• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Memórias de Uma Gueixa - Arthur Golden - Editora Arqueiro!





    Nesse livro vamos acompanhar a história de  Chiyo-Chan e de sua transformação para uma das gueixas mais famosas de todos os tempos, Chiyo é uma menina de 9 anos que vivia em uma aldeiazinha chamada Yoroido, no mar do Japão,ela era muito parecida com sua mãe e quase nada com o seu pai e herdara os olhos cinza translúcidos dela, seu pai Sakamoto Minoru era um pescador e já fora casado antes, mas sua antiga esposa e seus filhos tinham falecido, agora novamente perdeu a sua esposa, que morreu em decorrência do câncer.
    Assim Chiyo e sua irmã Satsu, que tinha 15 anos, foram vendidas para o Sr. Tanaka, dono da Companhia Japonesa de Frutos do Mar, seu pai que já tinha bastante idade achava que não teria condições de criá-las, elas são levadas então para Kioto, onde fica o distrito de Gion, as duas irmãs são separadas e Chiyo é deixada em um okyia (casa de gueixas) e sua irmã Satsu para uma casa de prostituição. Chiyo passa a trabalhar como criada, elogo começa a receber lições para se tornar uma gueixa, mas as suas tentativas de escapar para encontrar sua irmã arruinavam suas chances, logo ela conquista a inimizade de Hatsuomomo, uma gueixa do okyia, que a vê como rival e por essa razão torna a vida de Chiyo um verdadeiro inferno.
    Mas sua sorte começa a mudar quando Chiyo conhece Mameha, considerada a gueixa mais importante e refinada da cidade e também grande inimiga de Hatsumomo, Mameha pessoalmente ensina tudo que uma gueixa deve aprender, e Chiyo desta maneira vê a sua oportunidade de se livrar de vez de Hatsumomo.
    Como gueixa, Chyo deixa de ser Chyo e torna-se Sayuri, seu novo nome, onde aos poucos vai se tornando uma gueixa disputada pelas casas de chá e aclamada por sua delicadesa, inteligência e claro, por seus misteriosos olhos cheios de água.
    Situado no Japão dos anos de 1930, a história se passa antes, durante e depois da Segunda Grande Guerra, o livro aborda o mundo secreto das Gueixas, mulheres que dedicam suas vidas às artes da conversação, do chá, da dança e da música entre outras coisas, são artistas e não prostitutas, vendem sua arte e não o seu corpo,entretendo com sua habilidades os homens mais influentes do país.
    Com uma narrativa incrível o autor Arthur Golden consegue criar uma história onde aprendemos os costumes e tradições orientais com uma linda riqueza de detalhes, passando pelos seus anos de apredizado de gueixa e chegando em seus dias atuais, quando Sayuri já é uma mulher idosa vivendo em Nova Iorque.
    Um livro tocante, cheio de tristezas, lutas, dramas e sonhos, um romance poético, profundo e encantador onde a ficção e realidade se assemelham de uma maneira incrível, livro mais do que recomendado.






    Segue abaixo a sinopse do livro:










    Sinopse: Memórias de Uma Gueixa - Arthur Golden







    Memórias de Uma Gueixa - Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés. O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão. Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão. Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce. Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.






    31 comentários :

    1. Ai que lindo e que triste!!

      Eu tenho este livro naquela edição antiga (e horrível). Nunca consegui ler porque as letras são pequenas demais. Uma fonte péssima.

      Enfim, a história é tão rica que merece um trabalho no estilo Editora Arqueiro mesmo.

      Agora sim vou ler!!

      Bjks

      Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alessandra,

        A Arqueiro caprichou em tudo, só de ter relançado esse livro merece aplausos, a capa está linda e a diagramação está ótima, vale muito conferir pois a história é incrível....bjs.

        Excluir
    2. Oi Marco
      Esse livro nunca chamou minha atenção por conta da diagramação e da capa. mas sua resenha realmente me despertou interesse, parece ser uma historia incrível.

      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vanessa,

        Agora com esse relançamento não tem mais desculpa, pode conferir e história é incrível!!

        Bjs!

        Excluir
    3. Oi Marco, achei que essa capa da Arqueiro ficou linda demais! Também gosto muito do filme, tenho a edição antiga, mas ainda não li.

      Beijo,Paola
      uma-leitora.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Paola,

        A capa ficou linda sim, não vi o filme mas falam bem, espero que leia quero saber a sua opinião.

        Excluir
    4. Oi Marco!
      Já vi muito a capa deste livro pela internet, gostei muito de saber mais sobre ele. Deve ser interessante acompanhar estas mudanças na vida da personagem, fiquei curiosa. Ótima resenha. :)
      beijos ♥
      nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Daniela,

        Fico feliz que tenha gostado da resenha, esse livro já está virando um clássico, mudanças e acontecimentos é o que não faltam nessa história, pode conferir....bjs.

        Excluir
    5. Oi Marco, A Paz de Deus <3
      Em meio a tantos livros nunca consegui dar uma chance a esse livro e olha que sou bem curiosa em relação a cultura japonesa, e tem o filme desse livro vou acabar assistindo primeiro o filme, quem sabe ele não me motive a ler o livro, mas todas as resenhas que li referente a ele são positivas, a resenha ficou muito boa, e deu aquele gosto de "quero mais" por exemplo ela consegue reencontrar sua irma? São duvidas que serão respondidas no livro.

      Deus abençoe!

      http://www.caprichadissimas.com.br/
      @blogcaprichadissimas - INSTAGRAM
      Beijoooos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thays,

        Amém, é um livro fascinante, não assisti o filme mas sempre vejo comentários positivos dele, mas enfim leia e não se arrependerá....abraço.

