• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • As Esganadas - Jô Soares !





    Nessa mais nova aventura policial do autor Jô Soares, acompanhamos um assassino diferente, Caronte, um homem que cresceu revoltado, pois sua querida mãe que depois de engordar muito durante a gestação, forçou ele a ter uma dieta bem rígida e restrita, deixando ele sempre com agua na boca quando fazia seus doces tipicos portugueses maravilhosos, seu pai no entanto pensando no futuro envia Caronte para a Alemanha para aprender e dominar as técnicas de embalsamento,assim, no momento certo ele poderia assumir a empresa funerária da família.
    Movido pela raiva que nutria pela mãe, Caronte resolve se vingar matando mulheres acima do peso, ou seja, gordas e com a sequencia dos cruéis assassinatos que ocorrem na cidade, todos ficam apavorados com o surgimento de um serial killer e o caso logo fica conhecido como o caso das Esganadas.
    Agora para impedir que esses crimes hediondos continuem a polícia convoca o detetive Mello Noronha, que trabalha com Calixto, seu fiel assistente, que apesar do grande porte é um homem medroso, logo eles terão auxílio de um perspicaz e ex-detetive português Tobias Esteves e de Diana, uma jornalista sensual e que enfrenta qualquer perigo por um bom furo de reportagem.
    O autor Jô Soares consegue nos envolver numa história ambientada no Rio de Janeiro da década de 30, durante o Estado Novo, misturando fatos históricos como a Copa do Mundo e a Segunda Guerra Mundial, personagens históricos como Getúlio Vargas, Fernando Pessoa e Adolf Hitler, características do autor, além da comédia, que aqui está bem abaixo dos seus livros anteriores. No decorrer dos acontecimentos nutrimos a expectativa do próximo assassinato, e também por quem e como o ele será capturado. Um livro muito abaixo das minhas expectativas, mas que mesmo assim vale a leitura.




    Segue abaixo sinopse do livro:





    Sinopse - As Esganadas - Jô Soares





    Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, defini-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama - e o seu criador (eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de deus) se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas. Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo - o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de "baratinhas". E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que... Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar - e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe. Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.


    18 comentários :

    1. Acredita que esse livro não me chama atenção
      Não faz parte dos generos que gosto

      Beijos
      @pocketlibro
      http://pocketlibro.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Não foi um livro do qual tive curiosidade de ler. Apesar de ter um bom enredo, uma história que de certa forma chama atenção, não foi suficiente para fazer com que eu queri ler ele.
      Bjos...

      ResponderExcluir
    3. Olá!

      Gostei bastante desse livro, foi o primeiro do autor que li. -rs

      Beijos,

      Samantha Monteiro
      Word In My Bag
      http://wordinmybag.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Só de pensar que estive com este livro nas mãos e que precisei dar de presente pra minha sogra...já me mordo de raiva! Rsrsrsrs

      Adoro Jô Soares e seus livro.

      Vanessa - Blog do Balaio

      ResponderExcluir
    5. Oi,Marco!

      Eu nunca li nada do Jô Soares, mas se tivesse que optar por começar por um livro, com certeza seria As Esganadas.
      Acredito que deva ser bem legal, já que Jô sempre está na lista dos mais vendidos,né?
      Gostei da resenha!


      Bjs!
      Zilda
      http://www.cacholaliteraria.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oi Marco!
      Ainda não livros do Jô, mas tenho curiosidade.
      Este parace ser muito bom.

      Bjinhs*

      ResponderExcluir
    7. Não posso negar que o livro é super divertido, mas tenho o pé atrás com algumas piadas do Jô, que são permeadas de preconceitos!

      ResponderExcluir
    8. nunca li nenhum livro do Jô, mas tenho muita curiosidade em ler todos!
      final do ano passado eu comprei pela internet o box com todos os livros dele, mas nunca chegou, acredita? :(

      ResponderExcluir
    9. Quando lançou esse livro eu até fiquei curiosa, porque vi críticas positivas sobre os livros dele, mas a sinopse não me chamou muita atenção =/
      Bjo

      ResponderExcluir
    10. Oi Marco!
      Faz um tempinho que estou querendo ler As esganadas. Gosto de suspense, aquele clima de mistério...
      Uma pena ele ter ficado abaixo das suas expectativas, né? Mas ao menos não foi uma leitura ruim.
      Beijos
      coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Nunca li nada do Jô, mas conheço muita gente que lê e gosta. Pena não ter te surpreendido, mas pelo menos a leitura valeu pra você, né?

      Beijos
      Fernanda Souza
      www.leitoraincomum.com

      ResponderExcluir
    12. Minha mãe leu alguns livros do Jô e não gostou. Então, eu meio que estou na dúvida se leio algo ou não. ):
      Mas que pena que esse é fraco em relação a outros, Marco. :/

      Um beijo,
      Luara - Estante Vertical

      ResponderExcluir
    13. Oi Marco! Eu nunca li nenhum livro do Jô e quando esse foi lançado, fiquei com certa curiosidade para ler e descobrir a forma como ele escrevia. Confesso que até hoje tenho essa vontade, mas depois de ler alguns comentários ruins, ela diminuiu um pouquinho...
      Enfim, acho a proposta bem bacana e diferente de tudo o que eu já li. ^^
      Adorei a resenha.

      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    14. Oi, Marco!

      Não sou muito fã do Jô, por iso nunca me interessei por seus livros. Não tenho vontade de ler nenhum deles, não.

      Abraços e ótima semana!

      ResponderExcluir
    15. Me recuso a ler livros cujo nome do autor fala mais que o título em si! Rs
      Por isso estou pulando esta resenha, ok?
      Abraço,
      Vinícius - Livros & Rabiscos

      ResponderExcluir
    16. Ótima resenha...Todo mundo fala bem desse livro, mais não sei é pelo nome do autor ou se é bom mesmo...Gostei da sua sinceridade: "Um livro muito abaixo das minhas expectativas, mas que mesmo assim vale a leitura."
      Abçs
      Brubs

      ResponderExcluir
    17. Comprei esse livro pois tinha gostado muito de O xangô de Baker Street, mas não goste dele como tinha gostado do outro. Achei a linguagem um pouco difícil e não gosto de livros que logo no começo você já fica sabendo quem é o assassino. Prefiro que tenha aquele suspense.

      http://blogprefacio.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    18. Olá. Este livro por um tempo fiquei curiosa para ler mas depois...não sei se vou gostar não. Mas toda a leitura é válida né?

      ResponderExcluir