• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Papillon - O Homem Que Fugiu do Inferno - Henri Charrière!


    Sinopse

    Charriere, condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu, foi um dos poucos que conseguiram fugir da Ilha do Diabo, presídio localizado na floresta impenetrável da Guiana Francesa, onde os presos pagavam por seus crimes sofrendo degradações e brutalidades. No livro, ele relata como foi acusado, fala de seu martírio ao longo dos anos de confinamento, além da corrupção entre os guardas e como planejou sua fuga cinematográfica. Quando publicado na França, “Papillon” foi alvo de grande controvérsia. Nunca se soube ao certo se os acontecimentos narrados de fato ocorreram com o autor, como ele alega – o que faria do livro um romance autobiográfico –, ou se a trama é fruto de sua fértil imaginação. “Papillon” é um dos relatos mais impressionantes e realistas de toda a literatura, um feito incrível de engenhosidade humana, força de vontade e perseverança. A história de um homem que não se deixou vencer. Ao lê-lo, o leitor estará certo de ter um thriller nas mãos.





    Resenha:


    A história começa com Henri Charrière, ou Papillon como era conhecido, sendo condenado por homicídio culposo em Paris em 26 de outubro de 1931, ele tinha 24 anos e foi injustamente condenado por homicídio e enviado para a prisão da Guiana Francesa onde seria obrigado a realizar trabalhos forçados até o fim de sua vida, um crime do qual ele piamente nega ter cometido. Desta maneira, Papillon acaba sendo condenado à prisão perpétua e a dez anos de trabalhos forçados no presídio penal da Guiana Francesa, a Ilha do Diabo, uma floresta praticamente impenetrável.
    Desde que soube da sua condenação, Papillon, inconformado, já começara a pensar em uma maneira de fugir da prisão, mesmo sabendo ser impossível ter êxito em tal fato, procura fazer amizades para conseguir informações e dinheiro, para que assim consiga o seu objetivo, que é fugir daquele lugar terrível. Em pouco tempo conseguiu fugir com alguns amigos de barco e depois de dias no mar chegaram à Colômbia, onde foram capturados e devolvidos a França, ele não desistiu e planejou outras fugas.
    Durante toda a história, Papillon conta detalhadamente como os presos eram tratados de forma extremamente desumana, e como os guardas eram maus e corruptos, as punições bárbaras que ele sofreu são inimagináveis, como os dois anos de confinamento na solitária que o deixou a ponto de enlouquecer, tudo era degradante naquele lugar, suas inúmeras tentativas de fuga lhe trouxeram um certo respeito e admiração por parte dos presos, que estavam acostumados com uma certa liberdade naquela ilha isolada e impenetrável, liberdade essa que ele não aceitava.
    O livro é narrado em primeira pessoa e passa para o leitor toda a luta e sofrimento que ele passou de uma maneira incrível, não é uma leitura fácil pois nos deparamos com momentos de violência, torturas físicas e psicológicas, suicídios, assassinatos e muito outras coisas, vale ressaltar que apesar de Henri Charrière ser o narrador e personagem do livro, existe uma discussão que diz que foi outro fugitivo, René Belbenoît o verdadeiro Papillon, outro ponto interessante é que devido o sucesso que o livro fez na época, acabou fazendo com que a França terminasse por desativar o famoso e temível presídio, por onde passaram e morreram milhares de prisioneiros.
    Mas de qualquer maneira o livro nos presenteia com a incrível história de um homem que luta incansavelmente pela sua liberdade, uma história nos intriga, angustia, emociona e inspira pela determinação e perseverança, um livro inesquecível e uma leitura obrigatória. 








    Trilha sonora da resenha:






    Trailer do filme de 1973:







    Trailer da refilmagem do filme, lançamento 2018:







     
     
     

     
     

    17 comentários :

    1. Carambola!!! Led??? Aí o coração da gente não aguenta!rs Show!
      Vi o filme já tem um tempão e me recordo muito bem de todo o enredo e da duração do filme(é grandão). Mas com cenas épicas e atuações, idem!
      Super recomendado, mesmo depois de tanto tempo de exibição.
      Não sabia da existência deste livro,mas fiquei aqui lendo a resenha e percebendo nitidamente que deve com certeza, ser muito mais completo, pelos detalhes da prisão, da maldade dos guardas e das amizades, outro ponto forte.
      Com certeza, vai para a lista de desejados.
      Beijo

