• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Neve





    Este livro fez com que Orhan Pamuk ganhasse o prêmio Nobel da Literatura, e não é por menos; pois é um livro maravilhoso. Neve descreve o choque entre o radicalismo islâmico e as influências da cultura ocidental na Turquia moderna, além de demonstrar intolerâncias e incoerências de ambos os lados.
    O protagonista principal Kerim Alakusoglu, poeta turco conhecido por seu apelido ocidentalizado Ka, retorna a Istambul após 12 anos de exílio na Alemanha para o enterro de sua mãe, mas é na pequena cidade de Kars onde quase toda a narrativa é concentrada no período de três dias em que a cidade fica isolada por uma tempestade de neve.
     Neste período, Ka prepara uma reportagem sobre a onda de suicídios de jovens muçulmanas que se recusam a abandonar o véu exigido pelo Corão e proibido nas escolas pelo governo turco, e acaba participando involuntariamente de um golpe político local resultante dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia.
    Em alguns momentos do livro a leitura se torna cansativa e pesada, mas a ação e o suspense e alguns fatos que ocorrem, faz com que você continue a leitura; pois tem uma trama interessante e o final é surpreendente.
    Certamente é um livro que recomendo; pois além de excelente ele nos mostra e nos traz uma visão do universo mulçumano, o qual não conhecemos.


    Segue abaixo sinopse do livro:



    Sinopse - Neve - Orhan Pamuk



    Neve conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal. 



    8 comentários :

    1. Olá!!
      Que legal este livro, gosto muito de livros assim, de coisas reais, fatos históricos, muito bom!!! E sobre mulçumanos eu não li nenhum livro!
      Fiquei com vontade de ler e a capa é bem expressiva!!! bj

      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Olá Vanessa.
      Esse livro é excelente e como voc\~e falou a capa é bem expressiva e gosto demais desta capa.

      Obrigado pela a visita.

      Abçs!

      ResponderExcluir
    3. E quem disse que consegui ler esse livro até hoje gente? Uma amiga na faculdade comentou comigo sobre ele, fiquei fascinada com o resumão que ela me passou, mas até hoje não consegui lê-lo. Como disse num comentário anterior, curto muito essa realidade nas histórias, relatos de fatos, faz bem as vezes ler sobre o o mundo de uma perspectiva verdadeira.

      Beijos!
      http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Olá Thaís!
      Acho que você deveria retomar a leitura deste livro, voc~e irá gostar muito.

      Abçs!!

      ResponderExcluir
    5. Gostei muito da capa e da resenha.
      Gosto muito de livros que exploram outras culturas e esse parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler.
      bJo

      ResponderExcluir
    6. Olá Glauce.
      Esta capa á linda mesmo e e a história é realmente boa, não irá se arrepender.

      Abçs!

      ResponderExcluir