• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • De Costas Para o Mundo - Retratos da Sérvia





    Como já é de conhecimento de muitos, a autora Åsne Seierstad, retorna com mais um livro jornalístico; “De Costas para o Mundo – Retratos da Sérvia”, mostrando-nos histórias e culturas que não conhecemos, com relatos, depoimentos, fatos e conseqüências de um país em Guerra e do seu povo.
    Por meio de sua narrativa a autora nos revela de uma maneira mais interna, o conflito que ocorreu na Sérvia e nos traz relatos de jornalistas, artistas, refugiados, jovens da oposição, religiosos, partidários de Milosevic e outros. O livro nos permite conhecer um pouco mais sobre um país, que durante a época que se encontrava em guerra cometeu diversos erros, no qual o seu povo sofreu de forma dura e triste todas as conseqüências deste conflito.
    É um livro bom e às vezes nos da à impressão de estarmos participando de tudo que é relatado, mas muitos não podem gostar; pois trata detalhadamente muitos conflitos e assim torna a leitura em certas ocasiões cansativa, e o que vale ressaltar também é novamente a coragem da autora e jornalista; pois não é para qualquer um estar no meio de uma guerra.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - De Costas Para o Mundo - Retratos da Sérvia - Åsne Seierstad


    Depois do sucesso estrondoso de O livreiro de Cabul - ainda entre os 10 títulos mais vendidos no país -, e de 101 dias em Bagdá, a norueguesa Åsne Seierstad retorna com De Costas Para o Mundo, obra que se tornou sucesso mundial como os dois primeiros. Nele, a jornalista constrói uma narrativa emocionante sobre as pessoas marcadas pelo mais sangrento conflito ocorrido no coração da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial: a guerra da Bósnia, que devastou a Iugoslávia na década de 1990 e culminou em sua dissolução.

    30 comentários :

    1. humm
      Eu ñ conhecia...parece legal!!!! beijinhos

      ResponderExcluir
    2. Não conhecia esse livro, deve ser interessante pelo que falou.
      bj

      ResponderExcluir
    3. Olá Marli,
      É um livro interessante mesmo,voc~e iria gostar.
      Abçs!

      ResponderExcluir
    4. OLá Adriana.

      Os livros delas são interessantes, apesar da leitura não ser empolgante, mas são bons.
      Obrigado por seguir o blog e pelo comentário.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    5. Já falei isso pra vc, mas vou falar denovo, vc lê uns livros muito interessante e que me chamam a atenção pois é cultura e é sempre bom conhecermos mais sobre outros lugares!!
      Suas dicas são muito boas e inovadoras, pois nos outros blogs parece que todo mundo ta sempre lendo a mesma coisa, né. E vc me mostra sempre livros novos. Muito bom!!
      bjus
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. Olá Vanessa.

      O que voce fez foi uma observação que fez criar o blog; pois existem livros excelentes e as vezes as pessoas só sabem ler o que tudo mundo lê, são excelentes ivros com certeza, mas existem muito mais que isso.
      Obrigado pelo comentário.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    7. Parece ser muito bom, mas não faz muito meu estilo! rs
      beijos

      ResponderExcluir
    8. Olá Lizie.
      Com certeza o livro é bom, mas ñ é um romance.
      Abçs.

      ResponderExcluir
    9. Olá! Eu li este livro faz um tempo e reli ele esses dias. Uma coisa me intrigou muito: No capítulo resistência com estilo, a personagem, a estudante revolucionária Katarina, é parente do Boris Tadic, que veio a ser o presidente da Sérvia. Por que em nenhum momento isso é citado? Achei bem estranho. Pesquisei o nome dos avôs dela, que constam no livro na página 265, e esses são simplesmente os pais de Boris Tadic.
      Enfim...to procurando na Internet algo sobre isso.

      ResponderExcluir
    10. Gostei da resenha. Mas, por ter gostado muito de o Livreiro de Cabul posso estar influenciado. Acho que não estou errado.

      ResponderExcluir
    11. Esse livro realmente deve ser emocionante. A história é triste mas ao mesmo tempo é incrível, pois fala dos conflitos e lutas num período de guerra. Vou ver se leio mais sobre a história logo que puder. Beijos.

      ResponderExcluir
    12. Resenha bem elaborada, apontando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores

      ResponderExcluir
    13. O livro realmente me parece ser bom, mas não sou muito fã de livros com essa pegada mais jornalística. E se abordar países e culturas que estão ou estiveram em guerra, piora a situação.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir
    14. Li esse livro já tem um bom tempo... e é um dos meus favoritos, até hoje. Adoro o tema e adoro a autora. Só acho que o preço dos livros dela desencoraja um pouco o pessoal, o que é uma pena. Mas, enfim... meu gênero favorito ainda é fantasia, mas é sempre muito bom variar um pouco e dar uma boa olhada de frente nas realidades diversas do mundo que não têm sempre um final feliz.

      ResponderExcluir
    15. A senhorinha da capa esta parecendo a minha vó, não li parece ser bom. Abraço

      ResponderExcluir
    16. Oi Marco,
      confesso que este não é um livro que me agradaria. Vou passar.

      bjos

      http://blog.vanessasueroz.com.br

      ResponderExcluir
    17. Nossa que história! Emocionante e triste ao mesmo tempo. Não tinha ideia que fosse tão impactante assim este livro. Vou tentar ler e conhecer mais sobre esse povo. Beijos.

      ResponderExcluir
    18. Não conhecia o livro mas com certeza é uma leitura que vale a pena, porque trata de tema delicado e muito humano. É uma forma de conhecer culturas diferentes.

      ResponderExcluir
    19. Não conhecia esse livro e achei a história bem interessante. Quero le.

      ResponderExcluir
    20. Oi Marco
      Não conhecia esse livro. Coloquei na minha lista de desejados.
      Bjos

      ResponderExcluir
    21. bacana, mais é uma historia que não me cativa pra ler

      ResponderExcluir
    22. Parece bom, gosto de livros que passam informações verdadeiras, e o fato de aprender coisas de outros lugares do mundo..tudo tão diferente, e é bom "sair de casa" e aprender mais.
      Espero ter a oportunidade de ler

      ResponderExcluir
    23. Desconhecia completamente esse historia, parentemente me pareceu ser boa.


      xx

      ResponderExcluir
    24. Ainda não conhecia o livro, mas gostei muito da resenha! A história parece ser muito interessante! :)

      ResponderExcluir
    25. Marco!
      Livros realistas são importantes para tomarmos conhecimento do que acontece ao redor do mundo. Os jornalistas por vezes tem uma visão acerbada em determinados conflitos e realidade, deve ser bom de ler.
      cheirinhos
      Rudy
      Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

      ResponderExcluir
    26. nunca li nenhum livro jornalistico. se é cansativo, sei lá se vou ler... mas como disse, como nunca li nada parecido, talvez é um genero que está aí esperando pra ser um dos meus favoritos! =)

      ResponderExcluir