Nesse livro vamos acompanhar a história de Chiyo-Chan e de sua transformação para uma das gueixas mais famosas de todos os tempos, Chiyo é uma menina de 9 anos que vivia em uma aldeiazinha chamada Yoroido, no mar do Japão,ela era muito parecida com sua mãe e quase nada com o seu pai e herdara os olhos cinza translúcidos dela, seu pai Sakamoto Minoru era um pescador e já fora casado antes, mas sua antiga esposa e seus filhos tinham falecido, agora novamente perdeu a sua esposa, que morreu em decorrência do câncer.
Assim Chiyo e sua irmã Satsu, que tinha 15 anos, foram vendidas para o Sr. Tanaka, dono da Companhia Japonesa de Frutos do Mar, seu pai que já tinha bastante idade achava que não teria condições de criá-las, elas são levadas então para Kioto, onde fica o distrito de Gion, as duas irmãs são separadas e Chiyo é deixada em um okyia (casa de gueixas) e sua irmã Satsu para uma casa de prostituição. Chiyo passa a trabalhar como criada, elogo começa a receber lições para se tornar uma gueixa, mas as suas tentativas de escapar para encontrar sua irmã arruinavam suas chances, logo ela conquista a inimizade de Hatsuomomo, uma gueixa do okyia, que a vê como rival e por essa razão torna a vida de Chiyo um verdadeiro inferno.
Mas sua sorte começa a mudar quando Chiyo conhece Mameha, considerada a gueixa mais importante e refinada da cidade e também grande inimiga de Hatsumomo, Mameha pessoalmente ensina tudo que uma gueixa deve aprender, e Chiyo desta maneira vê a sua oportunidade de se livrar de vez de Hatsumomo.
Como gueixa, Chyo deixa de ser Chyo e torna-se Sayuri, seu novo nome, onde aos poucos vai se tornando uma gueixa disputada pelas casas de chá e aclamada por sua delicadesa, inteligência e claro, por seus misteriosos olhos cheios de água.
Situado no Japão dos anos de 1930, a história se passa antes, durante e depois da Segunda Grande Guerra, o livro aborda o mundo secreto das Gueixas, mulheres que dedicam suas vidas às artes da conversação, do chá, da dança e da música entre outras coisas, são artistas e não prostitutas, vendem sua arte e não o seu corpo,entretendo com sua habilidades os homens mais influentes do país.
Com uma narrativa incrível o autor Arthur Golden consegue criar uma história onde aprendemos os costumes e tradições orientais com uma linda riqueza de detalhes, passando pelos seus anos de apredizado de gueixa e chegando em seus dias atuais, quando Sayuri já é uma mulher idosa vivendo em Nova Iorque.
Um livro tocante, cheio de tristezas, lutas, dramas e sonhos, um romance poético, profundo e encantador onde a ficção e realidade se assemelham de uma maneira incrível, livro mais do que recomendado.
Segue abaixo a sinopse do livro:
Sinopse: Memórias de Uma Gueixa - Arthur Golden
Memórias de Uma Gueixa - Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés. O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão. Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão. Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce. Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.
Ai que lindo e que triste!!
ResponderExcluirEu tenho este livro naquela edição antiga (e horrível). Nunca consegui ler porque as letras são pequenas demais. Uma fonte péssima.
Enfim, a história é tão rica que merece um trabalho no estilo Editora Arqueiro mesmo.
Agora sim vou ler!!
Bjks
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Olá Alessandra,
ExcluirA Arqueiro caprichou em tudo, só de ter relançado esse livro merece aplausos, a capa está linda e a diagramação está ótima, vale muito conferir pois a história é incrível....bjs.
Oi Marco
ResponderExcluirEsse livro nunca chamou minha atenção por conta da diagramação e da capa. mas sua resenha realmente me despertou interesse, parece ser uma historia incrível.
Beijos
Olá Vanessa,
ExcluirAgora com esse relançamento não tem mais desculpa, pode conferir e história é incrível!!
Bjs!
Oi Marco, achei que essa capa da Arqueiro ficou linda demais! Também gosto muito do filme, tenho a edição antiga, mas ainda não li.
ResponderExcluirBeijo,Paola
uma-leitora.blogspot.com.br
Olá Paola,
ExcluirA capa ficou linda sim, não vi o filme mas falam bem, espero que leia quero saber a sua opinião.
Oi Marco!
ResponderExcluirJá vi muito a capa deste livro pela internet, gostei muito de saber mais sobre ele. Deve ser interessante acompanhar estas mudanças na vida da personagem, fiquei curiosa. Ótima resenha. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio
Olá Daniela,
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha, esse livro já está virando um clássico, mudanças e acontecimentos é o que não faltam nessa história, pode conferir....bjs.
Oi Marco, A Paz de Deus <3
ResponderExcluirEm meio a tantos livros nunca consegui dar uma chance a esse livro e olha que sou bem curiosa em relação a cultura japonesa, e tem o filme desse livro vou acabar assistindo primeiro o filme, quem sabe ele não me motive a ler o livro, mas todas as resenhas que li referente a ele são positivas, a resenha ficou muito boa, e deu aquele gosto de "quero mais" por exemplo ela consegue reencontrar sua irma? São duvidas que serão respondidas no livro.
