• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Lava Jato - Vladimir Netto - Selo Primeira Pessoa - Editora Sextante!!







    Hoje venho falar/resenhar o livro Lava Jato de Vladimir Netto, que, embora, acredito eu, cada brasileiro esteja acompanhando as horríveis revelações e os personagens que participaram do enorme esquema de corrupção no Brasil, pode encontrar nesse livro não só os bastidores da operação comandada pelo juiz Sergio Moro, mas também alguns detalhes e informações que no dia a dia acabamos deixar passar. O livro reconstitui os principais trechos da operação, com detalhes que somente um jornalista com acesso aos principais envolvidos nessa história conseguiria obter, percebemos a grande pesquisa e estudo realizado, pois a história transmitida aos leitores é bem convincente e deixa poucas duvidas.

    Vladimir Neto não conta os eventos da Operação Lava Jato em ordem cronológica no livro, pois ao iniciar a narrativa de uma das fases da operação, em algumas vezes estende os capítulos a todas as suas consequências, o que facilita o entendimento do leitor sobre aquela fase e acaba deixando a história ainda mais eletrizante e a leitura empolgante.

    O autor consegue ser imparcial no relato de quase todos os fatos, as vezes deixa transparecer admiração pelo Juiz Sergio Mouro, mas quem não o admira? Não há um vilão definido pelo autor, ele conta os fatos e o leitor faz sua análise sobre a conduta dos investigados, a condução da investigação e a pena que o réu obteve no curso da operação.

    A leitura provoca uma sensação de decepção e até nojo de alguns políticos envolvidos, dá vergonha de saber que a nossa principal estatal estava comandada por tanta gente que só pensava em seu bolso, dos bilhões desviados do nosso país, de como as grandes empreiteiras comandavam as obras da Petrobras, de como a política influenciava tanto a administração da empresa que achávamos que nunca poderia falir, a empresa que era orgulho do povo brasileiro.

    Além disso podemos acompanhar as manobras que os advogados dos envolvidos tentavam criar para impedir ou cancelar as prisões já ordenadas pelo juiz Sergio Mouro. Em certo momento podemos pensar: Será que esse indivíduo realmente coloca em risco à Sociedade ou o bem publico para ficar preso por tanto tempo no decorrer da investigação? E ficamos chocados ao saber que mesmo com a operação em andamento, alguns deles, mesmo sabendo que são investigados, continuavam praticando corrupção. Também podemos ver as inúmeras formas que os advogados tentavam tirar os processos de Sergio Moro para serem acompanhados em outro Estados.

    E é aí que reflito com vocês: Será que eles pensam que outros juízes admitiram as possíveis condutas ilícitas ali investigadas? Será que eles acreditam que outros juízes por não terem a riqueza de detalhes de Sergio Moro na operação Lava Jato aplicariam penas mais brandas aos envolvidos? É difícil entender.

    No livro também vemos um pouco da participação dos familiares dos envolvidos nas investigações e até alguns conflitos entre a opinião e estratégia de defesa de seus advogados com o interesse da família.

    E é claro, vemos a condução dos processos pelo Juiz Sergio Moro e como a Operação Lava Jato afetou sua vida profissional e pessoal. Mas não é só Sergio Moro não, no livro também temos Policia Federal, Procuradoria Geral da Republica, Ministério Publico, etc.

    Enfim, o livro é revelador e desperta diversas emoções. A leitura flui bem e rapidamente. Temos ilustrações nos livros que marcam os principais fatos da operação. Como a operação Lava Jato ainda está em andamento, a história não tem um final, então quem sabe seremos presenteados com outra obra de Vladimir Netto? Um livro super recomendado.











    Segue abaixo a sinopse do livro:














    Sinopse: Lava Jato -O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil - Vladimir Netto










    Em Lava Jato O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal. Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome. Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa.
















    11 comentários :

    1. Esse comentário não vai ser grande, mas digo que eu não gosto de política...para mim a maioria ou quase todos são corruptos.
      Gostei do que escreveu.
      Abraços.

      ResponderExcluir
    2. Oi Marcos, gosto de livros assim, apesar de ter lido poucos até hoje, acho que o sentimento que todo brasileiro que ler esse livro será igual ao seu nojo e vergonha. O nosso Brasil tem muito que melhorar começando por quem dirige ele...enfimm é um assunto pra muita discussão, bela resenha.

      Divagando Palavras
      www.divagandopalavras.com

      ResponderExcluir
    3. Olá!!!
      Não conheço este livro, mas não é o tipo de leitura que me atrai. Mas pra quem curti vale o envestimento!!

      http://coffecomaszamigas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Olá, Marco.
      Meus parabéns pela resenha. Eu confesso que antes de ler ela eu não tinha vontade de ler o livro pro preferir ler ficção. Mas a resenha está tão boa que me convenceu. Eu não me conformo também como esse povo pode fazer esse tipo de coisa. Como pode estar sendo investigado e continua fazendo coisas erradas. Será que acham que o povo é tão burro assim?

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    5. Parabéns pela resenha Marco! Estou ansiosa para ler Lava Jato! Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    6. Oie,
      não conhecia o livro, mas parece ser bom.

      bjos
      Blog Vanessa Sueroz

      ResponderExcluir
    7. Enviamos um convite para o teu email :)

      ResponderExcluir
    8. Oieeee! Eu estava querendo muito saber alguma coisa sobre este livro, mas não rolou não.

      Essa dica vou pular, pelo menos por agora.

      Você me conhece, amanhã eu posso mudar de opinião e vou querer ler este livro loucamente, hahaha. Essa sou eu!!

      Bjksssss

      Lelê

      ResponderExcluir
    9. Oi marcos, tudo bem?
      As ramificações deste imenso golpe, nos faz sofrer as consequência até hoje, e acho que ainda tem muita sujeira a ser descoberta. Muita vergonha de viver em um País onde a corrupção e as coisas erradas imperam. Sua resenha ficou muito boa.
      Abraço.
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    10. Olá, Marco!!
      Tudo bem?

      Eu gostei bastante de algumas atitudes do juiz Sergio Moro, mas achei errado ele não cair em cima de todos os corruptos do PMDB também. Tinha que revelar toda a podridão e não apenas uma parte dela.
      Com certeza é um avanço, mas para melhorar nossa situação tem que ter uma conscientização geral de todos os brasileiros, além de uma reforma no código eleitoral porque tem muitos que não foram eleitos pelos votos, mas sim pelo sistema.

      Bjs!!

      http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

      ResponderExcluir