• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Elantris - Brandon Sanderson - Editora Leya!!

     

    Sinopse:

    O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. 

    E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.

    Elantris, que intercala capítulos sobre Raoden, Sarene e Hrathen, é uma obra cheia de energia e histórias fantásticas que não permite que o leitor pense em outra coisa, senão, na cidade de Elantris e suas maldições.




    Resenha:


    Elantris se passa em uma terra chamada Arelon, onde uma vez a brilhante cidade de Elantris e seu povo quase divino exerciam magia poderosa para alimentar as massas, curar os doentes e se teletransportar por grandes distâncias. Mas há dez anos a magia dos Elantrians falhou, e nada mais foi o mesmo desde então. Agora Kae, a nova capital de Arelon, é governada pelo rei Iadon e os poderosos comerciantes da cidade, que subiu ao poder depois de uma revolta sangrenta, seu filho e herdeiro, Raoden, após acordar numa manhã, percebe que uma terrível maldição conhecida como Shaod caiu sobre ele, levando o seu corpo para algum lugar entre a vida e a morte. Ele foi exilado para Elantris, lá ele usa sua sobrevida para entender mais sobre a cidade e, quem sabe, entender um pouco mais sobre a magia que se foi e o que aconteceu com os deuses.

    A história começa com a princesa Sarene, princesa de Teod, navegando para o reino de Arelon apenas para descobrir que ela é viúva. O homem com quem ela deveria se casar, o príncipe Raoden, morreu, mas seu contrato de casamento estipula que ela ainda é sua esposa, tendo ou não a chance de conhecê-lo. Desapontada, ela não se deixa abalar, Sarene imediatamente começa a conhecer tudo e todos, além de tentar desvendar a situação política em Arelon.

    Sarene não é a única recém-chegada, Hrathen, gyorn de Fjorden, sacerdote misterioso, e um dos membros mais altos da hierarquia religiosa de Fjordel, foi enviado a Kae para converter a população pagã de Arelon e salvar suas almas eternas. O problema é que ele tem apenas três meses para executar essa missão, senão os líderes de Fjordel podem tomar medidas mais radicais. Tendo acabado de ajudar a derrubar uma república próxima, um feito que resultou em uma revolução sangrenta e feroz, Hrathen está ansioso por uma transição religiosa pacífica.

    A inteligência de Sarene combina com a dele, ela rapidamente ascende à liderança de um partido adversário que frustra os planos de Hrathen a cada passo, enquanto isso, os planos dele para salvar Arelon por meios pacíficos são minados por Dashe, um jovem sacerdote apaixonado, cujo ódio por Elantris é de intensidade quase demoníaca, em meio a tudo isso, Hrathen encontra sua fé abalada e suas certezas desafiadas.

    Todos pensam que Raoden está morto, mas ele tem outras ideias, ideias que prometem transformar Elantris mais uma vez, enquanto luta para controlar sua dor crescente, Raoden tenta unir as gangues quase subumanas de Elantris, começando a reconstruir uma sociedade e restaurar um senso de esperança e propósito. Infelizmente, ele encontra seus objetivos frustrados por Hrathen e Sarene, toda vez que cada um deles usa Elantris por motivos políticos, ao sentir que seu tempo como pessoa consciente está se esgotando, Raoden corre para redescobrir a arte perdida de AonDor e o segredo de pôr que ela parou de funcionar, se ele conseguir lidar com isso antes que o inevitável desastre aconteça, talvez ele possa curar o que foi quebrado há dez anos e salvar um reino da beira da destruição.

    Esse é o primeiro livro que li do autor, que criou uma trama excelente e um universo incrível, o livro é envolvente, apresentando um mundo de fantasia ricamente complexo, construído sobre muitas camadas de história, com nações, culturas, sociedades e religiões obviamente detalhadas que se fundem e jogam entre si de maneiras realistas e intrigantes. É um livro emocionante, tocando o coração com a miséria de Elantris, a solidão da princesa, as dúvidas atormentadas do padre, o amor crescente entre Raoden e Sarene, além de todo suspense envolvido, a história é instigante, cheio de ideias sobre política e religião.

    A arte da capa é muito bonita também, a leitura flui bem e facilmente devoramos várias páginas em poucas horas, para os fãs de literatura fantástica esse é uma leitura obrigatória.



    Trilha sonora da resenha:







    0 comentários :

    Postar um comentário