• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • 1+1 - A Matemática do Amor - Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga - Faro Editorial!!

    Sinopse:
    Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. 
    Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. 
    Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. 
    Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?






    Resenha:



    Lucas e Bernardo são amigos inseparáveis, eles têm 16 anos, seus pais são grandes amigos e por obra do destino suas mães ficaram grávidas no mesmo período, em razão disso a circulação na casa de ambos é bem natural, devido à tamanha amizade e proximidade. Lucas é muito bom em português e adora poesia, mas tímido era ignorado na escola e tinha poucos amigos, Bernardo era um grande esportista e tinha um bom porte atlético e gostava muito de matemática, além de ser bem popular na escola e arrancar muitos suspiros das garotas; apesar das diferentes características a amizade dos dois estava acima de tudo e de todos e ia muito bem.
    Mas o mundo perfeito de ambos começa a desaparecer quando Bernardo fica sabendo que irá se mudar para Portugal, pois seu pai recebe uma excelente proposta de emprego e essa será as últimas férias junto do seu melhor amigo.Quando Lucas recebe a notícia da mudança do seu melhor e único amigo fica literalmente arrasado, mas resolve fazer uma lista de atividades para cada dia que falta para a partida do amigo a fim de tornar esses últimos dias inesquecíveis para ambos, mas mais do que inesquecíveis esses dias serão reveladores e irão surpreender não só eles, mas ambas as famílias e as pessoas da pequena cidade onde moram.
    Cada dia que ambos passam juntos é incrível, mas ao mesmo tempo a tristeza toma o coração deles, pois lhes vêem a lembrança da separação eminente, mas algo mais intenso surge no decorrer desses dias, que Lucas e Bernardo não sabem explicar e nem lidar, um sentimento profundo que a cada dia só aumenta e vai sufocando ambos, mas uma figura importante irá ajudá-los com essa nova descoberta, a incrível Sarah, tia do Lucas.
    Os autores Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga conseguiram de uma maneira sutil criar uma história com a temática LGBT, os capítulos são intercalados em primeira pessoa entre Lucas e Bernardo e desenvolvido de uma forma leve, temos alguns pontos muito bem abordados na trama como a importância dos pais e o apoio em momentos difíceis e delicados e o respeito pelas diferenças, independente de qualquer coisa.
    Eu li o livro O Garoto Quase Atropelado do autor Vinícius Grossos e gostei demais e por esse motivo quis ler esse livro do autor em parceria com autor Augusto Alvarenga, gostei e acho que vale a leitura. A leitura é leve e flui bem, um livro sobre amizade, descobertas, intolerância e amor.






    Trilha sonora da resenha:















    33 comentários :

    1. Oi Marco
      Ainda não li livros dos autores, mas gostei muito do enredo e parece ser uma historia leve e gostosa de se ler. Adorei.

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    2. QUE LINDOOOOOO!!! Vou ler logo logo. Ando meio atrapalhada, mas não vejo a hora de retomar o meu antigo ritmo de leitura ♥
      O Vinícius é um fofo, adoro!!! E suas letras são extremamente emocionantes.

      Adorei sua resenha!

      Bjksssss

      Lelê

      ResponderExcluir
    3. Gostei da resenha Marco. Parece ser uma leitura bem sutil e ao mesmo tempo, um tanto quanto profunda. O título também é bem instigante. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    4. Oi Marco, tudo bem? Eu estou louca por esse livro =D
      A capa é linda, a sinopse é ótima, eu adoro livros jovens e quero muito ler mais coisas LGBT. Então claro, o livro já está na lista hahaha. Nunca li nada dos autores, mas acho que vou gostar dessa obra :)
      Beijooos
      https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Oi, Marcos!
      Desde que vi o lançamento desse livro, eu fiquei com bastante vontade de ler. Essa capa é bem lindona e fofa.
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    6. Olá!
      Apesar de não ser uma obra muito do meu estilo, tenho certeza que o livro é excelente. Conheço o Vinícius e a sua escrita; ele sempre arrasa.
      Ótima postagem.

      Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

      ResponderExcluir
    7. Olá, Marco.
      Esse livro me pareceu ser ótimo. Deve ser daqueles livros que gente lê com um sorriso no rosto e um aperto no coração. Já estou aqui torcendo para que aconteça um final que de para eles ficarem juntos hehe.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    8. Esse livro é a cara dos adolescentes não é mesmo? Aquele momento onde se descobre que a amizade não é tudo o que se tem mas que o sentimento é maior e profundo. Já li algumas resenhas sobre o livro e também já o coloquei na minha lista de desejados.

      ResponderExcluir
    9. Oi Marco, recebi este livro para leitura e resenha, mas ainda não o peguei para ler, além da sua resenha já vi outros blogueiros elogiando muito a obra e não vejo a hora de lê-lo.

      http://www.cliccamaqua.com.br/noticia/12526/crescem-os-casos-de-caxumba-em-sao-lourenco-do-sul.html

      ResponderExcluir
    10. Eu conheci os dois autores na Bienal e eles são uns fofos.
      Fiquei curiosa pra conhecer essa história, ainda mais sabendo que se intercala com os dois personagens, dá pra ver tudo por ângulos diferentes!
      E a temática? Super importante nesse momento <3
      Ótima resenha!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    11. MARCO!
      Tive oportunidade de ler O Garoto Quase Atropelado w gostei muito.
      Gostaria de poder apreciar a leitura de mais esse livro do autor, agora em parceria, porque os temas abordados são atuais.
      “Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e fazer feliz por inteiro. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.” (Carlos Drummond de Andrade)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      TOP Comentarista de julho com 3 livros 3 ganhadores, participem!

