• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Os Swifts - Beth Lincoln - Faro Editorial!!

     

    Sinopse:

    Quando uma criança Swift nasce, o nome é escolhido usando o sagrado dicionário da família, no qual eles recebem um indicativo do que está previsto para seu futuro. Infelizmente, Encrenca Swift não gosta que lhe digam o que fazer e o seu nome foi escolhido justamente porque sabiam que ela seria uma causadora de problemas. Encrenca está se preparando para a grande reunião da família e tramando seu próximo grande plano: encontrar um tesouro perdido do tio-avô. 

    A garota está animada para finalmente conhecer todos os parentes que estão chegando – até que alguém tenta matar a tia Schadenfreude... É aí que nossa personagem entra em ação. Todos pensam que ela nunca deixará de ser uma garota-problema, mas Encrenca sabe que pode se tornar o que quiser – até mesmo uma detetive. 

    Determinada a descobrir quem atentou contra a vida da tia e livrar a família de um perigoso destino, ela, mesmo pequena, já percebe que o mundo tenta definir quem somos... Mas esta regra pode não valer para alguém que recebeu o nome de Encrenca...



    Resenha:


    Encrenca Swift vive com suas irmãs, Felicidade e Fenômeno, sua tia-avó Schadenfreude e o seu tio Turbilhão em uma casa velha em ruínas, cheia de passagens escondidas, armadilhas perigosas e um tesouro de família há muito perdido. Algumas vezes, toda a família Swifts, vão até a casa para uma reunião em busca do tesouro.

    Encrenca está determinada a encontrá-lo, mas sua caça ao tesouro pode ter que esperar, pois alguém tenta assassinar sua tia-avó Schadenfreude pouco depois que todos os membros da família se reuniram, Schadenfreude, a matriarca do clã Swift, é empurrada escada abaixo, ela sobrevive à queda, mas outras coisas perigosas e potencialmente mortais começam a acontecer. O seu primo Farejador Swift, será a pessoa que irá investigar o caso, mas ele tende a ser um detetive muito menos eficaz do que seu nome sugere.

    Encrenca está determinada a encontrar a pessoa que tentou assassinar a sua tia, com sua irmã favorita, Fenômeno, e seu novo amigo/primo Lote, custe o que custar.

    Encrenca Swift e suas duas irmãs são as gerações mais jovens da família Swift, cuja tradição é nomear cada bebê recém-nascido colocando cegamente o dedo em uma palavra do antigo e sagrado dicionário da família (que só deve ser tocado com mãos enluvadas por medo que as páginas possam ficar manchadas). À medida que a história avança, Encrenca questiona se é inevitável que seu nome defina quem ela é. Ela inegavelmente se mete em todos os tipos de confusões sem se importar com as consequências, mas isso tudo se deve ao nome dela? E ela pode mudar seu destino?

    Este tema inteligente que permeia a trama, sobre se a linguagem nos define, também se manifesta nos outros personagens, como Lote, que mudou seu nome enquanto explorava seu gênero, e Mestre-cuca que é constantemente chamada de empregada, quando, na verdade, é simplesmente o nome que ela escolheu, pois foi adotada pela família, então ela era da família, mesmo não sendo da Família.

    A casa está cheia de passagens secretas e quartos escondidos, que poderiam ter sido explorados ainda mais, e o enredo está repleto de segredos e reviravoltas que tornam a leitura muito divertida, os mistérios infantis são inteligentes, o jogo de palavras na história é fantástico, e isso torna tudo ainda mais divertido.

    A autora Beth Lincoln nos presenteia com um mistério peculiar, divertido e inteligente, os personagens (e seus nomes) são brilhantes e a trama se desenrola em um cenário incrível, que ainda tem uma caça ao tesouro, a capa é muito bonita e as ilustrações do livro feitas pela Claire Powell são ótimos e demostram muito bem as cenas relatadas, não sei se essa história é o início de uma série, mas com certeza gostaria de ver mais aventuras na casa dos Swifts, livro mais do que recomendado.



    Trilha sonora da resenha:





    0 comentários :

    Postar um comentário