• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi - Crítica!!



    Direção: Dee Rees
    Roteiro: Dee Rees, Virgil Williams
    Elenco: Carey Mulligan, Jason Mitchell, Garrett Hedlund, Mary J. Blige, Jason Clarke, Rob Morgan, Jonathan Banks
    Gênero: Drama
    Duração: 2h14min



    Sinopse:
    A tímida Laura (Carey Mulligan) acredita ter tirado a sorte grande quando encontra Henry McAllan (Jason Clarke), um homem um pouco bruto, mas interessado nela. Logo após o casamento, a família se muda para uma fazenda no chuvoso delta do Rio Mississipi. Enquanto Laura enfrenta dificuldades para se adaptar à vida rural, ela é confrontada com uma família negra, os Jackson, responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. Duas posições muito distintas se desenham na família: enquanto o pai idoso de Henry, Poppy McAllan (Jonathan Banks), luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, o irmão de Henry, Jamie McAllan (Garrett Hedlund), desenvolve uma boa amizade com o filho dos caseiros, Ronsell Jackson (Jason Mitchell), pelo fato de ambos compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito de etnias, gêneros e classes sociais marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.








    Resenha:


    O blog Devorador de Letras foi convidado pela Editora Arqueiro para conferir a cabine de imprensa do filme Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi, oportunidade muito bem recebida. O filme está indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original e sua estreia nos cinemas brasileiros ocorre hoje dia 15 de fevereiro.





    O filme conta a história de duas famílias distintas, uma branca e outra negra, que vivem numa zona rural do Mississipi, Henry McAllan (Jason Clarke) – da primeira - se vê obrigado a se mudar com sua família, esposa Laura (Carey Mulligan) e duas filhas, para uma fazenda no Mississipi, não demora muito e seu pai, Pappy McAllan (Jonathan Banks) acaba indo morar com eles também, enquanto isso, o seu irmão mais novo, Jamie MacAllan (Garrett Hedlund), foi convocado para servir na Segunda Guerra Mundial.
    Hap Jackson (Rob Morgan) – da segunda família mencionada - planeja um dia comprar a sua própria terra, apesar das barreiras sociais rígidas que enfrentam, e tirar sua família da situação de submissão em que vivem, sua esposa Florence Jackson (Mary J. Blige), que é a matriarca da família e luta por uma vida melhor para os seus filhos. Na mesma época, o filho mais velho, Ronsel Jackson (Jason Mitchell), também foi convocado para a guerra.





    A história se desenvolve através do ponto de vista de cada um dos personagens em questão, a família de Hap Jackson moram como arrendatários em uma fazenda, a qual acaba de ser comprada por Henry McAllan, numa Mississipi dominado pelo racismo.O drama que as duas famílias enfrentam não são fáceis, Laura tenta se acostumar com a vida na fazenda, a qual não está acostumada, cuidando das suas filhas da melhor maneira possível, outro grande fardo é aturar o seu sogro Pappy, que é preconceituoso racista e membro do Ku Klux Klan, os Jacksons agora passam a trabalhar para os McAllan, Hap em trabalhos e Florence limpando a casa e cuidando das crianças de Laura.





    Mas tudo muda quando Jamie e Ronsel voltam da guerra, Jamie McAllan é tratado como herói, porém por dentro se sente despedaçado por todas as perdas e traumas que passou em combate, Ronsel Jackson por sua vez ainda é visto como inferior pela sociedade racista, e chega a sentir saudade de quando ainda estava lutando na guerra, quando pelo menos era aplaudido e reconhecido por seu valor em alguns países da Europa, dois jovens que lutaram contra os alemães e retornam com alguns traumas, cada um à sua maneira.
    A história se passa na década de 1940 nos Estados Unidos, abordando assuntos importantes como o racismo, traumas de guerra, conflitos familiares, a ascensão e poder de seitas como o Ku Klux Klan e a inferioridade da mulher na família tradicional.
    As interpretações estão incríveis, a atriz e cantora, Mary J. Blige, que interpreta Florence, está fenomenal e é uma forte concorrente na corrida do Oscar, mas as atuações de Jason Clarke, Carey Mulligan, Garrett Hedlund, Rob Morgan, Jonathan Banks e Jason Mitchell estão igualmente incríveis e poderiam ter indicações também, aliás, o filme poderia concorrer na categoria de melhor filme em minha opinião, o filme é lindo, poético e muito impactante e com cenas fortes, recomendo com certeza.
    O filme é uma Adaptação do romance de mesmo nome da autora Hillary Jordan, e foi lançado pela editora arqueiro com a capa do filme, esse é um livro que já está na minha lista de desejados e não vejo a hora de ler.

















