• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Quando Ela Desaparecer - Victor Bonini - Faro Editorial!!


    Sinopse:
    Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
    Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
    Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.









    Resenha:


    Francisca Silveira do Carmo, ou Kika, como sempre foi conhecida, é uma garota de 16 anos que perdeu o pai quando ainda era criança ela chama muita atenção por sua aparência, no ano de 2009 ela foi eleita, no Centro Cultural Adamastor, Miss Guarulhos Juvenil, sendo destaque um dia depois no caderno Cotidiano do jornal Sentinela de Guarulhos. depois da premiação uma das organizadoras do evento, Inês Santana, deu um aviso precioso que não demoraria muito para fazer sentido: Muita coisa boa na vida atrai negatividade e que alguém poderia machuca-la. No ano seguinte ela foi perseguida e espancada por um grupo de jovens e ficou com o rosto desfigurado, entre a vida e a morte, dois anos depois ela passaria por uma provação ainda pior. Kika apresentava comportamento rebelde algumas vezes, sofria bullying por sua aparência, praticamente não tinha amigos, a única amiga era Elaine Campos, a garota mais inteligente da escola e que por esse motivo também era excluída.
    No ano de 2012, durante uma excursão escolar do colégio particular onde estudava, o Álvares Azevedo, de Guarulhos, Kika desapareceu sem deixar rastros, tradicionalmente a escola levava os alunos do segundo ano do ensino médio a um sítio localizado no limite entre Mogi da Cruzes e Itaquaquecetuba para verem na natureza e o que tinham aprendido nas aulas, a polícia foi acionada e o delegado Lauro Jahib, do Setor de Homicídios da Delegacia Seccional de Guarulhos, ficou responsável pelo caso, algumas pistas foram encontradas mas não há sinal nenhum da Kika. A sua mãe Maria João, uma mulher humilde, mas super protetora, sofre com toda a repercussão do caso e o desaparecimento da filha, essa é a segunda vez que passa por essa aflição e não está sendo nada fácil, será que agora terá um novo final feliz?
    Esse é o terceiro livro que eu leio do autor e não me decepciono, mas a narrativa desse terceiro livro é diferente, uma espécie de livro reportagem, com vários depoimentos, recortes de jornais e alguns posts de redes sociais, deixando a impressão que se trata de um caso verídico, a única coisa em comum entre os três livros é o detetive Conrado Bardelli, apesar de que nessa leitura a sua atuação não é tão intensa como nos anteriores.
    A narrativa, que é dividida entre passado e presente, tem os fatos narrados por dois personagens, Sarah e Conrado Bardelli. Sarah, uma garota que esteve presente durante os acontecimentos e hoje sete anos depois é uma jornalista que decide esclarecer o que realmente aconteceu na época do desaparecimento da Kika. Durante a história somos apresentados por vários personagens como os alunos Melina, Rodolfo e Pamela, o diretor do colégio Sandro Meireles e o pastor Bartolomeu Ramalho que nos levam a pensar em várias possibilidades ao desaparecimento da Kika.
    A narrativa é fluída e quando vemos já lemos várias páginas e editora Faro caprichou na capa e na diagramação, as páginas com a narrativa do detetive Conrado Bardelli são cinza.
    A história é cheia de suspense, surpresas e muitas reviravoltas, o livro fala do desaparecimento de uma adolescente, só que vai muito além disso, abordando temas sobre fake News, abuso sexual, assédio, estupro, família, questões emocionais, comportamentais e traumas, para os fãs do gênero essa é uma leitura obrigatória.



    Trilha sonora da resenha:







    Sobre o autor:


    Victor Bonini nasceu em São Paulo, morou em Vinhedo, interior do estado, e voltou à capital aos dezoito anos para cursar jornalismo. Sempre lhe perguntam se, ao longo da vida, havia indícios de que seria um autor de mistério. Aos sete anos, escolheu o filme Pânico como tema da festa de aniversário. Na adolescência, devorou todos os livros policiais e de terror que pôde encontrar. Na universidade, seu elogiado trabalho de conclusão de curso, em parceria com Mariana Janjácomo, foi um livro sobre o caso Pesseghini, apresentando vários aspectos do crime que chocou o país em 2013. O trabalho não foi publicado a pedido da família das vítimas. E aos vinte e dois anos, quando lançou seu primeiro livro, Colega de Quarto, pela Faro Editorial, ele finalmente entendeu que escrever é a forma de dar vazão a debates internos sobre a lógica de crimes e a mente dos psicopatas — pensamentos que o assombram como ideias para a ficção, querendo emergir. Victor passou pelas redações da GloboNews, TV Gazeta e Revista Veja. Atualmente é repórter da TV Globo, em São Paulo.

















    22 comentários :

    1. Um dos livros mais comentados nos últimos dias! Eu como amo o gênero, não vejo a hora de poder conferir as letras do autor, que não apresenta um suspense e mistérios muito bem fundamentados, como joga este ar de jornalismo na história!!!
      O livro está na lista dos mais desejados!
      Beijo

      ResponderExcluir
    2. Gostei da resenha Marco. Me pareceu ser um thriller bem instigante. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    3. Oi Marco.
      Mais uma ótima resenha! Eu fico feliz de ver um autor nacional chamando tanta atenção assim e agradando os leitores.
      Abraço.

