• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini !!


     

    Nesse belíssimo livro acompanhamos a história de dois irmãos que perderam a mãe precocemente e que  inesperadamente foram separados na infância, Abdullah é o filho mais velho que depois da morte da sua mãe, cuidava da sua irmã Pari, pois o seu pai Saboor  trabalhava muito para manter o sustento de toda a família em um local tão pobre como a aldeia de Shadbagh, Pari é uma menininha que gosta de colecionar penas e de brincar com seu cachorro Shuja, além de ouvir as histórias que o pai contava.
     A história se inicia com uma linda fábula contada por Saboor aos seus filhos durante uma longa viagem pelo deserto da aldeia de Shadbgh até Cabul, de uma maneira que pudesse prepará-los para o destino que os reservava, a triste separação, porque eles são super apegados e possuem um amor gigantesco entre eles, Abdullah é o que mais sofrerá com a separação, pois já consegue compreender mais as coisas, sua irmã por sua vez é muito pequena e durante sua vida não recordará da sua antiga família, mas sempre sentirá um grande vazio e uma ausência incompreendida.
    A partir deste momento, muitas histórias paralelas acontecem, com personagens marcantes que de uma maneira ou de outra tem uma forte ligação com os irmãos Pari e Abdullah; atravessando seis décadas e quatro países, numa emocionante jornada, cheia de acontecimentos importantes e impactantes. Pari e Abdullah mesmos distantes vivendo em países diferentes e sem terem notícias entre eles, podiam sentir a ausência um do outro.
    O autor khaled Hosseini, novamente consegue nos envolver de uma maneira surpreendente com o seu estilo de narrativa única. Como nos livros anteriores, conhecemos mais um pouco da cultura Afegã, a leitura flui muito bem apesar das diversas histórias que acontecem paralelamente, alguns detalhes incomodam, mas não interferem na leitura. O Silêncio das montanhas mostra como nossas escolhas podem afetar não só a nossa vida, como a vida de outras pessoas, também aborda assuntos importantes como a miséria, guerra, homosexualismo, amor e família, um livro emocionante que recomendo a todos.

    “Dizia: Você tem sorte, Pari. Não vai precisar se esforçar muito para ser levada a sério pelos homens. Eles vão prestar atenção em você. Beleza demais corrompe as coisas. Página 165”




    Segue abaixo sinopse do livro:




    Sinopse - O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini




    O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

     
    Sobre o autor

    Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para meninas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerã, Irã (Teerão, Irão, na grafia de Portugal), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.
    Em 1976, Khaled Hosseini e sua família mudam-se para Paris, França, por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel. Deste modo, foi consentido à família Hosseini asilo político, nos EUA, onde passaram a residir em San Jose, Califórnia. As suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a sobreviver com ajuda governamental por um curto período.
    Hosseini formou-se na escola secundária em 1984 e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia, em 1988. Após alguns anos, ele ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, escola de Medicina, onde recebeu o título de Doutor em Medicina em 1993. Ele completou o período de residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, no ano de 1996. Khaled Hosseini continua praticando medicina. Khaled Hosseini é casado com Roya Hosseini (sobrenome de casada), e tem dois filhos, Haris e Farah, a quem considera a noor de seus olhos.

    66 comentários :

    1. Oi :)

      Cara eu estou super curioso para ler esse livro pois todos falam tão bem dele o que me faz pensar que ele deve ser realmente bom, também sendo escrito por Khaled !!

      http://euvivolendo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gabriel,

        Corre porque você não sabe o que esta perdendo.....abraços.

        Excluir
    2. Oi Marco!!
      Tenho vontade de ler esse livro, porém não tive oportunidade ainda. Li O Caçador de Pipas e amei. Esse autor escreve muito bem :)
      Brubs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Brubs,

        O Caçador de pipas é excelente e Cidade do sol também...tenho certeza que você vai gostar...ele escreve bem mesmo....abraços.

        Excluir
    3. Eu tenho esse livro em minha estante, e tó ansioso para terminar o qu estou lendo no momento para iniciar esta leitura, espero gostar como você gostou. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá meu caro,
        Tenho certeza que você irá gostar do livro e vou querer saber a sua opinião...abraços.