    Livro:

    Sinopse:
    Um amor proibido, uma traição terrível, uma agressão selvagem. Um  romance de força impressionante, que nos faz mergulhar nas contradições  do Mississippi pós-Segunda Guerra Mundial.
    Ao descobrir que o  marido, Henry, acaba de comprar uma fazenda de algodão no Sul dos  Estados Unidos, Laura McAllan, uma típica mulher da cidade, compreende  que nunca mais será feliz. Apesar disso, ela se esforça para criar as  filhas num lugar inóspito, sob os olhos vigilantes e cruéis de seu  sogro.
    Enquanto os McAllans lutam para fazer prosperar uma terra  infértil, dois bravos e condecorados soldados retornam do front e  alteram para sempre a dinâmica não só da fazenda, mas da própria cidade.  Jamie, o jovem e sedutor irmão de Henry, faz Laura de repente renascer  para a vida, enquanto Ronsel, filho dos arrendatários negros que  trabalham para Henry, demonstra uma altivez que não será aceita  facilmente pelos brancos da região.
    De fato, quando os jovens  ex-combatentes se tornam amigos, sua improvável relação desperta  sentimentos violentos nos habitantes e uma nova e impiedosa batalha tem  início na vida de todos.
    Alternando a narrativa entre vários  pontos de vista, este premiado romance oferece ao leitor diferentes  versões dos acontecimentos. Os personagens, lutando por sentimentos de  amor e honra num lugar e época brutais, se veem dentro de uma tragédia  de enormes proporções e encontram redenção onde menos esperam.







     

     

     

    19 comentários :

    1. Livros com essa temática são sempre muito pesados (guerra e racismo), geralmente causam aquela ressaca literária. Mas por outro lado são livros enriquecedores e de uma beleza que fazem o leitor ver a vida de outra maneira. Muito boa a resenha.

      ResponderExcluir
    2. Oi Marco Antônio, tudo bem?
      Já tinha visto o trailler desse filme e me interessou bastante. Já quero vê-lo, principalmente depois da sua resenha!
      Blog Entrelinhas

      ResponderExcluir
    3. Oie,

      Não conhecia o filme e nem o livro, mas vou procurar ambos, pois me interessei pela história.
      Bjs e um bom fim de semana!
      Diário dos Livros
      Siga o Instagram

      ResponderExcluir
    4. Gostei da dica Marco. Me pareceu ser um filme intenso e bem interessante. Queria muito ter ido na cabine de imprensa, mas devido ao trabalho, não foi possível. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    5. Oi
      não conhecia o filme, mas me interessei pela história dele, parece ser bom e com ótimos atores, legal que está concorrendo ao oscar.

      momentocrivelli.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. oi ^^
      esse filmes está na minha lista para assistir, pretendo resenhar antes do oscar.
      todo mundo está falando tão bem, espero gostar do filme.
      gosto de filmes bem ambientados e o fato de tocar em temas importantes como racismo é mt importante.
      Seguindo o Coelho Branco

      ResponderExcluir
    7. Olá,
      Estou ansiosa tanto pra assistir quando pra ler.
      Adoro o elenco!

      bjs
      Nana - Canto Cultzíneo

      ResponderExcluir
    8. Oie, tudo bem?
      Gostei da crítica, esse filme parece trazer temas importantes sobre igualdade.
      Beijos,

      Priih
      Infinitas Vidas

      ResponderExcluir
    9. Olá, Marco! Tudo bem? Geralmente, filmes e livros com esse tema me interessam bastante. Acho que seria uma experiência legal pra mim ler e assistir, haha! Parece uma história interessante.

      Beijo!
      www.controversos.com

      ResponderExcluir
    10. Nossa, não vejo a hora de assistir a este filme. É bem o estilo que eu gosto e no tema de drama que eu amo.

      ResponderExcluir
    11. Olá, Marco.
      Filmes e livros que mostram essa questão do racismo sempre são muito bons e é mais um que entrou a pra minha lista. Só não gostei de lançarem o livro com a capa do filme hehe.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    12. Oie,

      Eu já ouvi falar desse filme, amo a tematica que abordam assuntos pesados, mas que são necessarios e te ensinam uma grande lição de moral no fim.

      Abraços...

      https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Olá!

      Adorei a opinião, pois estou com muita vontade de ler o livro e assistir o filme também. Parabéns e pode ter certeza que a dica foi anotada.

      Bjos
      http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Só me confundi um pouco com os nomes, porque parece que tem "muitos" personagens. Não sabia que estava também nas indicações do Oscar, e como to maratonando os filmes do Oscar, já vou adicionar na lista para assistir. :D
      Beijos!

      www.likeparadise.com.br

      ResponderExcluir
    15. Este filme/livro estão sendo muito aguardados por mim, ainda mais nesta época de Oscar e tals!
      Amo enredos assim, que trazem a luta de todo um povo por igualdade. Mesmo doendo na alma, faz um bem danado se jogar nestas lutas e continuar pedindo por um mundo sem separação racial.
      Verei e lerei com certeza.
      Beijo

      ResponderExcluir
    16. Oie Marco!

      A premissa do livro/filme é mto interessante, fiquei curiosa. Acho fascinante quando eles trazem novas perspectivas na relação negro vs branco nos EUA. Vou anotar pra conferir um dos dois! :D

      Parabéns pela resenha!!
      Bjs
      EntreLinhas Fantásticas

      ResponderExcluir
    17. Este filme tem jeito de ser maravilhoso. Aliás, tudo que retrata a segregação racial, sempre mexe com a gente de uma forma triste e questionadora.
      E pelo time de atores, não há como ser um enredo ruim. Vale também falar da trilha sonora deste longa que tem uma ou algumas indicações ao Oscar deste ano!
      Verei com certeza.
      Beijo

      ResponderExcluir
    18. Oi Marco,
      Já visto o trailer e pela sua resenha ele parece ser um bom filme. Vou tentar assisti-lo no futuro.

      *bye*
      Marla
      https://loucaporromances.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir