• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Os Meninos da Rua Paulo




    Esse livro conta a história de uma turma de garotos que estudam no mesmo colégio e se reúnem em um pequeno terreno após as aulas para brincar e organizar a Sociedade do Betume, ali também tem um pequeno quartel general denominado grund onde jogavam pelá.

    Quando eles têm o seu espaço ameaçado por um grupo de outra área da cidade, uma turma do Jardim Botânico, começam a se organizar para defender o seu espaço na Rua Paulo.

    Com personagens marcantes como o líder Boka e o soldado raso Nemcsek, Os Meninos da Rua Paulo é um livro infanto-juvenil que serve para todas as idades, um clássico da literatura que mostra muita mais do que uma pequena disputa por um espaço de terra, mostra valores como amizade, caráter, honra, fidelidade, justiça e coragem, uma aventura sensacional que ficará marcado na memória.



    Segue abaixo sinopse do livro:

     

     

     

     

    Sinopse - Os Meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár

     

     

     

    Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, "Os Meninos da Rua Paulo" é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro. Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, conseqüentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância. A tradução brasileira é assinada pelo escritor, tradutor e dicionarista Paulo Rónai, grande divulgador da literatura húngara no Brasil. Rónai chegou no Rio de Janeiro em 1941, fugido da guerra, e logo ganhou destaque no meio intelectual brasileiro. Apresentou diversas obras húngaras ao leitor brasileiro, como Os meninos da rua Paulo, traduzido em 1952, e clássicos da literatura universal, como A comédia humana, de Balzac, além de traduzir Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para o francês. Esta nova edição traz um posfácio e notas do poeta e tradutor de origem húngara Nelson Ascher. Em suas palavras, Os Meninos da Rua Paulo "lembra-nos de uma verdade tão central como óbvia: que, nas horas e situações decisivas de suas vidas, os jovens querem mesmo é estar uns com os outros. [...] É entre eles que se firma os vínculos mais vitais e se trocam as emoções mais profundas".



    Abaixo escultura dos Meninos da Rua Paulo em Budapeste, de Szanyi Péte


    11 comentários :

    1. Nossa!! Eu ainda não conhecia esse livro! Adoro vir aqui, pois sempre tem dicas valiosas!!! Bks

      ResponderExcluir
    2. Olá Marli,

      Esse livro eu recomendo, é fantástico e fico contente por gostar do blog...muito obrigado.

      Abçs.

      ResponderExcluir
    3. É a primeira vez que vejo falar desse livro!

      Graças a vocês, encontramos diversos livros novos ;)

      Feliz 2012 pra vc Marco!
      Bjs

      ResponderExcluir
    4. Não conhecia o livro, mas esse, por abordar o futebol (algo que realmente não gosto), deixarei passar! Mesmo assim, foi uma ótima resenha e parece ser um livro muito bom, que tem como foco a infância. Esta, que vem perdendo-se com a evolução da tecnologia, infelizmente.



      Beijinhos, Amanda Cristina.
      www.primeiro-livro.com

      ResponderExcluir
    5. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!


      Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
      http://25conto.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. Olá Marcos!
      Não conhecia esse livro, nem a capa, nunca tinha visto.
      Gostei da resenha.

      Feliz 2012!

      ResponderExcluir
    7. Oi Marco!
      E vc como sempre com boas dicas que me despertam curiosidade!! Adorei!

      Bjinhs
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. Oi Marco, gostei bastante da resenha, nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas fiquei interessada nele!!!

      beijos

      Magia Literária

      ResponderExcluir
    9. Boa noite Pessoal,

      Informo que nesse excelente clássico, não tem nada envolvendo futebol, um livro fantástico, obrigado pela visita e comentários...abçs.

      ResponderExcluir
    10. Parece ser muito interessante, Marco!!!
      Eu ainda não conhecia esse livro...
      Abraços =D

      ResponderExcluir
    11. HÁ TRES ANOS TRABALHO COM ESTE LIVRO, CADA ANO É UM ENCANTAMENTO, UMA NOVA DESCOBERTA, DESCUBRO COISAS ATRAVÉS DO INTERESSE DE MEUS ALUNOS. ELES CHORAM E RIEM. FANTÁTICO

      ResponderExcluir