• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Sal das Lágrimas - Ruta Sepetys - Editora Arqueiro!!


    Sinopse:
    Inverno de 1945, Segunda Guerra Mundial.

    Quatro refugiados, quatro histórias.

    Joana, Emilia, Florian, Alfred. Cada um de um país diferente. Cada um caçado e assombrado pela tragédia, pelas mentiras e pela guerra. Enquanto milhares fogem do avanço do exército soviético na costa da Prússia, os caminhos desses quatro jovens se cruzam pouco antes de embarcarem em um navio que promete segurança e liberdade. Mas nem sempre as promessas podem ser cumpridas...
    Profundamente comovente, O Sal das Lágrimas se baseia em um acontecimento real. O navio alemão Wilhelm Gustloff foi afundado pelos russos no início de 1945, tirando a vida de mais de 9 mil refugiados civis, entre eles milhares de crianças. É o pior desastre marítimo da história, com seis vezes mais mortos que o Titanic.
    Ruta Sepetys, a premiada autora de A Vida em Tons de Cinza, reconta brilhantemente essa passagem por meio de personagens complexos e inesquecíveis.





    Resenha:


    Em 30 de janeiro de 1945, o navio alemão Wilhelm Gustloff, que deveria transportar soldados e refugiados em segurança para longe da guerra, foi torpedeado e afundado por um submarino soviético no mar Báltico. Transportava 10.500 pessoas, quando sua capacidade era de 1.800, e mais de 9 mil pessoas perderam a vida.
    A maioria dos refugiados estava indo para o porto báltico de Gotenhafen, na esperança de embarcar em um dos grandes navios que levavam pessoas para fora da área de operações soviética, foi uma das maiores evacuações marítimas da história.



    O livro conta a história de quatro personagens diferentes, alternando entre suas diferentes perspectivas a cada capítulo sucessivamente, Joana Vilkas, uma refugiada lituana de 20 anos que repatriou para a Alemanha nazista quando o exército russo soviético se aproximava, Florian Beck, um jovem aprendiz de restauração de arte da Prússia, que tem um grande segredo para guardar enquanto tenta fugir das forças russas e alemãs, Emilia Stożek, uma menina polonesa de 15 anos, que tenta o seu melhor para sobreviver e ajudar os outros, apesar da gravidez avançada e Alfred Frick, um jovem alemão fuzileiro nazista com um ego do tamanho de um navio, que conhece a propaganda de Adolf Hitler como as costas da mão.
    A tensão aumenta à medida que o navio sai do porto.
    Todos eles eram estranhos quando a essa árdua jornada começou, mas ficaram ligados um ao outro à medida que prosseguiam os dias, todos têm segredos que gradualmente se revelaram à medida que narravam suas histórias.Esse pequeno grupo de refugiados estão cada vez mais próximos e ajudam um ao outro a se proteger e a realizar alguns atos de sacrifício e heroísmo que, felizmente, são tão comuns à guerra quanto a violência e a brutalidade.
    Joana, Florian, Emilia e Alfred são quatro jovens de quatro diferentes países europeus devastados pela segunda guerra mundial. À medida que cada personagem luta por sua sobrevivência, descobrimos como suas vidas foram moldadas pela tragédia e traição e como todos eles ainda são assombrados por seu passado, também assistimos eles começarem a encontrar amor um pelo outro e a se protegerem. Estavam apenas começando a vida e a bordo do Wilhelm Gustloff quando torpedos soviéticos o afundam nas águas geladas.



    A autora Ruta Sepetys mais uma vez nos surpreende e emociona com uma história incrível, um livro inspirado no pior desastre da história marítima, contado de quatro perspectivas entrelaçadas, quatro maneiras diferentes de ver o mundo e isso é absolutamente fascinante. Os personagens secundários Ingrid uma garota cega, Eva uma mulher gigante, Heinz um velho que era sapateiro a quem chamam carinhosamente de "poeta do sapato" e Klaus um garotinho errante encontrado vagando sozinho, enriquecem ainda mais a história.
    Nesta história, temos toda a tristeza e as dificuldades da guerra combinadas com um desastre marítimo extremamente trágico, uma história de ódio, morte, fome e atrocidades que nem imaginamos. Este é um livro que certamente encantará todos os fãs de ficção histórica. Imperdível.



    Trilha sonora da resenha:





    Sobre a autora:


    Nascida e criada em Michigan, nos Estados Unidos, Ruta Sepetys é filha de um lituano refugiado. 
    Os países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia – sumiram do mapa em 1941, anexados pela União Soviética, e só reconquistaram sua independência na década de 1990. 
    Com A vida em tons de cinza, seu primeiro romance, Ruta pôde dar voz às centenas de milhares de pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo genocídio perpetrado por Stalin.
    Ruta mora com a família no Tennessee.




















    8 comentários :

    1. Mais uma vez, o casamento perfeito de canção e resenha! Sou maluca por livros e filmes que trazem um pouco do que foi a Segunda Guerra e olha aí, um livro que vivo com vontade ler,mas ainda não tive oportunidade.
      Pelo que pude perceber acima, são quatro histórias de grandes lutadores...
      Isso dói!
      Preciso!
      Beijo

      Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Angela, pode ler os dois livros da autora, são excelente, e que bom que novamente gostou da trilha...bjs.

        Excluir
    2. Oi Marco!
      Acho muito triste essas leituras de guerra, mas pela sua resenha parece uma leitura fascinante. Gostou muito de personagens secundários que enriquecem a trama. Parabéns pela ótima resenha,
      Beijos
      Lu
      Blog OnlyLu

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Lu,

        Realmente são tristes mas aconteceram e precisam ser contadas, os livros da autora são excelentes, recomendo...bjs.

        Excluir
    3. Eu quero muito ler este livro pela história ser em questão de tempo de guerra, sei que deve ser bem emocionante e drástica, mas sempre gosto de ler sobre estes tempos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Greice,

        Pode ler sem medo, e você que gosta do gênero vai adora.
        Beijos.

        http://devoradordeletras.blogspot.com/

        Excluir
    4. Oi, Marco tudo bem? Livros com essa temática costumam ser excelentes. Eu não li este livro, mas achei a premissa interessante. Abraço!


      https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Luciano, tudo bem e você?

        Os livros da autora são excelente e se gosta do g~enero não pode deixar de ler...abraço.

        Excluir