• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • TAG: Matérias Literárias!




    Olá Pessoal!
    Fui indicado pela Clarissa colunista do blog Balaio de Livros para responder essa TAG, segue abaixo minhas respostas:



    1) Matemática: Um livro que a maioria crítica. 


    Não só o livro como toda a série são criticadas injustamente, na minha opinião muitos não entendem o livro, sua mensagem a crítica social, críticas ao atual culto a beleza, a preservação do meio ambiente e outras coisas mais,  não podemos comparar distopias e sim viajar em cada história.


    Sinopse:
    Feios - Tally Youngblood é feia. Prestes a completar 16 anos, ela mal pode esperar para se tornar perfeita. Séculos depois do apocalipse ecológico que destruiu a civilização industrial, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza. Neste mundo, ao completar 16 anos todos têm direito à operação que os deixa extraordinariamente belos. Após o procedimento, os perfeitos mudam-se para Nova Perfeição, onde levam uma vida de luxos, festas e diversão. Durante a espera, Tally conhece Shay, a única feia que parece não aguardar ansiosamente a cirurgia. Quando sua nova amiga desaparece, Tally descobre que o mundo onde vive não é tão perfeito quanto parecia ser. "Feios", primeiro livro da série de Scott Westerfeld, é uma narrativa de tirar o fôlego.


    2) Português: Um livro com uma escrita difícil de ser lida.  



    O assunto abordado é muito importante, mas para mim em certo momento a leitura se tornou muito cansativa, mas recomendo a leitura.


    Sinopse:
    Garotas de Vidro - Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
    Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.



     3) História: Um livro que conte a história real de alguém ou de um lugar.


    Simplesmente um livro sem palavras, emocionante história de amor, superação, determinação, esperança e inspirador, uma história que deve ser lida por todos!


    Sinopse:
    Adeus, China - Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China.
    O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta.
    Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente.
    Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade. 



     4) Biologia: Um livro que tenha animais.

    Um livro infanto-juvenil muito engraçado que aborda o comportamento humano.

    Sinopse:
    Você sabia que cachorro pode sentir mais gratidão do que gente? Ainda que seja apenas um vira-lata sem nome e sem dono, cachorro ganha de quase todos em compreensão e solidariedade. Veja o que aconteceu com este, que, salvo da carrocinha, fez o possível e o impossível a fim de que compreendessem que ele compreendia.






     5) Física/Química: Um livro que você leu mas que não se lembra de (quase) nada. 


    Não esqueço das histórias que leio, mas apesar de ser interessante, por não gostar de auto-ajuda lembro pouco dele.

    Sinopse:
    A Arte da Imperfeição - Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente".A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos.A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.
    Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados.
    E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?
    Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente. 



     6) Geografia: Um livro em que a história se passe em um país/cidade pouco conhecido.

    Um livro muito interessante, mas para leitores específicos.

    Sinopse:
    De Costas Para o Mundo - Depois do sucesso estrondoso de O livreiro de Cabul - ainda entre os 10 títulos mais vendidos no país -, e de 101 dias em Bagdá, a norueguesa Åsne Seierstad retorna com De Costas Para o Mundo, obra que se tornou sucesso mundial como os dois primeiros. Nele, a jornalista constrói uma narrativa emocionante sobre as pessoas marcadas pelo mais sangrento conflito ocorrido no coração da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial: a guerra da Bósnia, que devastou a Iugoslávia na década de 1990 e culminou em sua dissolução.
    Åsne nos descortina um país marcado pela diversidade religiosa e cultural, habitado por católicos ortodoxos e muçulmanos. Conta como vizinhos antes pacíficos encheram-se de ódio uns pelos outros, perpetrando uma sucessão de guerras. Como repórter, Åsne cobriu a guerra e os ataques aéreos da Otan contra o país. Alguns anos mais tarde, em 2000, movida pela curiosidade acerca de um povo que começou guerra após guerra, sem vencer jamais, ela retornaria a Iugoslávia.


    Segue abaixo alguns blogs que indico para responder:

    Jacqueline - www.mybooklit.com
    Vanessa - http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
    Vanessa - www.newsnessa.com
    Paty - http://www.leiturasdapaty.com.br/2015/02/resenha-musica-do-silencio.html
    Neyla - http://www.coisasdemeninas.blog.br/
    Lara - http://www.magialiteraria.com/
    Ace - http://www.multiversox.com.br/
    Alessandra - http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/
       

    18 comentários :

    1. Eu amei essa tag!!!! Matérias ótimas, hahaha.

      Vou fazer sim! Com certeza. Já tô até imaginando aqui minhas escolhas.

