• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Perdido em Marte - Andy Weir - Editora Arqueiro!!





    Nessa obra temos como protagonista Mark Watney, que é astronauta, botânico e engenheiro, que durante uma missão a Marte, por uma imensa infelicidade, fica preso em Marte após um acidente durante uma tempestade de areia, a qual o deixou desnorteado, com um ferimento leve e totalmente incomunicável. Os demais astronautas que estavam na sua missão conseguem sair do planeta em segurança e seguir em direção a Terra, mas com um sentimento de imensa tristeza, pois todos acham que Mark morreu durante o acidente.

    A falta de comunicação é um pequeno problema para Mark Watney comparado a quantidade de alimentos que ele possui para sobreviver, pois a próxima missão à Marte demora cerca de três anos, sendo que a quantidade de alimentos que ele possui só duraria um ano, assim ele morreria de fome até um possível resgate. Mas a palavra desistir não consta no dicionário de Mark e com o seu conhecimento na área de engenharia e de botânica vai desafiar todas as leis do Planeta Vermelho. Graças aos excessivos treinamentos que obteve, Mark consegue consertar o seu traje espacial e criar soluções para plantar batata em Marte e ter água para se hidratar, além de um ótimo plano para conseguir voltar a se comunicar com a Terra.

    A narrativa do livro é dividida entre o diário de bordo de Mark Watney, que acontece em primeira pessoa e em alguns momentos é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista dos cientistas da Nasa, que se encontram na Terra, e os membros da missão abortada.

    No inicio a leitura é bem interessante, mas aos poucos vai ficando cansativa devido à quantidade de termos técnicos a que somos apresentados, mas logo isso é superado e a leitura começa a fluir bastante, o humor negro de Mark é um ponto alto do livro, o suspense e a expectativa devido aos acontecimentos prende o leitor durante muitas páginas, não falta drama e tensão nessa trama e a questão moral que possui na história é ótima, para os fãs de ficção científica essa é uma leitura imperdível.



    “A situação não está tão preta quanto parece.

    Não se engane, ainda estou na merda. Mas não tão atolado.” Página 147.






    Segue abaixo a sinopse do livro:







    Sinopse: Perdido em Marte - Andy Weir





    Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.

    Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.

    Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.

    Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.

    Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.

    Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.


    Sobre o autor:



    Andy Weir foi contratado como programador de um laboratório aos 15 anos e desde então trabalha como engenheiro de softwares. Sempre foi um nerd em relação ao espaço e amante de assuntos como física relativista, mecânica orbital e a história de voos espaciais tripulados. Perdido em Marte é seu primeiro livro e ganhará adaptação para o cinema estrelada por Matt Damon e dirigida por Ridley Scott.








    13 comentários :

    1. Oi Marco
      Estou terminando de ler este livro e curti a leitura. É um livro bem diferente, mas é interessante. E bem intrigante e curioso.
      Logo terá resenha no blog.

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    2. O livro parece ser muito interessante Marco. A tensão é inevitável, e o drama também. Acho que ficaria louco antes que voltassem, ou o mais provável, morresse antes disso.

      Saudações,
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi, Marco!
      Viva o humor negro em situações difíceis (rs). Sem ele, sinto que nossa psique ruiria se encarássemos uma situação estressante, da qual podemos nem sair vivos. Eu não me interessei em ler o livro, mas quero muito assistir ao filme! (haha) Vai entender. Quem sabe depois de ver a adaptação, me anime para ler a obra?

      Beijos!
      http://myqueenside.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Oi Marco,
      Pela capa eu já imaginei que seria um livro cansativo ;~ Que bom que depois melhora, mas acho que não leria.

      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Ainda estou em dúvida sobre ler ou não essa obra. Tinha receio de ser uma leitura cansativa e, mesmo que isso melhore, pode prejudicar todo o processo de leitura, o que nunca é bom. Ainda assim, acredito que no geral pode ser interessante.

      Abraços,
      Ricardo - www.overshockblog.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oie Marco,
      nossa que livro diferente hein!!
      Gostei.
      Não compraria no momento, mas leria.

      bjos

      http://blog.vanessasueroz.com.br

      ResponderExcluir
    7. Oi Marco!!!
      Fiquei mais interessada ainda do que já estava.
      Acho que vou comprar hoje, tá me dando aquele siricutico!!!

      Adorei a resenha, e diferente de você, eu até que gosto desses termos mais técnicos, mas existentes em clássicos da ficção científica, acho muito legal e me sinto mais ambientada na história.

      Bjkssssss

      Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Confesso que inicialmente não me interessei pelo livro, estupidez a minha, pois é importante ler para saber. Mas sua resenha deixou-me bastante entusiasmada. Também nunca li algo com a temática...

      Fiquei em dúvida sobre a questão moral. como isso acontece? E qual o conceito de moral para o livro?

      Quero ler mais ainda... hehehehhehehehe

      http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Gostei da resenha Marco. Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, mas achei o mote interessante. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    10. Oiii Marco. Não sei se o livro faz meu estilo, acho que eu ficaria meio entediada. Mas achei interessante a premissa. E adorei esse quote selecionado :)
      Abraços
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Li algumas resenhas bacanas do livro, mas sinceramente não é algo que me chama atenção.


      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    12. Oi Marco!!!
      Fiquei imaginando aqui alguém plantando batatas em Marte, hehe, mas então, eu achei a temática bem interessante, diferente dos livros que estou acostumada a ler. Fiquei bem curiosa para conhece-lo.
      Beijos
      Lara - Magia Literária
      http://www.magialiteraria.com/

      ResponderExcluir
    13. Olá, Marco!
      Parece ser um livro bem interessante, o que mais me interessou foi o "humor negro" e saber como ele fará para sobreviver em marte.
      Fiquei curiosa em lê-lo.

      Abraços
      Samantha Artes e Books

      ResponderExcluir