• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê - Ian Fraser - Editora Intrínseca!!

     

    Sinopse:

    Ópera espacial de Ian Fraser leva o Nordeste para as estrelas em história original, hilária e inesquecível.

    Numa galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.

    Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer.

    Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, organização poderosa que governa a galáxia, e dos Carcarás Carmesins, inspetores a serviço da instituição.

    Deixemos a dupla de investigadores e viajemos para o planeta Batoidea, onde a capivara geneticamente modificada Antonieta Capitolina Macabéa, uma dedicada Carcará, encontra na cena de um crime, escrito com sangue, um nome que conhece muito bem.

    Enquanto a vida desfia seu fio, Severino e seus amigos lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado. Unindo com maestria ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é uma ópera espacial com gostinho de vatapá que celebra o poder da amizade, do amor, da música e da literatura. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica e pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.




    Resenha:


    O ano é 2577, numa galáxia muito, muito distante, no planeta Cabula XI onde os dias duram noventa e seis horas, vive Severino Olho de Dendê, ele é um investigador que possui no lugar de seu olho esquerdo o olho de dendê, objeto tecnológico que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa antes dela partir. No passado, durante uma operação de emergência, ele teve alguns membros danificados que logo foram substituídos por implantes cibernéticos, um artefato tecnológico ocular, com uma habilidade exclusiva, ao pingar umas gotas de sangue de uma pessoa recém-falecida no processador do braço cibernético e chupar raiz de jurema preta, Severino poderia vivenciar os últimos momentos de uma vítima.

    Agora ele e seu melhor amigo Bonfim, um puiuiú, espécie nativa do planeta Zolriatis, alienígenas que chegavam a ter no máximo um metro de altura e que, por não terem olhos, se movimentavam usando ecolocalização, desta maneira resolveram abrir uma agência de investigação independente. Logo surge um novo caso, agora eles vão investigar a suspeita de um assassinato, que parece envolver uma organização poderosa que governa a galáxia e todos os órgãos da lei, a Federação Setentrional, esse caso pode também envolver as revolucionárias e independentes Paladinas do Sertão, grupo formado pelas guerreiras que lutaram na Guerra Vermelha, que não viram com bons olhos a criação da Federação Setentrional.

    No decorrer dessa investigação, Severino precisa enfrentar o seu passado, que durante anos ele tenta esquecer, agora uma equipe excêntrica corre contra o tempo para desvendar esse mistério, entre eles estão Antonieta Capitolina Macabéa, a única mulher híbrida de capivara com humano, Filomena, uma das Paladinas do Sertão, e Juá, uma, robô defensora, juntos eles vão percorrer a galáxia e voltar a terra em busca de justiça.

    O autor Ian Fraser, no presenteia com uma trama que mistura de clássicos de ficção científica como "Guerra nas Estrelas" e "Guardiões da Galáxia", com obras de referência da cultura nordestina, tudo isso misturado com muitas intrigas políticas e personagens carismáticos, além de brincar com a linha tênue entre vida e morte.

    Graças ao sorteio do excelente blog MultiversoX eu conheci esse livro, que traz várias referências musicais e literárias, entre elas estão Chico Science & Nação Zumbi, Gilberto Gil, Belchior, Aluísio Azevedo, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Machado de Assis dentre outros, uma história divertida que oficórssimente eu recomendo a todos.


    Trilha sonora da resenha:





    0 comentários :

    Postar um comentário