      ResponderExcluir
    2. Oi Marco. Eu acho que já li alguma coisa sobre esse livro, mas é uma referência antiga e não me recordo totalmente. Enfim, a resenha está ótima e deu para sentir que o livro tem uma abordagem bem intensa, mas confesso que não é o tipo de leitura que me atrai, apesar de achar super interessante. Quem sabe no futuro, no momento não teria "estômago" e psicológico para ler sobre tanta maldade.
      Beijos
      http://espiraldelivros.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Olá, Marco.
      O livro me lembrou de Carandiru que gostei bastante. Acho que é uma história que eu iria gostar de ler, por isso vou anotar o nome aqui. E gostei bastante da capa também.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    4. Muito legal a indicação. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Mesmo tendo uma leitura que em algumas partes seja pesada, achei muito interessante a indicação :)

      www.vivendosentimentos.com.br

      ResponderExcluir
    5. Ahh, acho que eu não conseguiria ler o livro pela parte mais pesada de violência nele. meu coraçãozinho não aguenta! Mas, talvez, o filme ainda dê pra encarar, hehe. Fiquei curiosa, agora!

      =)

      Suelen Mattos
      ______________
      Romantic Girl

      ResponderExcluir
    6. Nossa, não sabia desta história e gostei bastante do que você escreveu. Mas vou procurar o filme que para mim parece mostrar mais no visual. Adorei pra caramba!

      ResponderExcluir
    7. Oi, Marco!
      Meu Deus, como eu amo Kashmir <3 <3 Essa música é maravilhosa.
      Eu não sabia que tinha adaptação e muito menos remake..
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    8. Oi Marco, tudo bem?
      Não conhecia a obra, mas adorei saber mais lendo sua resenha.
      Deve ser uma história bem intensa por relatar as vivências dos prisioneiros.
      Beijos,

      Priih
      Infinitas Vidas

      ResponderExcluir
    9. Oie Marcos =)

      Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que mesmo possuindo uma narrativa interessante a temática dele é um pouco pesada para o meu gosto literário.

      Beijos;***
      Ane Reis | Blog My Dear Library.

      ResponderExcluir
    10. Gostei da resenha Marco. Percebe-se que, apesar de ser uma leitura extremamente pesada, é um livro mais do que válido para que tenhamos conhecimento dos terrores que permearam a nossa história. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    11. Olá,
      Eu gosto de histórias assim. Aliás, me lembrou até um pouco do Fermin dos livros do Zafón.
      Que legal que vem adaptação aí, adoro o Rami Malek.

      até mais,
      Nana - Canto Cultzíneo

      ResponderExcluir
    12. Oi Marco Antônio, tudo bem? Eu já assisti ao filme e é uma temática bem impactante. Ao ler sua resenha percebo que o livro traz ainda mais descrições pesadas. Não sei se é um livro que eu leria no momento, mas anotei a dica.
      Bjkas

      http://www.acordeicomvontadedeler.com/

      ResponderExcluir
    13. Oi, Marco!
      Eu não conhecia o livro, ma parece ser um livro bem intenso, né? Essa temática é impactante e acho que gostaria de ler. Vou colocar na wishlist!
      Beijinhos,

      Galáxia dos Desejos

      ResponderExcluir
    14. Provações demais pra eu acreditar que de fato isso tudo foi autobiográfico, pelo menos espero que não tenha sido. Esse tipo de narrativa pesada ainda não conseguiu me conquistar mas esse título me deixou bastante curiosa.

      Abraços,
      Jess
      www.revelandosentimentos.com.br

      ResponderExcluir
    15. Oi, Marco

      Eu tenho a edição dos anos 70 desse livro aqui em casa e meu pai sempre quis que eu lesse, mas eu sempre enrolei ele. Agora, com a adaptação, quero ler! O problema é que meu pai já meu deu todos os spoilers possíveis e impossíveis! HahahaHA

      Beijos
      - Tami
      https://www.meuepilogo.com

      ResponderExcluir
    16. Oi Marco,

      Não conhecia a obra, parece ter vários aspectos interessantes e uma trama pesada.
      Não sei se leria, mas com certeza veria a adaptação.
      Bjs e um bom fim de semana!
      Diário dos Livros
      Siga o Instagram

      ResponderExcluir