        Excluir
    6. Olá Marco,
      Conheci esse livo enquanto estava em um ônibus e uma garota o lia freneticamente. Lembro que era a antiga edição e cheguei a perguntar para a menina o que ela estava achando e sua resposta foi Perfeição. Soube, naquele momentos, que precisaria ler o livro, mas sempre adiei isso.
      Quando entrei aqui, pela primeira vez, e vi sua resenha pensei: O destino me convidando a ler logo. - acho que é isso mesmo rs
      Adorei a sua resenha, está muito bem escrita e ressaltou pontos importantes da trama - que me fizeram querer ler ainda mais!
      Vou tentar ler logo
      Beijos
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bruna,

        É o destino mesmo....kkk....e que bom que seja com um excelente livro, fico feliz que tenha gostado da resenha.

        Beijos.

        Excluir
    7. http://designnmania.blogspot.com.br/
      Faça um Orçamento com a Gente, não vai se arrepender!

      ResponderExcluir
    8. Eu ganhei esse livro de amigo secreto faz bastante tempo, só que com a outra capa. E eu amei o livro. Não esperava nada dele e me surpreendi com a riqueza da história. Adorei a resenha de hoje.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Sil,

        O livro é incrível e já parece um clássico, não tem como não gostar, fico feliz que tenha gostado da resenha.

        Excluir
    9. Eu tenho este livro há anos aqui em casa mas, nunca li, o problema foi que assisti ao filme e isto acabou me tirando um pouco da surpresa...Amei o filme pelo menos...

      Beijo, Van - Retrô Books
      http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vanessa,

        Não acredito que deixou de lado esse excelente livro, o livro vai te surpreender ainda mais...bjs.

        Excluir
    10. Eu disse que vc ia ler e gostar :DDDD Fico feliz que gostou. Eu li a bom tempo, mas na edição velha e em outra editora. Queria esse da Arqueiro pela capa kkkk
      O livro é lindo <3 procure assistir o filme tbm é otimo.
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Brubs,

        Realmente o livro é incrível, agora é só comprar essa edição da arqueiro e ter os dois, vou procurar ver o filme, obrigado.

        Excluir
    11. Oi Marco!
      Sempre tive uma curiosidade enorme em ler esse livro. Uma amiga é apaixonada por essa história e falava mega bem dela pra mim. Como ela tem o gosto parecido com o meu logo imaginei que fosse gostar. E agora, com sua indicação, impossível não querer ler.
      Adorei a resenha!
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Neyla,

        Não tem como não amar esse livro, é incrível e é o estilo de livro que você gosta, já passou da hora de você ler, que bom que gostou da resenha....bjs.

        Excluir
    12. Parabéns pela resenha Marco! Já li Memórias de Uma Gueixa e amei, tanto que cheguei até a reler o livro! Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    13. Eu assistir ao filme e só depois foi que descobrir que tinha o livro. Pela sua resenha deu de perceber que tem mais história e detalhes e por isso pretendo também ler o livro.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    14. Oi Marco.
      Eu fiquei receosa de ler esta resenha logo de cara; ela me fez lembrar de um filme que se não me engano se chama 'A Gueixa", e não gosto nem de lembrar, foi um dos filmes que mais fiquei revoltada em ver por saber que a cultura daquele lugar realmente é assim. A leitura da resenha não foi diferente, conforme ia lendo me lembrava das cenas e ficava desinquieta, sinceramente nem sei mais o que escrever.
      Se você quiser saber, tem por volta de 5 a 7 anos que vi o filme, foi em uma sequência então não sei a data exata.


      Bjssss

      ResponderExcluir
    15. Eu tenho esse livro há bastante tempo, com a capa original. Mas nunca tinha me interessado em ler, nem imaginava que seria tão bom assim. A sua resenha me convenceu a passá-lo na frente para a leitura.
      bjs.

      ResponderExcluir
    16. LIndo post, acho que deu pra ter uma boa ideia do que iremos encontrar no livro.
      Eu nunca li ou vi o filme, mas a cultura japonesa sempre me encantou e as gueixas mta gente acha q que sao prostitutas, mas elas sao verdadeiras artistas pra mim.
      Amei a capa e quero mto ler pra entender mais desse mundo.

      ResponderExcluir
    17. Fiquei empolgada com a história que você apresentou aqui. Não esperava que a trama me envolvesse tanto assim. Valeu pela resenha. vou ver se consigo ler também.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    18. Eu já li e amei essa história,pena que o livro não era meu,mas me deu vontade de ler de novo! Muito boa a resenha!

      ResponderExcluir
    19. Marco!
      Poder aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa que é tão rica e mais ainda, sobre o universo das gueixas, mulheres que procuram agradar seus acompanhantes, deve ser fascinante.
      Quero ler.
      “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”(Charles Chaplin)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

      ResponderExcluir
    20. Eu tenho esse livro com a capa antiga e sou apaixonada por essa edição, amei a história, saber um pouco de tudo que se passava com essas mulheres foi muito interessante, me deu até vontade de ler de novo depois da sua resenha, maravilhoso vale a pena.

      ResponderExcluir
    21. Assisti e se filme a muitos anos atrás e me deparei com o livro agora. Lendo a resenha lembrei um pouco da história. O que me chamou atenção foi q minha lembrança era de um filme com muita sensualidade, já há a resenha mostra uma história dramática com superação. Deu vontade de ver a história minha lembrança em uma nova versão.

      ResponderExcluir