• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Crônica: Sem vírgulas mas com muito aroma - Nelson Albuquerque Jr.!!







    Às vezes o mundo conversa com a gente pelos cheiros. E ele nos faz lembrar de muita coisa. Só prestar atenção.




    Hoje acordei com preguiça. Aliás levantei sem saber se tinha mesmo acordado. Me arrastei em pé. Já sei mesmo o caminho do banheiro. Fui de olhos fechados. Tudo melhora depois do café. Não tinha no bule. Não tive coragem de fazer.
    Escrevo sem vírgulas porque a preguiça insiste em ficar. Fez questão de me acompanhar o dia todo. Assim as frases saem curtas. Isso vai ajudá-lo caso você também esteja empreguiçado. Uma pequena ação solidária.
    Mas até que o estado de inércia serviu pra alguma coisa. Me permitiu acionar outro sentido de forma mais intensa. Instintivamente comecei a sentir mais cheiros. Deve ser porque minhas pálpebras pareciam persianas emperradas. Os olhos não viam bem. O nariz passou a farejar como um vira-lata faminto.
    Passou por mim uma garota. Acho que era uma garota. E talvez bonita. Porque o perfume era ácido e arranhou as narinas até pinicar o início da garganta. Deu-se um brilho momentâneo. Passou. Logo adiante senti um aroma doce. Tipo essência de maracujá. Percebi rápido que vinha do carro parado no farol vermelho. Era bem forte ou meu faro estava muito apurado. Senti aquilo da calçada. A uma distância boa. E pensei se o motorista já não estava enjoado. Eu estaria.
    Atravessei a rua e já me aproximava do meu destino. Mas antes fui brindado com uma baforada fumacenta de nicotina. O distinto (quase extinto) empesteou meu melhor canal de contato com o mundo. A preguiça novamente foi grande aliada. Poderia ter gasto meu repertório de palavrões. Mas não houve energia. Apenas tossi. E segui. Meio acordado. Meio modorro. Sonholento.
    Cheiro de bolo quente. De pipoca. Gardênia. Dama-da-noite. De gases. De galinha. Peixe morto. Bafo de alho. Tinta fresca. Vick Vaporub. Roupa lavada. Cheiro de saudades.
    Saudades da pessoa que se foi. Dos cheiros que sentimos juntos. Mesmo que não percebíamos. Aromas que marcaram pequenos instantes. Marcaram a vida. Mas você teve de ir. Não pôde ficar. Devia ter tido preguiça de partir. Devia ter colocado uma vírgula em vez de ponto final.

    Trilha sonora:







    1 comentários :

    1. Que coisa mais linda, que texto mais apaixonante. Parabéns para o autor, ficou lindo.

      ResponderExcluir