      ResponderExcluir
    12. Faz algum tempo que quero ler esse livro, mas acabo passando outras leituras na frente, porém a premissa da história e muito bacana, acho que os personagens me pareceu bastante cativantes, estou com alta expectativa em relação a essa leitura.

      ResponderExcluir
    13. Já queria ler esse livro e agora então... Parece ser uma ótima historia, quero esse livro ❤

      ResponderExcluir
    14. Adoro esses livros sobre vida de adolescentes, mostrando os dramas e confusões caraterísticos dessa fase. Ainda mais quando trata de amizades e novas descobertas. Achei super bacana esse enredo, a dedicação deles em aproveitar o tempo que resta... Super fofo! Beijos.

      ResponderExcluir
    15. Gostei muito de Um Garoto quase atropelado, estou doida pra ler esse livro, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

      ResponderExcluir
    16. Ainda não conheço os autores, mas esse livro parece ter uma narrativa leve, bem estilo adolescente que vai fascinar todos os públicos. Primeira resenha que leio dele e já me interessei. Com certeza vai para a minha lista de desejados!

      ResponderExcluir
    17. Hey!
      Vou confessar uma coisa: nunca li nenhum livro com a temática LGBT, e esse parece ser super fofo e envolvente. Fiquei super curiosa, principalmente pela personalidade das suas personagens e fiquei imaginando como será essa interação. Imagino que deve ter uma narrativa bem gostosa de ler, e por isso estou participando do sorteio.
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    18. Li muito poucos livros com essa temática, gostei de alguns, de outros não, espero gostar desse.
      A capa é um ponto positivo a favor do livro. É muito linda e chama bastante a atenção. Espero poder ler logo, fiquei curiosa.
      Beijos

      ResponderExcluir
    19. Não vou negar, quando vi a capa, achei que se tratava de dois gays. Já li o Garoto quase atropelado e gostei bastante. A temática me agradou, por que acho que todo mundo na vida vai passar por isso. Mesmo que os pais não se mudem. Surgem novas amizades, os namoros, a faculdade...
      Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

      ResponderExcluir
    20. Oi Marco,

      Não conhecia os autores e nem estava nos meus planos ler os livros, mas as resenhas estão sendo tão bacanas que estou pensando em reconsiderar e ler.

      Bjs, @dnisin
      www.sejacult.com.br

      ResponderExcluir
    21. Olá marco.
      Que linda história de amizade ♥ Quero muito desfrutar da mesma !! Achei super bacana a trama.

      ResponderExcluir
    22. Nossa, aparentemente é bem intenso!
      Nunca li um livro do gênero, mas se for bem escrito tem potencial para ser um dos melhores da vida!
      Talvez eu é que não tenha acesso, mas quase não vejo livros nessa temática... Talvez seja uma boa dar uma oportunidade e sair um pouco do "de sempre".!

      ResponderExcluir
    23. Quero muito ler!
      Parece ser muito lindo, fofo, e com dramas da adolescência, como também da sexualidade.
      Tomara que os meninos tenham um final feliz.
      bjão

      ResponderExcluir
    24. Oie, por incrível que pareça até hoje não li nenhum livro com a temática LGBT, e não por falta de vontade e sim por falta de oportunidade. Mas estão vindo tantos autores bacanas novos pra escrever a respeito do assunto né, espero um dia ter a minha estante cheia de livros assim :)

      ResponderExcluir
    25. Um tema muito interessante, que aborda um assunto muito comentado e vivido nos tempos modernos, essa amizade colorida,mas verdadeira, um sentimento inexplicável.Gostei muito da resenha e espero poder ler este livro em breve!

      ResponderExcluir
    26. Os autores Augusto e Vinícius mostram possuir uma escrita que faz com que a narrativa seja leve e muito reflexiva, expressando os diversos sentimentos dos personagens durante a história, como desejos, angústias, sentimentos e aceitação, e eu não poderia estar mais ansiosa em ler. É uma leitura nacional que não pode faltar em minha lista.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    27. Amei a resenha. De inicio já me interessei por ser um livro nacional, com uma capa maravilhosa e uma sinopse que me deixou muito curiosa. Os romances lgbt tem chamado bastante minha atenção, e esse livro não foi exceção. A forma como os autores trataram o assunto de uma forma tão natural e real, me faz acreditar que preciso conhecer sua história. Torço para que seja em breve.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    28. Não conhecia nenhum livro desses autores, e tb nunca li um livro que aborda esse tema. Achei bem interessante. Gostaria muito de ler.

      ResponderExcluir
    29. Não sabia que o livro era LGBT, minha curiosidade para ler só ficou maior. A história parece ser bem clichê, mas escrita de uma maneira muito boa e cheia de sutilezas ao tratar de um assunto que ainda é tabu para muita gente.

      ResponderExcluir
    30. Esse livro parece ser de uma leitura muito boa, que flui. Falando sobre amizade verdadeira, o que é muito raro, pode ser um livro para surpreender muito. E ainda tem a temática LGBT para intrigar ainda mais. Na minha lista de desejados.

      ResponderExcluir
    31. É uma leitura bem interessante, onde dois garotos descobrem os mais profundos sentimentos no momento em que eles percebem que irão se separar... gostaria de ler, pois nunca li um livro com uma história assim, estou, realmente, curiosa!

      ResponderExcluir
    32. Acho legais livros que abordam essa temática LGBT. Acho que já passou da hora desses assuntos serem tratados como tabus. Ainda não li nada dos autores, mas fiquei bastante curioso. Até porque, narrativa leve e fluida é comigo mesmo.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir