• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Mulherzinhas



    Esse clássico se passa na época da guerra civil norte-americana, e traz a história das irmãs March, que contam com a ausência do pai que agora esta na guerra. A família, um dia fora rica, mas perdeu tudo e se encontra pobre, as meninas estão aos cuidados da mãe, que tem que trabalhar e conviver com uma vida difícil.
    Meg é a mais velha das irmãs, tem 17 anos, é a mais bonita de todas e tem um pouco mais de dificuldade para assimilar a nova realidade financeira da família; pois não pode se dar mais ao luxo que tinha antes e tem que trabalhar cuidando de crianças, Jô tem 16 anos e como ela mesma disse, preferia ter nascido um garoto, apaixonada por leitura gosta muito de escrever, mas tem um temperamento difícil e trabalha como acompanhante da tia, Beth tem treze anos, tranqüila e amorosa, tem uma grande paixão pela música e com uma imensa bondade no coração, procura sempre ajudar a todos, desta maneira cuida da casa e Amy é a caçula, mimada e um pouco egoísta, mas sabendo desse terrível defeito, busca a cada dia arrancar isso do coração, ela somente estuda.
     Elas têm uma bela amizade com o seu vizinho Laurie, mas em especial com Jo, essa amizade com Laurie e posteriormente seu avô, ajudam todas a passarem pelas intempéries dessas mudanças e acontecimentos do dia a dia.
    Mulherzinhas é um livro cativante e intenso, que aborda questões importantes, seja no âmbito social ou familiar, relatando o cotidiano dessas adoráveis moças, um romance rico e profundo que está na lista dos meus favoritos.
     
     
    Segue abaixo sinopse do livro:
     
     
    Sinopse - Mulherzinhas - Louisa May Alcott
     
     
    Mulherzinhas nos convida à inteligência, que hoje está fugindo, à juventude perene desses jovens do século XIX, cujas aspirações essenciais podem ser reconhecidas nos jovens de sempre.Alcott situa na Nova Inglaterra a descrição afetuosa e tocante da vida das irmãs March para fazer uma metáfora sobre as experiências do crescimento humano, através da juventude e feminilidade de Meg, Beth, Amy e Jo.
    Nascida em 1832, na Pensilvânia, Estados Unidos da América do Norte, Louise May Alcott sonhava ser atriz, mas tornou-se escritora. Inspirou-se nas próprias experiências para escrever suas histórias.Foi educada pelo pai, o filósofo e educador Amos Bronson Alcott, tendo a oportunidade de conviver com intelectuais do círculo do pai, como Thoureau e Emerson.Em "Mulherzinhas" (1868), a autora apresenta o retrato de uma família de classe média norte-americana do seu tempo, salientado os seus valores morais: civismo e amor à pátria, que chega ao sacrifício de seus filhos, dedicação extrema ao lar e ao próximo.Este romance obteve muito sucesso no cinema com o título "Adoráveis Mulheres".
    Livro clássico para ser lido e guardado. Com ele a avó presentear a neta, a mãe a filha, todos se presentearem mutuamente, amigos a amigos, com essas adoráveis mulheres.
    Segue abaixo sequência (rigorosamente na ordem) de Mulherzinhas:
    1) Boas Esposas (Good Wives), traduzido por Genolino Amado
    2) Um colégio diferente (Little Men), traduzido por Herberto Sales.
    3) A rapaziada de Jô (Jo's Boys), traduzido M. Z. Camargo


    10 comentários :

    1. Nunca ouvi falar do clássico e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. O título é bem intrigante, apesar de simples, e o fato de ter um bom e velho romance me conquistou de imediato!
      Ótima resenha! Ótima dica!


      Beijinhos, Amanda Cristina.
      www.primeiro-livro.com

      ResponderExcluir
    2. Ah que fofo!!! Deu vontade de ler!!! Que lindo, lindo ,lindo!!! Bks

      ResponderExcluir
    3. Não conhecia esse livro Marco!
      É bom conhecer novos livros.
      Boa indicação!
      bj

      ResponderExcluir
    4. Olá!
      Achei este livro bem interessante por ser algo histórico, eu adoro livros assim!!
      Adorei a dica e fiquei curiosa para ler!!
      Bjinhs

      ResponderExcluir
    5. Olá. Adorei a resenha, gosto de histórias desse tipo. Vou add na lista de livros desejados no Skoob. :)

      ResponderExcluir
    6. Olá Fernanda,

      O livro é lindo...um clássico maravilhoso....vc irá gostar muito....abçs.

      ResponderExcluir
    7. Adoro ler clássicos,mas esse eu não o conhecia.Gostei bastante da resenha,por isso,assim que for possível,estarei adquirindo um exemplar.
      Bjs!
      Zilda Mara
      Cachola Literária

      ResponderExcluir
    8. O livro me parece ser muito interessante e um nome diferente.
      Mas tenho um pé atrás em relação aos clássicos, talvez eu dê uma conferida no livro...

      Beijosss
      Bianca,
      Book mania
      http://bookmaniablog.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    9. Qualquer coisa (foi mal, não resisti)

      ResponderExcluir
    10. legal a resenha, gostaria muito de ler o livro rsrsrs

      ResponderExcluir