Deus abençoe!
http://www.caprichadissimas.com.br/
@blogcaprichadissimas - INSTAGRAM
Beijoooos
Olá Thays,
ExcluirAmém, é um livro fascinante, não assisti o filme mas sempre vejo comentários positivos dele, mas enfim leia e não se arrependerá....abraço.
Olá Marco,
ResponderExcluirConheci esse livo enquanto estava em um ônibus e uma garota o lia freneticamente. Lembro que era a antiga edição e cheguei a perguntar para a menina o que ela estava achando e sua resposta foi Perfeição. Soube, naquele momentos, que precisaria ler o livro, mas sempre adiei isso.
Quando entrei aqui, pela primeira vez, e vi sua resenha pensei: O destino me convidando a ler logo. - acho que é isso mesmo rs
Adorei a sua resenha, está muito bem escrita e ressaltou pontos importantes da trama - que me fizeram querer ler ainda mais!
Vou tentar ler logo
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Olá Bruna,
ExcluirÉ o destino mesmo....kkk....e que bom que seja com um excelente livro, fico feliz que tenha gostado da resenha.
Beijos.
http://designnmania.blogspot.com.br/
ResponderExcluirFaça um Orçamento com a Gente, não vai se arrepender!
Eu ganhei esse livro de amigo secreto faz bastante tempo, só que com a outra capa. E eu amei o livro. Não esperava nada dele e me surpreendi com a riqueza da história. Adorei a resenha de hoje.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Olá Sil,
ExcluirO livro é incrível e já parece um clássico, não tem como não gostar, fico feliz que tenha gostado da resenha.
Eu tenho este livro há anos aqui em casa mas, nunca li, o problema foi que assisti ao filme e isto acabou me tirando um pouco da surpresa...Amei o filme pelo menos...
ResponderExcluirBeijo, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Olá Vanessa,
ExcluirNão acredito que deixou de lado esse excelente livro, o livro vai te surpreender ainda mais...bjs.
Eu disse que vc ia ler e gostar :DDDD Fico feliz que gostou. Eu li a bom tempo, mas na edição velha e em outra editora. Queria esse da Arqueiro pela capa kkkk
ResponderExcluirO livro é lindo <3 procure assistir o filme tbm é otimo.
http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Olá Brubs,
ExcluirRealmente o livro é incrível, agora é só comprar essa edição da arqueiro e ter os dois, vou procurar ver o filme, obrigado.
Oi Marco!
ResponderExcluirSempre tive uma curiosidade enorme em ler esse livro. Uma amiga é apaixonada por essa história e falava mega bem dela pra mim. Como ela tem o gosto parecido com o meu logo imaginei que fosse gostar. E agora, com sua indicação, impossível não querer ler.
Adorei a resenha!
Beijos
Coisas de Meninas
Olá Neyla,
ExcluirNão tem como não amar esse livro, é incrível e é o estilo de livro que você gosta, já passou da hora de você ler, que bom que gostou da resenha....bjs.
Parabéns pela resenha Marco! Já li Memórias de Uma Gueixa e amei, tanto que cheguei até a reler o livro! Abraço!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Eu assistir ao filme e só depois foi que descobrir que tinha o livro. Pela sua resenha deu de perceber que tem mais história e detalhes e por isso pretendo também ler o livro.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Marco.
ResponderExcluirEu fiquei receosa de ler esta resenha logo de cara; ela me fez lembrar de um filme que se não me engano se chama 'A Gueixa", e não gosto nem de lembrar, foi um dos filmes que mais fiquei revoltada em ver por saber que a cultura daquele lugar realmente é assim. A leitura da resenha não foi diferente, conforme ia lendo me lembrava das cenas e ficava desinquieta, sinceramente nem sei mais o que escrever.
Se você quiser saber, tem por volta de 5 a 7 anos que vi o filme, foi em uma sequência então não sei a data exata.
Bjssss
LIndo post, acho que deu pra ter uma boa ideia do que iremos encontrar no livro.
ResponderExcluirEu nunca li ou vi o filme, mas a cultura japonesa sempre me encantou e as gueixas mta gente acha q que sao prostitutas, mas elas sao verdadeiras artistas pra mim.
Amei a capa e quero mto ler pra entender mais desse mundo.
Fiquei empolgada com a história que você apresentou aqui. Não esperava que a trama me envolvesse tanto assim. Valeu pela resenha. vou ver se consigo ler também.
ResponderExcluirBeijos.
Eu já li e amei essa história,pena que o livro não era meu,mas me deu vontade de ler de novo! Muito boa a resenha!
ResponderExcluirMarco!
ResponderExcluirPoder aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa que é tão rica e mais ainda, sobre o universo das gueixas, mulheres que procuram agradar seus acompanhantes, deve ser fascinante.
Quero ler.
“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”(Charles Chaplin)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Eu tenho esse livro com a capa antiga e sou apaixonada por essa edição, amei a história, saber um pouco de tudo que se passava com essas mulheres foi muito interessante, me deu até vontade de ler de novo depois da sua resenha, maravilhoso vale a pena.
ResponderExcluirAssisti e se filme a muitos anos atrás e me deparei com o livro agora. Lendo a resenha lembrei um pouco da história. O que me chamou atenção foi q minha lembrança era de um filme com muita sensualidade, já há a resenha mostra uma história dramática com superação. Deu vontade de ver a história minha lembrança em uma nova versão.
ResponderExcluir