• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Afago Meu - Ana Júlia Ferro Abs - Chiado Editora!!

     

    Sinopse:

    AFAGO MEU é um convite para você se debruçar na dedicação de uma alma sensível e encontrar enlevo poético.
















    Resenha:


    Eu tive a honra de ser convidado pela autora Ana Julia Ferro Abs para ler o seu novo livro de poemas, apesar de admirar muito poemas eu leio poucos livros assim, acho que o última vez que li um livro de poemas foi há muitos anos atrás, desta maneira voltar hoje a ler um livro desse gênero me levou aquela época e me alegrou bastante.

    Antes de falar sobre o livro eu gostaria de deixar abaixo a definição de poema:

     

    Segundo o Wikipedia o Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.

    Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haiku, poema-colagem, soneto, poema-dramático, poema-figurado, epopeia, etc.

    Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

    Um poema também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite fazendo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa).

    Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Poema#:~:text=Poema%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero%20textual,da%20l%C3%ADngua%2C%20geralmente%20se%20manifesta.

    Minha opinião sobre o livro:

     

    De primeira mão o que eu posso falar é que eu adorei, não tem como não se encantar, cada poema com a sua peculiaridade, com a sua doçura e com as suas verdades, mas o que eu gostaria mesmo é de transcrever muitos desses poemas aqui, só que infelizmente não posso, mas posso mencionar os poemas que eu mais gostei, acho que o termo correto, a que mais se enquadra para mim, pois gostei de todos.

    O poema Afago meu, que dá nome ao livro é um deles, Agradeça A Chuva Que Cai, Construindo Novos Começos, Varanda Suspensa, Tudo de Novo, Voo Sonhando e por aí vai.

    Enfim, quero agradecer a oportunidade que a autora me proporcionou de conhecer e ler a sua obra, e dizer a todos que se tiverem oportunidade leiam, tenho absoluta certeza que vocês vão gostar, a leitura fui bem e quando começamos a ler não queremos parar, vale também destacar a bela capa do livro e o maravilhoso trabalho da Chiado Editora.



    Trilha sonora da resenha:





    Sobre a autora:


    Ana Júlia Ferro Abs

    Ana Júlia Ferro Abs, nascida em Maceió-AL, atualmente estudante de direito, amante das artes e poetisa. Participou consecutivamente de cinco obras de antologias poéticas de âmbito nacional, e no auge dos seus 33 anos recebeu o convite para compor uma obra exclusivamente sua, empenhando dedicação e sensibilidade publica sua primeira obra: AFAGO MEU.








    3 comentários :

    1. Oi, Marco como vai? Eu particularmente adoro ler livros deste gênero. Este aí eu não conhecia, mas já me encantei pelo livro. Ótima resenha. Abraço!


      https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. A união de música perfeita e livro sempre tão perfeita!
      Eu amo poesia, eu amo poemas, letras e sentimentos.
      Como ainda não conhecia o livro, já fiquei encantada!!!
      Beijo

      Angela

      ResponderExcluir
    3. Ana Júila Ferro Abs15 de setembro de 2020 16:29

      Externo aqui minha gratidão por você ceder este espaço, estou lisonjeada com sua resenha!
      Tão bom saber que as pessoas estão se encantado com minha arte e o trabalho que foi feito com muito carinho, sensibilidade e entusiamo.
      Abraço, meu amigo Marco
      Ana Júlia Ferro Abs - instagram: @anajuliaferroabs2020

      ResponderExcluir