• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Novo Mundo em Chamas - Víktor Waewell !!

     

    Sinopse:

    Um épico histórico arrebatador sobre a luta pela liberdade e a força da coragem, com batalhas sangrentas, os amores e as agruras, durante uma das maiores revoltas escravas modernas: Palmares.

     

    Quando fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de povoações fortificadas dos negros e de tribos selvagens remanescentes. O objetivo dos senhores: recapturar milhares de escravos e dominar o território. O competente sargento Ernesto, negro nascido livre, filho de uma ex-escrava e um português, é o enviado para traçar a rota de ataque para o exército dos senhores, acompanhado de um índio como guia.

    Porém, no caminho, Ernesto irá se deparar com um mundo desconhecido por ele. A mata de Palmares é pontilhada por pequenas e grandes vilas, gente trabalhando a terra, as grandes malocas sobressaindo-se na mata. Ele vai conhecer Diara, uma bela guerreira disposta a morrer pela liberdade. E vai se deslumbrar com os topos dos morros rodeados por muros e torres defensivas, fortalezas protegidas por guerreiros pretos.

    Agora Ernesto terá que decidir de que lado lutar no embate iminente: a batalha pelo destino de Palmares e do Brasil. Ao mesmo tempo, Teresa, mucama de um poderoso fidalgo, vai enfrentar violências, com uma força que aprende a conhecer, para um papel decisivo na trama.

    Você vai vivenciar esta jornada, os heróis e os vilões, personagens instigantes e humanos, entre soldados e guerreiros, capitães do mato, negros que buscam vingança, rainhas pretas, escravas de casa e poderosos fidalgos. Uma aventura eletrizante no melhor estilo "não consigo parar de ler".



    Resenha:


    O ano é 1654, o local dos conflitos, que já duram uma década, é Recife, capital de Pernambuco, onde os holandeses e os índios tapuais, seus aliados, ainda resistem nas fortificações voltadas para o continente, sendo o Forte Salinas, Forte de Altená e o poderoso Forte de Cinco Pontas, este sede do comando holandês. Os portugueses são liderados pelo comandante Antônio Dias e pelo Sargento Ernesto, que depois de muita luta derrotam e expulsam os holandeses.

    O Sargento Ernesto nasceu livre, filho de uma preta com um português que a libertou, agora a única coisa que ele queria é trabalhar na forja com o avô Kantigi e cuidar do filho Pedro Henrique, mas dez meses depois Ernesto é convocado pelo senhor mais poderoso da região, Cristóvão Lins, de modo a fazer uma incursão em Palmares, local em que se ajuntam os negros fugidos há duas gerações e que agora eles pretendem destruir e recuperar.

    Ernesto é enviado com o índio Inaiê como guia, e Jeremias para observar o local e repassar aos senhores, investigar quais são as defesas rebeldes e descobrir a melhor forma de atacar, mas as coisas não saem como esperado, Ernesto conhece o outro lado da moeda, diferente das histórias que acontecem nas ruas de Porto Calvo, conhecerá Diara uma grande guerreira, e um povo que lutam para que m dia sejam livres, agora os poderosos fidalgos precisam repensar o que farão.

    Eu gosto muito de ficção histórica e quando fui convidado pelo autor Víktor Waewell para conhecer o seu livro fiquei muto feliz, assim não pensei duas vezes, quando iniciei a leitura já fui fisgado logo nas primeiras páginas, a narrativa é incrível e logo nos identificamos com Ernesto. No decorrer da leitura conhecemos vários personagens importantes na trama, Inaiê é um personagem enigmático e cheio de sabedoria, Tereza é uma mucama que é explorada sexualmente pelo seu senhor e que depois ainda sofre várias violências e que lutará muito pela sua liberdade, uma personagem importante nessa jornada, Jeremias é um homem cruel que tenta de todas as formas se tornar uma pessoa respeitada.

    A quantidade de personagens secundários que enriquecem o livro é incrível, como Kwame, Taú, Zaki, dentre outros, a narrativa é em terceira pessoa e os capítulos alternam entre os personagens, as descrições dos lugares são feitas com maestria e as cenas das batalhas são incríveis, durante toda a leitura eu me senti totalmente imerso na história.

    Vemos que o processo de pesquisa do autor foi muito bem feito, onde nas últimas páginas do livro onde ele explica algumas coisas de todo o processo, mostrando o que é real e o que é ficção, confesso que esse é um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos e que poderia facilmente virar um filme ou série, para os fãs de ficção histórica esse é um livro imperdível, não vejo a hora de ler outros livros autor.



    Trilha sonora da resenha:




    Sobre o autor:


    Estou convencido de que precisamos conhecer a nossa História e que a literatura é um jeito incrível de fazer isso. Por isso, este é o meu compromisso: ficção histórica com rigor e uma experiência literária vibrante. 

    Eu me inspiro nos bons livros de antigamente, assim como nos novos clássicos, de todos os gêneros. Todos mesmo. Gosto dos livros quando eles transportam para o seu universo, um sopro de esperança ou que seja uma montanha-russa de diversão. E prefiro quando, depois da última página, eu vejo que melhorei de algum jeito. É o que tento proporcionar. 

    Sou de cidade mas hoje vivo no interior (meio roça) de Minas com a minha companheira, dois gatos, um cachorro e um monte de plantas. No meu aniversário costumo promover um campeonato de piadas entre os amigos. Também atuo na área de produção audiovisual, profissão na qual iniciei faz mais tempo.


    Compre o livro aqui.






    0 comentários :

    Postar um comentário