• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Escravas de Coragem - Kathleen Grissom - Editora Arqueiro!





    Neste livro temos a história de Lavinia, uma menina órfã em razão da morte dos pais, que foi separada do irmão e comprada pelo capitão James, tornando-se então uma escrava branca.
    Temos também Belle, que era filha do capitão por fora do casamento e tinha 18 anos. Trabalhava como cozinheira na casa grande e causava grande ciúme na Dona Martha, esposa do capitão, pois considerava que Belle era amante do seu esposo.
    Em razão dos difíceis momentos que passou, Lavínia perde parte da memória e fica muito doente, todavia, o convívio com Belle a faz melhorar. Belle no inicio não entende a razão de ter que cuidar de Lavínia, mas com o passar do tempo ambas criam uma relação incrível.
    Apesar de o capitão ser uma pessoa bondosa, possuía um horrível capataz, que punia cruelmente seus escravos, sem qualquer piedade. O filho do capitão foi, infelizmente, influenciado pelo capataz, por essa razão fez de Belle sua escrava e acabou a engravidando.
    Logo o capitão vem a falecer, mas não antes de deixar a carta de alforria de Belle preparada, todavia, Martha a esconde.
    A vida coloca Lavinia ao lado de Marshal e acabam se casando, longe da fazenda ele se tornou em um cavalheiro amável, que queria bem a sua esposa, mas quando retornam ao local de sua infância, tudo muda e a vida de Lavínia volta a ser triste novamente.
    No decorrer da história Belle consegue sua alforria, mas Marshal descobre que eles tiveram um filho e que Lavínia o levou, assim resolve separá-los.
    A partir daí mais momentos de dores começam pois a vida dos escravos torna-se ainda mais lamentável, a de Lavínia piora ainda mais, mas aquilo precisaria de um fim...
    O livro mexe com o leitor de uma forma incrível, pois desperta pena, raiva, dor e amor.
    Entendemos como a vida de uma criança pode torna-la em um adulto ruim e como fatos ocorridos na infância influenciam na vida adulta pelo resto de nossas vidas.
    Além disso, a vida dos escravos é muito bem descrita, e o fato de termos uma escrava branca, deixa a história bem diferente.
    Um livro recomendado para os amantes de fortes emoções.













    Segue abaixo sinopse do livro:















    Sinopse - Escravas de Coragem - Kathleen Grissom






    Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça. Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos. Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.



    12 comentários :

    1. A questão da escravidão chamou a minha atenção, mas nunca tive muito interesse na leitura. A forma como o livro mexe com o leitor aparenta ser especial, o que é sempre bom.

      Abraços,
      Ricardo - www.overshockblog.com.br

      ResponderExcluir
    2. A leitura desse livro emocionou muito a Neyla. Ela é uma amante dos livros com fortes emoções, em especial os de época. Eu acompanhei de perto a leitura e ouvia-a atentamente quando ela queria compartilhar comigo. Por isso disso, mesmo sem tê-lo lido, que esse livro tem uma carga emocional e de experiência que sem dúvida acrescentam muito a qualquer pessoa que estiver disposta a lê-lo.

      Ps. Bom te ver de volta a ativa amigo. ;)

      Saudações,
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Marco
      Faz um tempinho que não leio um livro com uma premissa como este. Parece ser um livro forte, gostei.

      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Oi Marco!
      Esse livro está ocupando o posto de melhor leitura de 2014. Eu amei demais ele, me emocionei com a história, me senti ali vivendo tudo ao lado de Belle e "Abínia". Não é difícil livros que falem sobre escravidão me tocarem tanto, mas esse...nossa, esse me deixou sem palavras quando terminei a leitura.
      Perfeito demais na minha opinião!
      Adorei a resenha!
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
    5. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas não sei, acho que vou ficar bem mexida com ele e por isso adio a leitura. Espero que quando eu lê-lo, também goste!!

      Bjs, @dnisin
      www.seja-cult.com

      ResponderExcluir
    6. Adorei a resenha, Marco Antônio! É o tipo de leitura que me interessa, gostei muito mesmo. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a vida dessas duas meninas. Um abraço!

      ResponderExcluir
    7. Não sou muito fã de livros no estilo. Sou um pouco ansiosa então fico nervosa com o que pode acontecer ahah Mas não digo que não o leria, na verdade,acho uma boa pedida para ler durante uma tarde fria :D

      Beijo,
      Larissa
      - Vitamina de Pimenta -

      ResponderExcluir
    8. Parabéns pela resenha Marco! Estou ansiosa para ler Escravas de Coragem! Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    9. Fazia tempo que eu não comprava livros, mas recentemente comprei este na Feira do Livro de uma cidade vizinha e não vejo a hora de começar a leitura...Só vejo falarem bem dele.

      Beijo, Van - Blog do Balaio
      balaiodelivros.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Aaaaahhhh! Esse livro é ótimo, não é mesmo?
      Eu gostei muito quando li.
      Uma história muito bonita e tocante, acho até que deveria virar filme. <3

      Beijos!

      ResponderExcluir
    11. Marco, esse é um livro que quero muito ler. A parte de como a infância influencia na vida adulta, é bem verdade. Fiquei curiosa para saber como será retratado no livro. Parabéns por mais uma belissíma resenha. Beijos.

      ResponderExcluir
    12. O que gosto nas tuas resenhas é o fato de fazer o que a maioria dos blogueiros não fazem: divulgar o livro. Descreve de tal forma, que queremos ler para tirarmos nossas próprias conclusões, bem profissional e ético.
      Escrava branca? Chamou atenção!

      http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir