• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • As Memórias do Livro - Manuscrito de Sarajevo





    O livro conta a história de um livro especial que é reencontrado, após sobreviver séculos, a Hagatá de Sarajevo, um livro de Páscoa Judeu que contém ilustrações. Hanna uma especialista em pergaminhos e livros medievais é chamada para fazer a conservação do livro. Quando começa analisar a Hagadá, ela encontra uma asa de borboleta, manchas de vinho, cristais de sal e um pêlo branco.
    Cada material encontrado tem uma história que mostra ao leitor como aquilo foi parar lá, a história e as aventuras dessa Hagatá, que passou por judeus, cristãos e mulçumanos, entrelaçando diversas pessoas das mais diferentes origens as quais vão sendo contadas, o que nos faz viajar no tempo a partir das memórias do livro; este valioso manuscrito de Sarajevo.
    No meio a tudo isso temos Hanna com a sua própria luta; pois não consegue conviver com a mãe, que é uma cirurgiã e não aceita a sua profissão, mas gostaria que Hanna seguisse a carreira de medicina e também pelo romance com Ozren Karaman, o bibliotecário chefe do museu e responsável pela proteção da Hagadá.
    Geraldine Brooks escreve um excelente livro, que transporta o leitor para épocas e lugares muito bem descritos, com personagens marcantes e importantes.


    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - As Memórias do Livro - Manuscrito de Sarajevo - Geraldine Brooks


    Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.

    Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

    23 comentários :

    1. Olá!
      Você não vai acreditar, antes de eu entrar nesta vida de blogueira, eu já havia visto este livro e me apaixonei por ele! Acho ele super interessante, pena que ainda não tive oportunidade de ler!
      Bem, eu adorei sua resenha e me deixou com mais vontade de ler, adorei!! bjinhos

      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Oi, Marco!

      Já li esse livro, até tem resenha dele no blog, mas não foi feita por mim.
      Confesso que não gostei, achei a leitura bem parada e cansativa. =/

      Beijo grande e ótimo fim de semana pra vc!

      ResponderExcluir
    3. Vanessa, um livro que você vai gostar, apesar da leitura dele não ser impolgante, mas no contexto geral é um excelente livro.
      Obrigado.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    4. Olá Sandra.

      è um livro que realmente não é empolgante, mas achei a história muito bem criada.

      Obrigado e bom final de semana pra você também!

      Abçs!

      ResponderExcluir
    5. Muito legal esse lance de colocar objetos no livro e mostrar sua origem. Parece ser uma estória incrível hein? Como ele é narrado, em primeira pessoa?

      Beijos!
      www.pronomeinterrogativo.com

      ResponderExcluir
    6. Olá Thaís.
      Também achei muito legal e a partir deste ponto a história e as descobertas vão mais além, ele é narrado em primeira pessoa sim.Voce irá gostar do livro.

      Abçs.

      ResponderExcluir
    7. Parece ser uma história bem interessante! Adoro também quando explicam da onde as coisas vieram, quando a personagem está analisando algo...

      Beijos!

      ResponderExcluir
    8. Oi Marco!
      Muito obrigada pela visita ao meu blog!
      Já estou seguindo aqui também!

      O livro parece ser muito interessante, gosto dessa viagem que ele parece conseguir fazer com o leitor, além de criar toda a história de Hanna!

      Beijos!

      ResponderExcluir
    9. Olá Milena.
      É muito interesante mesmo e uma verdadeira viagem.

      Abçs!

      ResponderExcluir
    10. Olá Aione.
      Eu é que agradeço, e sempre estarei visitando o seu blog.
      Se você tiver a oportunidadede ler irá gostar deste livro.

      Abçs!

      ResponderExcluir
    11. Oi Marco! Vc tem um gosto afinado para a leitura...Sei lá, me sinto em casa aqui no teu blog...No momento estou lendo apenas os livros que preciso para a faculdade...mas me interesso muito pelos que vc coloca aqui....fico com uma vontade grande de ler...é bom saber que tem um espaço assim, que a gente se identifica..pois aí é só vir aqui, fazer a lista e ir atrás do livro! hehehehehe

      ResponderExcluir
    12. Olá Marli.
      Fico lisonjeado com o seu elogio, o meu intuito de fazer um blog era esse também; pois analisei que muitos blogs não divulgam excelentes livros que eu li.
      Obrigado e estou adorando o seu livro, uma verdadeira viagem.

      Abçs.

      ResponderExcluir
    13. Amei esse livro... hoje começo a ler March, da mesma autora. Algo me diz que vou gostar ainda mais. =)

      ResponderExcluir
    14. Olá Cassia!
      March é um livro excelente, tem resenha dele aqui no blog.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    15. Muito bom. Vou adorar ler. Sua resenha me deixou com uma vontade doida de saber mais sobre a história. realmente despertou meu interesse. Ótimo.

      ResponderExcluir
    16. Oi, Marco!
      Realmente é uma busca encontrar a história de cada objeto e, mergulhar neste livro será um prazer de ler.
      Além de que a história da Sarajevo já é uma história, de quem está do lado de fora, fascinante.

      ResponderExcluir
    17. Fiquei curiosa para ver as ilustrações do livro e a historia e si, ele em parece ser bem interessante, quero ler em breve!

      ResponderExcluir
    18. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma inteligente, dando uma boa ideia sobre o enredo, aproximando o leitor da história.

      ResponderExcluir
    19. Resenha bem escrita, abordando o tem de forma simples, nos dando uma noção sobre o que nos aguarda ao lermos esse livro.

      ResponderExcluir
    20. Acho muito legal quando um autor cria essas tramas em que através de um objeto, começa a entrelaçar histórias diferentes. Me parece ser um livro bem sensível.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir
    21. Oi Marco gosto de vir aqui pois tem bastante resenhas de livros bem diferentes do que estou acostumado a ler. O livro as memórias de um livro parecer bem peculiar! Interessante!
      bjs
      Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

      ResponderExcluir
    22. Esse livro é excelente.Não conhecia a autora e comprei por mera curiosidade mesmo.E adorei. O jeito como ela faz o livro passear por várias épocas históricas e como isso se encaixa na vida da narradora é fascinante.Eu recomendo.
      Com certeza lerei mais livros da autora.
      Bjs

      ResponderExcluir
    23. Esse livro é excelente.Não conhecia a autora e comprei por mera curiosidade mesmo.E adorei. O jeito como ela faz o livro passear por várias épocas históricas e como isso se encaixa na vida da narradora é fascinante.Eu recomendo.Bjs.

      ResponderExcluir