• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Garoto no Convés





    Se alguém não se lembra de John Boyne, irei refrescar a memória neste exato momento; quem não se lembra do excelente livro “O Menino do Pijama Listrado”? Agora estão lembrados? Pois bem “O Garoto no Convés” é mais um extraordinário livro deste autor.
    O livro conta a história de John Jacob Turnstille (Tutu como era chamado pelos marujos), um garoto de 14 anos que depois de ter tentado roubar um relógio de um fidalgo francês, foi condenado por isso e assim obrigado a embarca sem opção no navio chamado Bounty; no qual era comandado pelo Capitão William Bligh. Embarcando nesta viagem que Tutu, inocente em muitas coisas e terrivelmente vivido em outras, que não teve família, vivia na rua e que fora abusado do seu caráter, integridade e da sua infância; esperava fugir na primeira oportunidade que surgisse, mas não imaginava que esta maravilhosa aventura marítima mudaria para sempre a sua vida.
    Esse livro faz você viajar junto com Tutu a bordo do navio e a tornar-se um marinheiro, sentido o mar, o vento e a água salgada na cara, imaginando as ilhas, acompanhando cada acontecimento e sofrendo com ele em diversos momentos como se você estivesse naquele convés torcendo para chegar logo ao seu destino.
    O Garoto no Convés mostra um garoto que tinha tudo para continuar a cometer roubos e furtos, mas que fez as escolhas certas. Um garoto que não era nada e acabou amadurecendo em meio a pessoas que o ajudaram a se transformar e a crescer no meio de toda a tormenta.
    É um livro indispensável para aquele que gosta de uma excelente leitura, empolgante e simplesmente fascinante, no qual te prende desde a primeira até a última página e mostra como John Boyne é um excelente escritor.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - O Garoto No Convés - John Boyne

     

    Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes.
    Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.
    O autor acrescenta novos dados e interpretações a uma história até hoje misteriosa. Sugere, por exemplo, que a receptividade sexual das nativas do Taiti pode estar na origem da insatisfação que resultou no motim. Seduzidos - ou, no caso de Turnstile, iniciados - por elas, os marujos teriam considerado intolerável a idéia de retornar para casa, o que os colocou em linha de colisão com o capitão.


     

    10 comentários :

    1. Olá!
      Até este exato momento este livro não tinha chamado a minha atenção, mas depois de ler sua resenha fiquei curiosa para ler.
      Adoro livros assim, que nos prendem, e quando terminamos de ler fica um gostinho de quero mais =) bjs

      ResponderExcluir
    2. Olá Nessa,
      Vou falar pra voce que não irá se arrepender se tiver a oportunidade,é excelente.
      Abraços!!

      ResponderExcluir
    3. Oi!
      Já tinha lido o livro "O Menino Do Pijama Listrado" e adorado! Sempre tive vontade de ler "O Garoto No Convés", mas faltava aquele incentivo final. Adorei a resenha a com certeza vou ler esse também!
      :D

      ResponderExcluir
    4. Hey, Marco!

      Já li O Menino do Pijama Listrado e quero muito ler esse, mas ainda não comprei.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    5. Olá Monize,
      Esse voce irá gostar mais ainda, um excelente livro.
      Obrigado, abraços!

      ResponderExcluir
    6. Olá Sandra, quando tiver a oportunidade irá gostar muito.

      Abraços!!

      ResponderExcluir
    7. Estou doida para ler esse livro. Eu amei "O menino do pijama listrado". Tenho certeza de que não vou me decepcionar.

      beijosss

      ResponderExcluir
    8. Olá minha amiga!!
      Com certeza irá gostar muito dele, um livro bem mais trabalhado do que o excelente " O Menino do pijama listrado".
      Obrigado pela visita e comentário.
      abraços!!

      ResponderExcluir
    9. Bom dia! Bom domingo!! Acesse ao blog para conhecer o resultado! Hoje é dia de sorteio!
      Beijinhos



      Oi envie teu endereço para o e-mail:marlicarmen@hotmail.com..se possível hoje..pois estou arrumando os livros que colocarei no correio amanhã bjs

      ResponderExcluir
    10. Olá Bom dia e bom domingo!!
      Estarei visitando o seu blog e colocando entre os blogs que sigo e te enviarei o e-mail.
      Obrigado e abraços!!

      ResponderExcluir