      ResponderExcluir
    4. Olá, Marco.
      Eu ainda prefiro O Casamento do autor, mas amei esse também e acho que da Faro esse é o livro com a edição mais bem feita que tenho deles aqui em casa. E o autor foi genial na solução do mistério.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    5. Opa.. opa! Estou vendo diversas resenhas desse livro tanto nos blogs como no instagram. Acredito que seja sensacional essa trama e curto muito romances policiais. Só acho que deveria ter ficado claro se é caso verídico ou não.
      Beijos,
      Monólogo de Julieta

      ResponderExcluir
    6. Oi Marco.
      Eu adoro livros de suspense porque eles sempre me dão ótimas reviravoltas.
      Ainda não conhecia esse livro, mas passado e presente e narrativa fluída me chama muito a atenção.
      Beijos
      Fantástica Ficção

      ResponderExcluir
    7. Oiii Marco

      Tenho bastante curiosidade em ler esse livro, mas ainda tenho Colega de Quarto e O Casamento na lista pra conferir primeiro, legal saber que esse também tem um suspense bem conduzido, que prende.

      Beijo

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
    8. Olá,

      O pessoal tem falado muito bem dos livros do autor que bateu uma curiosidade para ler.
      Qualquer hora me aventuro nos livros dele.
      Bjs e uma boa semana!
      Diário dos Livros
      Conheça o Instagram

      ResponderExcluir
    9. Oi Marco, tudo bem?
      Gostei muito da dica! Sou fã de livros de suspense e, sempre que tenho a oportunidade, pego algum novo para ler.
      Beijos,

      Priih
      Infinitas Vidas

      ResponderExcluir
    10. OI
      estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, parece ser uma história muito boa e que bom que gostou, já li um livro do autor e gostei.

      http://momentocrivelli.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Marco!
      O Victor é fenomenal! Já tive oportunidade de ler outros livros dele e pelo jeito, esse é tão bom quanto os outros, carregadinho de mistérios, suspense, reviravoltas e temas importantes de serem abordados.
      Já quero ler.
      cheirinhos
      Rudy

      ResponderExcluir
    12. Ainda não li nenhum livro do autor, tenho vontade já que adoro o gênero e sempre leio resenhas positivas de seus livros. Já estou com pena da Kika e tb quero descobrir esse mistério.

      ResponderExcluir
    13. Suspense e mistério é tudo o que eu bosto em uma boa leitura. Não li nada do autor, mas tenhos visto criticas positivas sobre o livro. Vou ler assim que possível.

      ResponderExcluir
    14. Suspense e mistério é tudo o que eu gosto em uma boa leitura. Não li nada do autor, mas tenho visto criticas positivas sobre o livro. Vou ler assim que possível.

      ResponderExcluir
    15. Sou suspeita em falar de victor Bonini. Tenho as duas obras dele anteriores á esta, e as considero os melhores suspenses que já tive o prazer de ler em minha vida.
      Conrado Bardelli é um detetive sem igual! Fico muito feliz em saber que ele está mais uma vez presente para resolver esse crime. Também achei interessante o autor ir além do suspense e drama e trazer temas que instigam e enriquecem ainda mais a obra.
      De todos os livros desejados, este está no topo da lista. Adorei a resenha!
      Bjos!

      ResponderExcluir
    16. Não sou fã de histórias baseadas em fatos reais, porém, como é de caráter investigativo e policial, posso até simpatizar...

      ResponderExcluir
    17. Me chamou bastante a atenção por se passar no Brasil, e trazer algo mais próximo da nossa realidade. Fiquei interessada de cara.
      Além disso, sempre tive um fraco por suspense e mistério. Vai pra minha lista de livros pra ler um dia.

      ResponderExcluir
    18. Os temas abordados são importantes e infelizmente fazem parte das nossas realidades. A leitura desperta curiosidade sobre esse desaparecimento, parece que o leitor devora as páginas para descobrir o que aconteceu. Ainda não li nada do autor, mas acho que vou gostar adoro surpresas e reviravoltas dão uma boa dose de extase na leitura.

      ResponderExcluir
    19. Gostei muito da resenha, histórias baseadas em fatos reais geralmente são bem tensas, e por ter depoimentos, recortes de jornais posts de redes sociais deve deixar ainda mais real. Quero ler o livro logo!

      ResponderExcluir
    20. Esse tipo de livro é um dos meus favoritos, adoro um bo suspense cheio de reviravoltas, vi muita gente comentando do livro e já fiquei com muita vontade de ler, bacana de ver livros nacionais sendo cada vez mais comentados e resenhados nos blogs literarios.

      ResponderExcluir
    21. Oiii ❤ Ainda não li nenhum livro do Victor Bonini, apesar de ouvir falar muito bem de sua escrita.
      Fiquei bem curiosa acerca dessa trama. Quero saber se a menina está realmente morta. Essa história é um tanto assustadora, mas também intrigante.
      Fico feliz que o escritor do livro é brasileiro, é muito importante que escritores nacionais sejam valorizados.
      Obrigada pela indicação de leitura ❤

      ResponderExcluir
    22. Oi, Marco
      Ainda não li nada do autor, quero muito conhecer sua escrita.
      Sem sombra de dúvidas esse é o livro nacional mais comentado entre os blogueiros, li várias resenhas e tenho muita curiosidade para ler o livro. Já li livros tipo reportagem e gosto muito dá impressão que a estória é real.
      Gostei muito que a editora colocou os capítulos narrados pelo detetive em cinza, assim podemos saber mais do narrador.
      Beijos

      ResponderExcluir