        Excluir
    4. Oie Marco
      achei essa capa terrible, mas só de falar que o livro traz um pouquinho da cultura afegã, já fiquei com vontade de ler.
      Nunca li nada do autor, e este parece ser uma boa opção para um começo.
      bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jacqueline,

        Não acredito que não leu nenhum livro dele, mas esse seria um bom começo....também de saber a cultura de outros países....abraços.

        Excluir
    5. Gostei da resenha Marco. Parece ser um ótimo livro, ainda mais por ser desse autor, que tem uma escrita bem profunda e abrangente. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vanessa,

        Fico feliz que tenha gostado da resenha é um ótimo livro e aborda assuntos importantes, você vai gostar...abraços.

        Excluir
    6. A história parece mesmo ser incrível. Vou ler assim que possível.

      Beijos,
      Bell

      http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ Segue lá ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bell,

        É uma história incrível sim.
        Leia pois tenho certeza que irá gostar...abraços.

        Excluir
    7. Oi Marco,
      gostei da premissa do livro. Fiqquei bem curiosa.

      bjos

      http://blog.vanessasueroz.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vanessa,

        Pode ler sem medo, você vai gostar desse livro...abraços.

        Excluir
    8. Puxa que legal esse livro *---* estou bem curioso também.. adorei o blog

      Abraços do Fábio
      http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Olá Marco.
      Depois que li O caçador de pipas e se tornou o melhor livro que eu já li, me apaixonei pelo o autor.. E esse será o próximo livro que irei ler!!!! Estou super apaixonada...
      Gostei muito do seu blog e das postagens (andei vendo os post anteriores) E claro, já estou seguindo! Pretendo voltar sempre para ver as novidades!

      Beijos, Ariane!
      - www.diariodostreze.blogspot.com (Visita? será uma honra ter você por lá)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ariane,

        Esse livro é ótimo você vai gostar, leia também Cidade do Sol do autor é muito bom....fico feliz que tenha gostado do blog...abraços.

        Excluir
    10. Oi Marco! Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha... Gosto muito de livros assim, que nos emocionam. Tenho quase certeza que nessa parte da separação, eu iria chorar muito! rs

      Beijinhos! www.primeiro-livro.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Amanda,

        Pode comprar e ler sem medo você vai gostar...recomendo os outros livros do autor também....são excelentes.....abraços.

        Excluir
    11. oi, ainda não encarei esse livro. To fugindo de livros muito sérios, tristes ou pesados, e só de ser do Khaled, prefiro esperar , rs

      bjus
      http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Oi Marco,
      Eu ainda não li nenhum livro desse autor, mas me interesso pela cultura afegã. Tenho vontade de ler esse e o caçador de pipas que já tenho.
      bjs

      http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Joyce,

        Quando tiver oportunidade leia os três livros do autor, pois eles são ótimos e falam da cultura afegã....abraços.

        Excluir
    13. REGULAMENTO DO “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

      A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

      Obs (PS): O tema é livre e aberto a todos de Língua Portuguesa e Espanhola e a taxa de inscrição é de R$5,00 pode ser enviada dentro do envelope.

      Favor verificar o recebimento do regulamento em pdf e jpeg. Estarei aqui para novos esclarecimentos. Caso sua poesia seja classificada e você não puder aparecer, a Academia indicará um membro para declamá-la.
      O concurso será realizado no dia 09 de novembro, às 20:00hs no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Machado-MG.

      ResponderExcluir
    14. Oi Marco :)
      Eu li dois livros do autor (O caçador de pipas e Cidade do sol) e amei os dois. São tristes, fortes, emocionantes, mas sempre há uma história de superação. Ele sabe escrever de uma forma que me faz entrar na leitura e viver tudo aquilo lado a lado com os personagens.
      Sua resenha ficou linda, eu amei! Esse é um dos livros que pretendo comprar esse ano (pelo menos se meu dinheiro permitir - rs).
      Parabéns pela resenha!
      Beijos
      http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Neyla,

        Se você gostou dos anteriores tenho certeza que irá gostar desse também, fico feliz que tenha gostado da resenha e a falta de money é um problema para todos....kkkkkk...abraços.

        Excluir
    15. Oi Marco!
      Vou te dizer uma coisa!
      Eu não sei explicar mas sempre que vejo este livro algo nele me chama atenção, e não é a capa, ou será que é?
      Agora lendo sua resenha a temática dele chamou muito a minha atenção, me deu aquela vontade de ir correndo comprar ele sentar e ler. Gostei.
      Beijos*

      ResponderExcluir
    16. Olá Vanessa,

      A capa e o nome do livro nos chamam atenção e acho que demorou para você ir comprar esse livro...kk....abraços.

      ResponderExcluir
    17. Marco, eu não consigo ler os livros do Khaled e não sei se iria ler este.. Não curto a escrita dele sabe? :(

      beijinhos.
      www.intheskyblog.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    18. Oieee =D
      Apesar de gostar da tua opinião, de trazer nova cultura e ter lição de vida, é um livro que só irei ler se o ganahr!

      Beliscões carinhosos da Máh :)
      Cantinho da Máh
      @Maaria_Silvana

      ResponderExcluir
    19. Muito boa resenha. Livro que tem como pano de fundo o Afeganistão, com uma cultura diferente da nossa vale conferir.

      ResponderExcluir
    20. Acredita que não conhecia esse filme
      Mas parece ser muito bom, gostei bastante da resenha

      Beijos
      @pocketlibro
      http://pocketlibro.blogspot.com

      ResponderExcluir
    21. O livro tem uma história linda e emocionante. Vou adorar conhecer mais sobre ele e a personagem. Beijos.

      ResponderExcluir
    22. Esse é o livro do momento. Confesso que abandonei O caçador de pipas porque fiquei indignada com o que acontece com aqueles garotos, mas esse eu quero ver se leio.

      Bjs, @dnisin
      www.seja-cult.com

      ResponderExcluir
    23. Estou querendo muito ler esse livro! Li tem pouco tempo a cidade do sol e adorei a escrita do autor, espero não me decepcionar!

      http://livrosefantasia.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Quero muito esse livro, confesso que o Caçador de pipas, não consegui terminar, devido a dor e angústia que me causou!

      ResponderExcluir
    25. Amei a resenha!!! Li o livro e chorei qdo fechei a última página. Fiz uma reconstrução de cada palavra, de cada frase tão bem escrita por Khaled Housseini e percebi que ao escrever, ele transmite sentimentos. Sentimentos que às vezes nem percebemos por estarmos ocupados demais com essa vida dura que vivemos. Fiquei tão fã dele, que tudo que ele escrever pretendo ler e guardar em minha biblioteca. Li A cidade do sol, e estou lendo O caçador de pipas. Lendo devagar para poder curtir bastante esse autor maravilhoso que tanto me emocionou! Vale a pena conhecê-lo!

      ResponderExcluir
    26. Oi Marco. Pelo que acompanhei das leituras dos leitores que frequentam a biblioteca onde trabalho, esse livro foi bem aceito, principalmente por aqueles que leram o Caçador de Pipas, que confesso a você, não consegui ler por ter assistido o inicio do filme e ter dormido. Preciso dar uma chance para esse escritor.

      Bye da Pah
      Livros Estrelas

      ResponderExcluir
    27. Até hoje li apenas "O Caçador de Pipas" do autor, e posso dizer que me senti mal com a densidade da história. Para se ler livros como esses, tem que estar em um momento legal, pois se você não estiver, a coisa pode complicar ainda mais.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir
    28. Não é meu tipo de leitura preferida, mas para quem gosta parece ser um livro bem cativante.

      ResponderExcluir
    29. Oi, Marco, acabei de ler O caçador de pipas, que era o livro que faltava do Khaled para eu completar minhas leituras das coisas que ele escreve. Como sempre, ele me encantando com suas palavras tão densas mas tão escritas. Cada vez que eu lia uma frase me sentia no próprio Afeganistão por perceber nas descrições tão bem feitas de um lugar que apesar de ser tão sofrido tem uma beleza ímpar por conta dos personagens. Deixo aqui meu abraço, querendo que possamos ter mais livros desse autor que virou meu ícone de escritor estrangeiro.

      ResponderExcluir
    30. não é bem meu tipo para ler, parece sofrido. quem sabe lendo todo mostra ser diferente

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É bem sofrido sim, Fatima, mas a medida que vc avança na leitura, vai se apaixonando pelos personagens. Se isso não acontecer logo no início, vc vai acabar desistindo, pq a escrita é mto densa e se sofre muito junto com eles. Abços!

        Excluir
    31. Oi Marco, A história é muito linda e fiquei super feliz por tê-la escolhida para resenha. Estava pensando em ler e quando apareceu esta maravilha de resenha, não resisti. rsrs Com certeza vou ler e me deixar levar pelos encantos deste livro. Beijos.

      ResponderExcluir
    32. Acho a premissa interessante e tal, mas não consigo me sentir atraída por esse livro. Não creia que seja uma leitura que vá me prender.

      ResponderExcluir
    33. Acho a capa desse livro muito bonita. Tenho lido algumas resenhas sobre ele e sempre que leio me dá uma vontade enorme de ler logo, só que ainda não o possuo. Gostei da resenha.

      ResponderExcluir
    34. Oi Marco
      Eu adorei este, é um dos meus preferidos da minha coleção.
      Bjos

      ResponderExcluir
    35. O autor desse livro é incrível e assim como o quote que postou no final, amo alguns de o Caçador de Pipas, por exemplo quando fala sobre o único pecado ser roubar e "é melhor uma verdade que dói, do que uma mentira que conforta" e "por você eu faria isso mil vezes".
      Uma vez estava disponível para dowload no kobo esse livro e me empolguei, e depois e chegar ao fim do 2 capítulo, descubro que era apenas a amostra grátis, e estou super curiosa pela continuação.
      A capa é linda e estou super ansiosa para conhecer as outras histórias paralelas que você citou.

      ResponderExcluir
    36. Faz um tempo que tenho vontade de ler, lembro de ter lido alguns trechos em algum lugar. Quero muito!


      xx

      ResponderExcluir
    37. A resenha ficou ótima, despertou muito minha curiosidade para ler! Gostei muito :)
      beijos

      ResponderExcluir
    38. Marco!
      Sou fã do autor, principalmente porque ele retrata os problemas do país dele ao tempo que não ataca o governo, apenas mostra a realidade que é vivida lá e assim, podemos conhecer um pouco melhor.
      Gosto dos nomes que ele usa.
      A resenha muito boa e o livro interessante.
      cheirinhos
      Rudy
      Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

      ResponderExcluir
    39. Mais um ótimo livro escrito por este divino autor!! Estou louca para lê-lo!!

      ResponderExcluir
    40. parece um livro interessante. nao conheço o autor, nem conhecia o livro, mas só por abordar tantos assuntos delicados e ainda adicionar um pouquinho do conhecimento da cultura afegã, como vc falou, deve valer bem a pena a leitura. vou procurá-lo no futuro. =)

      ResponderExcluir
    41. gostaria de ler, só que não posso mais comprar livros

      ResponderExcluir
    42. Lucas Sandi, eu li o livro digitalizado, pq no momento não podia comprá-lo. Se quiser mande seu email que o envio pra vc.

      ResponderExcluir
    43. Parece ser bem interessante, pelo visto emocionante também, a união de dois irmãos é sempre bonita de se ver e de se ler. rs

      ResponderExcluir
    44. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nnehum livro desse autor, mas espero poder ler algum em breve pois só li elogios até agora :)

      ResponderExcluir
    45. Concerteza eu vou ter que ler esse livro!!

      ResponderExcluir
    46. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

      ResponderExcluir
    47. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo como parte principal.
      www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

      ResponderExcluir
    48. oi, Marco. Eu conheço o autor , Khaled Hosseini, através de O Caçador de Pipas. Livro fantástico. Gostei do trabalho do autor, o modo como escreve é simples e sem espaços para críticas duras, pelo menos por minha parte. Não é uma leitura cansativa , é envolvente. Espero que o trabalho que ele fez em O Caçador de Pipas, se repita em O Silencio das Montanhas, pois, junto com a história do mesmo na qual ja me interessei, seria uma combinação perfeita.
      bj, dréa

      ResponderExcluir