• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Adeus, China - O Último Bailarino de Mao






    Este é um daqueles livros que ficam gravados na nossa memória para sempre; pois a história de Li Cunxin, um garoto de apenas 11 anos, filho de camponeses, de infância pobre e com muitas necessidades que vai surpreender e envolver profundamente o coração do leitor. ADEUS, CHINA – O Último bailarino de Mao vai proporcionar ao leitor não somente uma leitura agradável, mas também sentimentos e emoções.
    Vivendo numa época difícil de ditadura do Mao Tsé-Tung (Chefe Mao como era chamado), a família de Li Cunxin era umas das mais pobres famílias da sociedade comunista chinesa e que vivia na miséria e com necessidades extremas; no qual ele e seus irmãos eram obrigados a se alimentar de inhame. Li Cunxin tinha tudo para se tornar mais um humilde lavrador, mas num determinado dia um representante da cúpula chinesa vai até a escola aonde ele estudava para escolher alunos para estudar na escola de ballet de Pequim e pela obra do destino ele foi selecionado. A partir deste momento daria o primeiro passo que mudaria a sua vida e da sua família.
    Viveu a sua adolescência longe da família e teve que vencer muitos obstáculos; pois à saudade e a tristeza muitas vezes lhe tomara por saber que seus familiares não tinham quase o que comer, enquanto, ele, agora, poderia se alimentar de coisas que nunca passariam na sua mente, mas com uma força interior muito grande, perseverança e determinação Li Cunxin se tornaria um dos maiores bailarinos do mundo.
    Um livro fantástico com uma história emocionante que mudará a visão da vida de muitos e fará com que o leitor não deixe o livro antes do ultimo parágrafo.

    Segue abaixo sinopse do livro:


    Sinopse - Adeus, China - O último bailarino de Mao - LI CUNXIN


    Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente. Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade.

    18 comentários :

    1. Olá!!
      Te indiquei para responder um meme no meu blog!!
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2011/09/respondendo-meme.html

      ResponderExcluir
    2. O meme, vc copia do meu blog e responde no seu e indica outros blogs para responder! Depois so avisa os blogs que indicou!
      Qualquer coisa, pergunte! bjs
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Parabéns pela resenha, muito bem escrita e trabalhada.
      Ainda não li este livro, mas parece ser muito emocionante, fiquei com muita vontade de ler.
      Com certeza vai para minha lista que não para de crescer.
      Abraços.

      ResponderExcluir
    4. Olá Mel Francis!

      Obrigado, se tiver a oportunidade não deixe de ler; pois é realmente emocionate, uma lição de vida.
      Abraços!!!

      ResponderExcluir
    5. Olá Nessa!
      Obrigado pela indicação e pela dica..abçs!!

      ResponderExcluir
    6. A capa do livro não me conquistou, mas a tua resenha sim... quero ler, onde compro?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helana,

        Esse livro é super fácil de encontrar nas livrarias e afirmo novamente é excelente.......abraços.

        Excluir
    7. Olá, Marco!
      Não sei bem a razão, mas adoro histórias que retratem a China. Talvez porque seja bem mais miserável do que a maioria pensa... Enfim, adorei sua resenha!
      Beijos.

      ResponderExcluir
    8. Linda a história. A resenha me deixou cheia de vontade de ler e conhecer mais a história do personagem. Assim que puder vou querer ler. Com certeza. Beijos.

      ResponderExcluir
    9. Fascinante história!
      Como a vida sempre nos surpreende, uma história que teria sido a realidade normal, pode tornar em uma linda história de superação e de conquista.
      Lindas histórias sempre encontramos nos livros que retratam a vida dos habitantes da China.

      ResponderExcluir
    10. A história me parece ser bem emocionante e encantadora, mas confesso que não me interessei de jeito nenhum. Só o leria se ele aparecesse nas minhas mãos por obra do destino (ganhá-lo ou alguém emprestar).

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir
    11. Esses livros orientais, tem um poder tão grande de nos emocionar, me lembro quando li Memórias de uma Gueixa, fiquei completamente tomada pela leitura, e agora lendo essa sua resenha, não tenho dúvidas que esse livro é maravilhoso e tocante, espero sinceramente ter a oportunidade de ler! :)

      ResponderExcluir
    12. Gostei bastante da resenha... Vou procurar o livro para comprá-lo. Obrigado!!

      ResponderExcluir
    13. Ainda continuo querendo ler este romance. Pra mim é uma história muito linda e comovente. Ansiosa por ler.

      ResponderExcluir
    14. Gosto de livros diferentes como este, estou curiosa para ler. Parece um pouco triste, mas sempre tem mta beleza por trás da tristeza.

      ResponderExcluir
    15. Gosto de livros diferentes como este, estou curiosa para ler. Parece um pouco triste, mas sempre tem mta beleza por trás da tristeza.

      ResponderExcluir