• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Senhor March





    Neste livro a autora Geraldine Brooks, utiliza um personagem do clássico Mullhersinhas de Louisa May Alcott, no qual ainda não tive a oportunidade de ler, mas que depois de ler O Senhor March com certeza a minha curiosidade para ler aumentou.
    A história se passa na época da Guerra Civil norte-americana, e começa a ser contada em partes por cartas escritas pelo Senhor March a sua esposa e filhas e em partes ele relata circunstâncias que ocorreram durante tudo aquilo que passou enquanto escrevia a carta.
    Nas cartas ele evitava descrever os horrores da guerra e nos relatos nos detalha não somente estes horrores, mas também a sua vida, desde seu passado antes de conhecer a sua esposa até os últimos tempos antes de partir para a guerra.
    É um livro que aborda muitas questões importantes, como a escravidão, a religião, a luta pela liberdade de todos os norte-americanos e pelo direito a todos de ler e escrever.
    Duas partes interessantes dentre muitas eu observei e quero relatar; pois o Senhor March tomou muitas atitudes para agradar a sua esposa, como dar toda sua fortuna para John Brown, que defendia uma causa no qual a sua esposa lutava, mas no momento que o livro começa a ser contado pelo ponto de vista da sua esposa vemos que ela não gostou daquela atitude e vemos que a falta de diálogo os levou a passar as necessidade que ocorreram.
    Outro sim foi vê-la, falando em seu pensamento, uma critica a uma escrava com postura e linguajar refinado de madame que cuidava do seu marido, totalmente ao contrário dos ideais que defendia, mostrando que a guerra mudaria as suas vidas para sempre.
    Um livro excelente, apesar de algumas vezes ser um pouco cansativo, mas vale a pena a leitura.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - O Senhor March - Geraldine Brooks


    Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.

    6 comentários :

    1. Olá!!
      Eu não conhecia este livro, adorei sua resenha!!
      Muito obrigada por me indicar no Book tour da Carmem, estou muito feliz!!bjus
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Olá Vanessa,
      Muito bom este livro, obrigado.
      Eu que agrdeço pela a parceria e o que puder ajudar é só falar, fiquei contente que irá participar.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    3. Também não conhecia! Gostei por que vc despertou o interesse! Parabéns Marco, vc escreve muito bem! Beijinhos

      ResponderExcluir
    4. Olá Marli,
      Obrigado pelo elogio, a quantidade de livros que são lançados é enorme e nem todo mundo le e conhece os mesmo livros.
      Aguardo ler o seu!!

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    5. Obrigada pelo link! Quando eu voltar pro Facebook te adiciono. Comecei a ler March ontem. :)

      ResponderExcluir
    6. Olá Cássia.
      De nada, tenho certeza que irá gostar.

      ResponderExcluir