• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll - Faro Editorial!!

     

    Sinopse:
    Esta é a história sobre uma garotinha caindo de um buraco de coelho que se tornou a heroína mais popular da literatura inglesa. Enquanto Alice explora um mundo subterrâneo bizarro, ela encontra um elenco de personagens estranhos e fantasiosos: o apressado Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o sorridente gato Cheshire, os gêmeos, a terrível Rainha de Copas e outras criaturas extraordinárias. Perca-se nesta aventura através dos olhos de Alice nesse maravilhoso mundo nonsense, repleto de significados criados por meio de sátiras, alegorias e metáforas, que escondem profundas revelações. Talvez Alice não seja mais que um sonho, um conto de fadas sobre os desafios e tribulações do crescer ― talvez seja a visão de que o mundo adulto parece estar de cabeça para baixo, quando visto pelos olhos de uma criança...

    Com as ilustrações originais que deram vida aos personagens, explore o universo único criado por Lewis Carroll.



    Resenha:


    Alice é uma garotinha de dez anos, que estava sentada ao lado da irmã à beira do rio e começou a se cansar de ficar sentada sem ter nada para fazer, o calor acabou deixando Alice com sono e com o raciocínio lento, mas para sua surpresa um coelho branco de olhos cor-de-rosa passou por ela correndo, reclamando que estava atrasado. Apesar de toda a situação achou o acontecimento natural naquele momento, mas o que realmente achou um pouco estranho, foi quando o coelho tirou um relógio de bolso do colete e conferiu as horas e saiu correndo.

    Alice se pôs de pé imediatamente e correu atrás do coelho que entrou numa toca debaixo de uma cerca viva, sem hesitar foi atrás dele, sem sequer pensar em como sairia de lá. O chão da toca era plano na entrada, mas logo depois descia tão abruptamente que Alice se viu caindo em um poço muito fundo, que parecia não ter fim. Quando ela finalmente pousa, Alice está em uma grande sala com portas trancadas de tamanhos diferentes, ela encontra uma pequena chave que cabe em uma porta muito pequena em que poderia passar. Mas quando ela abre a porta, vê um lindo jardim do outro lado.

    E assim que começam as aventuras de Alice no incrível mundo do País das Maravilhas onde irá passar por diversas situações fantasiosas e descobrindo um mundo subterrâneo cheio de criaturas estranhas e peculiares, como o Gato Risonho Cheshire,, a Lebre Maluca, a Lagarta, o Chapeleiro Maluco, a Falsa Tartaruga, a Duquesa e a Rainha de Copas, nas páginas que se seguem, um líquido estranho a encolherá para apenas dez centímetros de altura; um bolo curioso desaparecerá diante de seus olhos; um chapeleiro maluco a convidará para o chá - e Alice jogará um jogo muito perigoso de croquet.

    A personagem de Alice é baseada em Alice Liddell, a filha de dez anos de um acadêmico do Christ Church College em Oxford, onde o autor Lewis Carroll estudou e ensinou. Carroll contava histórias a Alice para entretê-la: Alice implorou que ele as escrevesse e ele as apresentou a ela em 1864. Mais tarde, ele foi persuadido a publicar e, após outras adições, o livro como o conhecemos hoje apareceu em 1865, incluindo as famosas lustrações de John Tenniel.

    As ilustrações originais de John Tenniel, não dão a aparência real de Alice Liddell, que tinha cabelo escuro e uma franja curta. Diz uma lenda que Carroll enviou ao ilustrador uma fotografia de Maria Hilton Tennielowi Babcock, outra amiga do autor, mas não é certeza que Tenniel realmente utilizou-a como modelo.

     

    O livro começa com um poema, explicando a génese da sua criação, onde descreve uma viagem no rio Tâmisa. A edição da Faro Editorial como sempre está ótima, com as ilustrações originais de John Tenniel e notas de rodapé que enriquecem ainda mais a leitura, um clássico para todas as idades.

     

    Ler este livro faz com que você se lembre de como era ser criança quando o mundo era ilimitado.

     




    "— Quem... é... você? — inquiriu a Lagarta.— Eu... Neste momento, não sei dizer muito bem, Senhora. Ao menos, sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas creio que deva ter mudado várias vezes desde então."



    Trilha sonora da resenha:





    Sobre  o autor:

    LEWIS CARROLL (1832-1898) foi um poeta, romancista e matemático inglês. Alice no país das maravilhas é sua obra mais famosa e, de tão singular, gera inúmeras teorias sobre a sua vida, a inspiração para Alice e a criação de suas histórias.









    SIR JOHN TENNIEL (1820-1914) foi um ilustrador inglês. Seu trabalho mais conhecido são as ilustrações para as obras de Lewis Carroll. Tenniel nasceu cego de um olho, mas era conhecido por sua memória fotográfica prodigiosa, pois desenhava sem modelos.















    4 comentários :

    1. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

      www.pimentamaisdoce.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


      Meu Blog: O que é Gol Bet?

      ResponderExcluir
    3. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


      Meu Blog: Como funciona o Gbet Sports?

      ResponderExcluir
    4. Ah dona Faro! Com que direito nos toma inteiros assim?
      As novas edições estão uma maravilha e mesmo já conhecendo de cor e salteado Alice, essa edição com ilustrações está impecável!
      Espero ler!!!
      Beijo

      Angela Cunha/O Vazio na Flor

      ResponderExcluir