• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • 101 dias em Bagdá







    Este é mais um livro jornalístico da autora Åsne Seierstad, no qual novamente vive em um país por determinado período, agora 101 dias, para mostrar as dificuldades e transformações de um povo, só que diferentemente do livro O Livreiro de Cabul, a jornalista não escreve este livro como um romance e com isso não torna a leitura empolgante.
    Neste livro, além da sua imensa determinação e coragem, ela nos mostra as dificuldades que passou e outro ponto de vista da Guerra do Iraque, relata a ditadura de Saddam Hussein antes, durante e depois da Guerra e assim forma uma visão sobre a invasão Norte-Americana e sobre o Iraque.
    Para quem gosta de histórias, fatos e que busca conhecer sobre outras culturas e costumes, 101 dias em Bagdá é um livro muito bem escrito e bem detalhado; que autora e jornalista Åsne Seierstad novamente nos presenteia, no qual vale a pena ler.

    Segue abaixo sinopse do livro: 


    Sinopse - 101 dias em Bagdá - Åsne Seierstad 


    Neste livro, a autora relata o que viu e viveu em Bagdá entre os meses de janeiro e abril de 2003. Usando sua experiência como correspondente, Seierstad faz uma crônica do cotidiano na Guerra do Iraque, mostrando como vivem os iraquianos, como reagem durante os bombardeios, suas opiniões sobre o regime deposto de Saddam Hussein, as expectativas em relação ao futuro e a censura à imprensa estrangeira. Em artigos na imprensa e reportagens ao vivo para a televisão, a autora reportou os acontecimentos no Iraque antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Sempre em busca de histórias menos óbvias que as da pura e simples invasão militar, Seierstad procurou expor o universo do conflito além das manchetes. O resultado foi este relato de sua estada entre o povo iraquiano - um valioso e impressionante retrato da realidade. Desde o momento em que chegou a Bagdá, com um visto de dez dias, a autora estava determinada a descobrir os novos segredos daquela terra antiga e a conhecer as condições reais de vida dos iraquianos. 101 dias em Bagdá apresenta ao leitor a vida cotidiana sob a constante ameaça de ataques - primeiro do governo iraquiano e depois dos bombardeios americanos. Passando do silêncio ensurdecedor da era de Saddam Hussein às explosões que interromperam o fornecimento de eletricidade, água e outros serviços essenciais no país, Seierstad revela o que acontece às pessoas diante de situações-limite - do que sentem mais falta quando seu mundo se transforma num campo de guerra? O que denunciam quando não há censura? A autora traz à vida um elenco de personagens inesquecíveis - o burocrata responsável pelo atendimento aos jornalistas estrangeiros, Uday al-Tay; Zahra, mãe de três filhos; Aliya, guia e intérprete que se tornou amigo. Ao confiar em uma mulher européia sem roteiro preestabelecido, esses e outros iraquianos desabafam e narram acontecimentos jamais reportados nos jornais e redes de televisão.

    8 comentários :

    1. oi obrigada pela visita..sim eu aceita parcerias..mas no momento preciso organizar pois tenho alguns sites trabalhando em parceria com o livro. Elas vão ler, resenhar e algumas sortear. E aqui como vc trabalha? Aguardo resposta
      Bjs Marli

      ResponderExcluir
    2. Olá eu que agradeço pela atenção,estarei respondendo no seu blog..obrigado.
      Abraços!!

      ResponderExcluir
    3. Oi Marco..então é só enviar um livro para vc, certo?
      Quanto tempo vc leva para resenhar?
      Outra coisa: envie o teu endereço no e-mail:marlicarmen@hotmail.com
      Bjs

      ResponderExcluir
    4. Olá!!
      Quando chegar o livro, estarei lendo e em seguida resenhando, lhe enviarei o e-mail.
      Obrigado!
      Abraços!!

      ResponderExcluir
    5. Curto muito esses livros contando experiências de vida! E quando o autor sabe realmente escrever, você consegue se transportar para o lugar em que 'ele está'

      Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
      http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. Olá!!
      Nossa, você lê uns livros muito interessantes! adorei!!bjinhs]
      diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. Olá Thaís,
      Também gosto muito de livros assim, fiquei contente por ter gostado do blog e já estou seguindo o seu..abçs!!!

      ResponderExcluir
    8. Olá Vanessa!!
      Obrigado, vi em alguns blogs que alguns livros que li não foram lidos por eles,faz parte..obrigado!

      Abraços!!

      ResponderExcluir