente pelo gênero de suspense policial, mas também por abordar assuntos atuais e do cotidiano.
    O livro desta vez aborda um pouco o assunto sobre pedofilia e tem como protagonista principal Wendy Tynes que é uma repórter sensacionalista que caça pedófilos pela  internet, no qual através de um perfil falso marca um encontro e faz um flagrante ao vivo como em um reality show. Ela usa esta estratégia para acusar Dan Mercer, que seria um suposto pedófilo, mas para a sua surpresa e de todos, à justiça inocenta Dan Mercer, que agora tem sua vida arruinada pelo fato de ser exposto e taxado como pedófilo.
    E a partir daí e devido a uma série de fatores, Wendy começa a desconfiar que Dan realmente não seja o que ela achava que seria e assim começa a investigar mais o caso; pois agora esta com medo de ter estragado a vida de um inocente. Mas no meio disso tudo, ocorre também o desaparecimento de uma adolescente, chamada Haley McWaid, que pode estar ligada ao caso de Dan.
    Cilada é um livro excelente, no qual fala também de culpa, perda, fé, perdão, amor e amizade, aborda algumas questões que nos faz pensar e analisar o que realmente importa nas nossas vidas; intrigante e cheio de reviravoltas a história vai deixando o leitor surpreso e apreensivo com os acontecimentos e revelações que vão surgindo, recomendo a leitura.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - Cilada - Ninguém Consegue Escapar Das Próprias Mentiras - Harlan Coben


    Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

    101 dias em Bagdá







    Este é mais um livro jornalístico da autora Åsne Seierstad, no qual novamente vive em um país por determinado período, agora 101 dias, para mostrar as dificuldades e transformações de um povo, só que diferentemente do livro O Livreiro de Cabul, a jornalista não escreve este livro como um romance e com isso não torna a leitura empolgante.
    Neste livro, além da sua imensa determinação e coragem, ela nos mostra as dificuldades que passou e outro ponto de vista da Guerra do Iraque, relata a ditadura de Saddam Hussein antes, durante e depois da Guerra e assim forma uma visão sobre a invasão Norte-Americana e sobre o Iraque.
    Para quem gosta de histórias, fatos e que busca conhecer sobre outras culturas e costumes, 101 dias em Bagdá é um livro muito bem escrito e bem detalhado; que autora e jornalista Åsne Seierstad novamente nos presenteia, no qual vale a pena ler.

    Segue abaixo sinopse do livro: 


    Sinopse - 101 dias em Bagdá - Åsne Seierstad 


    Neste livro, a autora relata o que viu e viveu em Bagdá entre os meses de janeiro e abril de 2003. Usando sua experiência como correspondente, Seierstad faz uma crônica do cotidiano na Guerra do Iraque, mostrando como vivem os iraquianos, como reagem durante os bombardeios, suas opiniões sobre o regime deposto de Saddam Hussein, as expectativas em relação ao futuro e a censura à imprensa estrangeira. Em artigos na imprensa e reportagens ao vivo para a televisão, a autora reportou os acontecimentos no Iraque antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Sempre em busca de histórias menos óbvias que as da pura e simples invasão militar, Seierstad procurou expor o universo do conflito além das manchetes. O resultado foi este relato de sua estada entre o povo iraquiano - um valioso e impressionante retrato da realidade. Desde o momento em que chegou a Bagdá, com um visto de dez dias, a autora estava determinada a descobrir os novos segredos daquela terra antiga e a conhecer as condições reais de vida dos iraquianos. 101 dias em Bagdá apresenta ao leitor a vida cotidiana sob a constante ameaça de ataques - primeiro do governo iraquiano e depois dos bombardeios americanos. Passando do silêncio ensurdecedor da era de Saddam Hussein às explosões que interromperam o fornecimento de eletricidade, água e outros serviços essenciais no país, Seierstad revela o que acontece às pessoas diante de situações-limite - do que sentem mais falta quando seu mundo se transforma num campo de guerra? O que denunciam quando não há censura? A autora traz à vida um elenco de personagens inesquecíveis - o burocrata responsável pelo atendimento aos jornalistas estrangeiros, Uday al-Tay; Zahra, mãe de três filhos; Aliya, guia e intérprete que se tornou amigo. Ao confiar em uma mulher européia sem roteiro preestabelecido, esses e outros iraquianos desabafam e narram acontecimentos jamais reportados nos jornais e redes de televisão.

    O Garoto no Convés





    Se alguém não se lembra de John Boyne, irei refrescar a memória neste exato momento; quem não se lembra do excelente livro “O Menino do Pijama Listrado”? Agora estão lembrados? Pois bem “O Garoto no Convés” é mais um extraordinário livro deste autor.
    O livro conta a história de John Jacob Turnstille (Tutu como era chamado pelos marujos), um garoto de 14 anos que depois de ter tentado roubar um relógio de um fidalgo francês, foi condenado por isso e assim obrigado a embarca sem opção no navio chamado Bounty; no qual era comandado pelo Capitão William Bligh. Embarcando nesta viagem que Tutu, inocente em muitas coisas e terrivelmente vivido em outras, que não teve família, vivia na rua e que fora abusado do seu caráter, integridade e da sua infância; esperava fugir na primeira oportunidade que surgisse, mas não imaginava que esta maravilhosa aventura marítima mudaria para sempre a sua vida.
    Esse livro faz você viajar junto com Tutu a bordo do navio e a tornar-se um marinheiro, sentido o mar, o vento e a água salgada na cara, imaginando as ilhas, acompanhando cada acontecimento e sofrendo com ele em diversos momentos como se você estivesse naquele convés torcendo para chegar logo ao seu destino.
    O Garoto no Convés mostra um garoto que tinha tudo para continuar a cometer roubos e furtos, mas que fez as escolhas certas. Um garoto que não era nada e acabou amadurecendo em meio a pessoas que o ajudaram a se transformar e a crescer no meio de toda a tormenta.
    É um livro indispensável para aquele que gosta de uma excelente leitura, empolgante e simplesmente fascinante, no qual te prende desde a primeira até a última página e mostra como John Boyne é um excelente escritor.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - O Garoto No Convés - John Boyne

     

    Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes.
    Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.
    O autor acrescenta novos dados e interpretações a uma história até hoje misteriosa. Sugere, por exemplo, que a receptividade sexual das nativas do Taiti pode estar na origem da insatisfação que resultou no motim. Seduzidos - ou, no caso de Turnstile, iniciados - por elas, os marujos teriam considerado intolerável a idéia de retornar para casa, o que os colocou em linha de colisão com o capitão.