• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Afago Meu - Ana Júlia Ferro Abs - Chiado Editora!!

     

    Sinopse:

    AFAGO MEU é um convite para você se debruçar na dedicação de uma alma sensível e encontrar enlevo poético.
















    Resenha:


    Eu tive a honra de ser convidado pela autora Ana Julia Ferro Abs para ler o seu novo livro de poemas, apesar de admirar muito poemas eu leio poucos livros assim, acho que o última vez que li um livro de poemas foi há muitos anos atrás, desta maneira voltar hoje a ler um livro desse gênero me levou aquela época e me alegrou bastante.

    Antes de falar sobre o livro eu gostaria de deixar abaixo a definição de poema:

     

    Segundo o Wikipedia o Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.

    Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haiku, poema-colagem, soneto, poema-dramático, poema-figurado, epopeia, etc.

    Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

    Um poema também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite fazendo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa).

    Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Poema#:~:text=Poema%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero%20textual,da%20l%C3%ADngua%2C%20geralmente%20se%20manifesta.

    Minha opinião sobre o livro:

     

    De primeira mão o que eu posso falar é que eu adorei, não tem como não se encantar, cada poema com a sua peculiaridade, com a sua doçura e com as suas verdades, mas o que eu gostaria mesmo é de transcrever muitos desses poemas aqui, só que infelizmente não posso, mas posso mencionar os poemas que eu mais gostei, acho que o termo correto, a que mais se enquadra para mim, pois gostei de todos.

    O poema Afago meu, que dá nome ao livro é um deles, Agradeça A Chuva Que Cai, Construindo Novos Começos, Varanda Suspensa, Tudo de Novo, Voo Sonhando e por aí vai.

    Enfim, quero agradecer a oportunidade que a autora me proporcionou de conhecer e ler a sua obra, e dizer a todos que se tiverem oportunidade leiam, tenho absoluta certeza que vocês vão gostar, a leitura fui bem e quando começamos a ler não queremos parar, vale também destacar a bela capa do livro e o maravilhoso trabalho da Chiado Editora.



    Trilha sonora da resenha:





    Sobre a autora:


    Ana Júlia Ferro Abs

    Ana Júlia Ferro Abs, nascida em Maceió-AL, atualmente estudante de direito, amante das artes e poetisa. Participou consecutivamente de cinco obras de antologias poéticas de âmbito nacional, e no auge dos seus 33 anos recebeu o convite para compor uma obra exclusivamente sua, empenhando dedicação e sensibilidade publica sua primeira obra: AFAGO MEU.








    4 comentários :

    1. Oi, Marco como vai? Eu particularmente adoro ler livros deste gênero. Este aí eu não conhecia, mas já me encantei pelo livro. Ótima resenha. Abraço!


      https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. A união de música perfeita e livro sempre tão perfeita!
      Eu amo poesia, eu amo poemas, letras e sentimentos.
      Como ainda não conhecia o livro, já fiquei encantada!!!
      Beijo

      Angela

      ResponderExcluir
    3. Externo aqui minha gratidão por você ceder este espaço, estou lisonjeada com sua resenha!
      Tão bom saber que as pessoas estão se encantado com minha arte e o trabalho que foi feito com muito carinho, sensibilidade e entusiamo.
      Abraço, meu amigo Marco
      Ana Júlia Ferro Abs - instagram: @anajuliaferroabs2020

      ResponderExcluir
    4. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


      Meu Blog: Loteria Mega Sena

      ResponderExcluir