Sinopse:
Todos os dias nos esforçamos para
ter ou evitar conversas difíceis – seja ao lidar com um funcionário de baixo
desempenho, discordar do marido ou da esposa, negociar com um cliente ou
simplesmente dizer “não” ou “me desculpe”.
Baseado em 15 anos de pesquisas,
este livro traz uma abordagem passo a passo para que possamos travar esses
diálogos delicados com menos estresse e mais sucesso.
Você vai aprender a:
- decifrar os elementos ocultos
de cada conversa difícil.
- iniciar uma conversa sem ficar
na defensiva.
- ouvir o significado do que não
está sendo dito.
- manter-se equilibrado diante de
ataques e acusações.
- sair do modo emotivo para o
modo de resolução de problemas.
Esta edição comemorativa de 10 anos de lançamento inclui a nova seção “Dez perguntas que as pessoas fazem sobre conversas difíceis”.
Resenha:
Todos nós já tivemos momentos na
vida pessoal e/ou profissional um conflito de ideias, razões ou posicionamento com outra pessoa, e nessa hora o dialogo travou,
o mundo das suposições ganhou força e peso em nossas mentes, as inseguranças e
achismos surgiram, e além de deixamos de falar o que sentimos, ficamos sem
saber as reais intensões ou razões que envolviam a postura da outra pessoa, e
dessa forma, infelizmente os diálogos e esclarecimentos não foram realizados da
forma que deveriam, com consequências negativas para os dois lados.
Pois bem, em Conversas Difíceis
encontramos métodos por meio de exemplos práticos, com uma linguagem fácil, que
ajudam a qualquer pessoa encaminhar uma conversa difícil com habilidade clareza,
confiança e segurança.
No livro encontramos orientações
sobre a fase preparatória do diálogo, a insignificância do nosso comportamento
rotineiro em achar culpados, a importância de entender o que o outro tem a
dizer, aceitar, entender e controlar nossos sentimentos, a importância dos
ouvidos sempre abertos sem defensiva, entender o que é realmente importante
para nós, como conseguimos ter clareza e objetividade, sem agredir ao próximo,
na nossa vez de falar e principalmente como resolver o conflito com ideias que
considerem os interesses de todos os envolvidos.
Todas essas técnicas podem
auxiliar em situações difíceis em vários campos da vida, como um diálogo com
filho, esposa, amigos, familiares, até como um feedback ao colaborador, a
insatisfação com alguma atitude da liderança de uma empresa, a insatisfação com
o serviço comprado etc.
Os autores do livro Bruce Patton,
Douglas Stone e Sheila Heen são professores da Harward Law School e dão aula no
projeto de negociação de Harward, mas os ensinamentos dos livros vão muito além
do mundo corporativo ou do mundo dos negócios, pois permitem que
relacionamentos em quaisquer esferas sejam discutidos com menos estresse e mais
respeito. Um livro mais do que recomendado para todos que prezam pela melhoria
constante na comunicação.
Trilha sonora da resenha: