• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Vozes do Joelma - Marcos DeBrito - Marcus Barcelos - Rodrigo de Oliveira- Victor Bonini _ Faro Editorial!!

    Sinopse:

    Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.






    Resenha:



    No ano de 1974 ocorreu um dos principais desastres brasileiros, o incêndio do Edifício Joelma, na região central de São Paulo, que provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos. O incêndio aconteceu menos de dois anos após outro prédio arder em chamas no centro da cidade, o Edifício Andraus. A tragédia do Joelma continua a ser o terceiro pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais, após o colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001.
    Esse triste acontecimento ganhou as manchetes mundialmente na época, em que eu era criança,  mas me recordo de assistir um documentário ou um filme alguns anos depois e de ficar impactado com esse fatídico acontecimento.

    Agora quatro autores nacionais da Faro Editorial, reuniram-se para nos apresentar quatro contos tenebrosos ambientados no local do ocorrido e das suas proximidades, pois existem muitos boatos e lendas perturbadoras que envolvem o local antes do incêndio do Edifício Joelma, e convidaram o também autor do gênero Tiago Toy para fazer uma introdução igualmente horripilante.

    O primeiro conto inicia-se com o autor Marcos DeBrito, e recebeu o título “Os Mortos Não Perdoam”. O conto acontece alguns anos antes do Edifício Joelma, nele temos como protagonista principal Pablo, um jovem de 26 anos de idade que é assistente no laboratório de Química da USP e que traficava sua automedicação sem que ninguém percebesse sua dependência, ele morava com a mãe e suas irmãs, que dependiam dele, e essa dependência atrapalhava os planos que ele tinha de se casar com a sua namorada Isaura, desta maneira Pablo mata a mãe e as irmãs e as enterra num poço no quintal de casa. Ele diz que elas morreram num acidente enquanto viajavam, mas esse ato cruel faz com que ele acabe sendo perturbado pela morte delas, o desenrolar da história é terrível.

    O segundo conto é com autor Rodrigo de Oliveira, “ Nos Deixem Queimar”, ele se passa algumas horas antes do incêndio acontecer, a protagonista é Samara, uma jovem ambiciosa que não mede esforços para atingir o seu objetivo, ela por acaso acaba descobrindo um segredo inaceitável e repugnante que seu colega de trabalho Gabriel, que era tão ambicioso quanto ela. Samara denuncia Gabriel, esse ato acende um ódio incontrolável em Gabriel, que tenta de qualquer maneira se vingar de Samara, eles não esperavam as consequências disso tudo, o conto é marcado por vários momentos eletrizantes e arrepiantes.

    O terceiro conto é com autor Marcus Barcelos, “ Os Treze”, ele é baseado em um caso real de treze vítimas encontradas totalmente carbonizadas dentro de um elevador do Edifício Joelma, o protagonista principal é Amilton, um homem desempregado que perde a amada mãe, Dona Guilhermina,  ele arruma emprego no Cemitério São Pedro na Vila Alpina, bairro de São Paulo, para ajudar a custear o enterro da sua mãe, mas o que ele não esperava era cavar treze covas que não tinham nenhuma identificação, o que Amilton não esperava era uma relação com que aqueles treze corpos.
    O quarto conto é com autor Victor Bonini, “ O Homem na Escada”, que ocorre nos dias atuais, tem como protagonista Solange, uma senhora idosa que mora com a filha Eugênia num prédio ocupado ilegalmente, localizado onde era o Edifício Joelma, o lugar é comandado por um líder e sua filha tem um relacionamento abusivo com o braço direito do líder da ocupação, ela deseja imensamente um mal para o rapaz, pois não aguenta mais ver sua filha ser maltratada, o que ele não esperava era que o seu desejo poderia se realizar, assim ele conhece o homem na escada, e que decide ajuda-la, mas o seu desejo parece ser pior do que ela esperava.

    As características de cada autor são bem presentes em cada conto, e todos os contos tem introdução do autor Tiago Toy, a diagramação da editora novamente está excelente, para os fãs do gênero esse é um livro indispensável.



    Trilha sonora da resenha:

























    1 comentários :

    1. Eu li este livro em Janeiro agora e posso afirmar com toda a certeza do mundo, meu orgulho da nossa literatura nacional só aumentou depois dessa leitura!
      Sou fascinada por esta obra e o conto mais intrigante foi na minha opinião, os das 13 almas. Eu juro que perdi o sono não por medo, mas por cisma..rs
      Uma união de autores talentosíssimos e que nos presentearam com uma obra única!!!
      Super recomendo!
      Beijo

      Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

      ResponderExcluir