      Obrigada por me indicar. Adorei ♥

      Bjkssssss

      Lelê

      ResponderExcluir
    2. Oi Marco!!
      Que legal que vc me indicou, logo responderei lá no blog.
      Adorei suas escolhas de livros para cada matéria, bem interessantes.
      Pois é, o livro feios faz tempo que tentei ler e não deu, mas vc fala tão bem dessa série que me anima a lê-lo.

      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Marco meu velho, vou responder ainda hoje essa TAG. Achei bem legal suas escolhas e você ter me indicado. :)

      Saudações,
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      ResponderExcluir
    4. Eae Marco!

      Não gostei de Garotas de Vidro, porém, não achei a escrita tão difícil assim, mas é confusa. Abraço!

      http://euvivolendo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Fico super feliz que você gostou da TAG. Foi a primeira que criei =)
      Adorei suas respostas. Muitos dos livros que você citou eu não li. rss
      Beijos

      ResponderExcluir
    6. Oi Marco,
      Tag bem diferente hein? Não conhecia.
      Gostei bastante das suas escolhas :D

      bjos
      http://blog.vanessasueroz.com.br

      ResponderExcluir
    7. Muito legal essa tag, e poxa, nunca tinha ouvido falar nesse Garotas de Vidro, mas parece bem intenso.

      Abraços
      Thiago - Blog GentleGeek

      ResponderExcluir
    8. Oi Marco!
      Obrigada pela indicação! <3
      Ainda não escolhi todos os livros, mas tenho alguns em mente. Vou fazer em vídeo e quando for ao ar te mando o link. ;)
      Garotas de Vidro eu praticamente devorei. A Laurie tem essa característica de escrita mesmo, as vezes as coisas se tornam um pouco arrastadas, mas a história me cativou do início ao fim.
      Me interessei por Adeus, China. Parece ser um livro forte e com uma história emocionante.
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
    9. Esse tag é bem legal, confesso!

      Não conheço nenhum dos livros para opinar com propriedade. Fiquei interessada por De Costas Para o Mundo.

      ResponderExcluir
    10. Oi, Marco!
      Eu realmente não gostei de "Feios". Nem quis dar continuidade a série. rs
      Eu gostei muito de "Garotas de Vidro". Principalmente a forma como foi escrito.
      Quero muito ler "Adeus, China". Parece ser uma leitura tocante.
      Não conhecia alguns livros citados.
      Abraço!

      "Palavras ao Vento..."
      www.leandro-de-lira.com

      ResponderExcluir
    11. Opaaa, que legal que vc também publicou a Tag!
      Adorei as respostas. Quero ler a série Feios, nem me importo com opiniões negativas, ainda leio este ano.
      Já li De Costas para o Mundo e adorei, preciso reler.

      Um beijo, Vanessa Meiser

      http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

      https://www.facebook.com/BlogDoBalaio

      ResponderExcluir
    12. Adorei a tag, Marco!
      Eu fiquei muito curiosa com o livro Adeus, China. Nossa, me pareceu – pela sinopse – muito intenso. Espero lê-lo! Eu tenho Garotas de Vidro, porque o tema me atraiu. Mas não sabia que a linguagem era tão complicadinha (rs). Estou torcendo para não me cansar durante a leitura.

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. Gostei da tag Marco e agradeço pela indicação, obrigada! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Já li A Arte da Imperfeição e curti bastante. Abraço!

      http://www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    14. Oie Marco
      amei essa tag. VOu responder lá no blog.
      Quero muito ler Garotas de vidro. Parece ser uma história bem impactante.
      bjs
      www.mybooklit.com

      ResponderExcluir
    15. Oi Marco!!!

      Adorei a Tag!!
      Vou fazer lá no blog! hehehehe

      Tenho vontade de ler a série Perfeitos!
      Garotas de vidro me decepcionou muito! O povo falou suuuuuuuuper bem nas resenhas! Acho que exageraram!!!

      Beijokinhaaasss!

      ResponderExcluir
    16. Feios foi meu primeiro contato com a distopia e gostei muito. Garotas de vidro foi uma leitura bem difícil sim, mas é um ótimo livro. Os outros que você citou eu não conheço. Não conhecia essa tag ainda, mas achei bem legal.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    17. Ahahahahaha
      Que legal essa tag, eu não conhecia!
      Muito legais suas respostas. :D

      Beijos!

      www.oblogdasan.com

      ResponderExcluir
    18. Nunca tinha visto essa TAG e gostei muito. Beijocas

      ResponderExcluir