• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • A Montanha e o Rio - Da Chen - Editora Nova Fronteira!

    Sinopse - A Montanha e o Rio - Da chen

     

    No auge da Revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem e poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto de uma montanha pouco depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que Shento é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, Tan e Shento são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro. A montanha e o rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. 




    Resenha:


    O livro conta a história de dois irmãos que são filhos do mesmo pai, mas, porém de mães diferentes e que não se conhecem, Sentho, filho bastardo e pobre de um relacionamento clandestino com uma bela camponesa, e que logo nas primeiras páginas do livro, a narrativa do seu nascimento é umas das cenas mais impressionantes, porque nasce no momento em que sua mãe comete suicídio ao pular do ponto mais alto do penhasco, sendo que nesse exato momento dá a luz. 
    Ele vive quase que por milagre; pois cai num arbusto de chá, e um velho curandeiro que estava atrás de ervas o resgatou recém-nascido, levou para sua aldeia e o criou como fosse seu filho. Tan é o filho primogênito, sua mãe é uma linda mulher, pianista e de uma família também muito influente, e que vive cercado de luxo e conforto.

    Tan e Shento crescem trilhando caminhos diferentes marcados por acontecimentos inusitados e coincidências trágicas, mas o destino faz com que em determinado momento de suas vidas eles se encontrem; pois os dois se apaixonaram por uma bela jovem camponesa chamada Sumi, e isso faz com que eles se tornem inimigos não somente no campo político, mas também no pessoal que os levará a uma jornada sem volta.

    O Autor Da Chen, cria um enredo que se desenrola na China dos anos 60, com acontecimentos que marcam a história política e social naquele período, a história é contada pela perspectiva de dois irmãos e o romance e o drama vão ganhado vida através deles.

    Um dos melhores livros que já li e que recomendo sem sombra de dúvidas.










    Trilha sonora da resenha:





    Sobre o autor:


    Nascido no sul da China, em 1962, Da Chen corria descalço por entre os  campos repletos de lama e escalavas a encostas e cachoeiras. Em seu  pequeno vilarejo em Fujian, as únicas luzes que queimavam eram  provenientes de lanternas de querosena, que sibilavam suas chamas e  iluminavam o local.
     Como neto de um fazendeiro dono de terras na região, ele foi vitima da  perseguição politica comunista e da pobreza durante a Revolução Cultural  Chinesa. Sua família foi espancada, seu pai jogado em um reformatório e  o jovem Chen, com nove anos de idade, foi ameaçado de prisão. O amor a  família o ajudou a sobreviver a sociedade da época e a fazer uma  inesperada amizade com outras quatro pessoas também marginalizadas que,  sonhando com um mundo melhor, sobreviveram a toda a calamidade daqueles  tempos.
      Seu primeiro contato com uma mulher cristã foi um divisor de águas. Ela  ensinou a Da Chen o inglês e abriu as portas para um novo mundo. Ele se  destacou, assim, no Colégio Universitário de Liguas e Culturas de  Beijing e começou, após se graduar como melhor aluno da classe, a dar  aulas de inglês nesta mesma instituição.
     Da Chen foi para os Estados Unidos aos 23 anos, com trinta dolares no  bolso, uma flauta de bambu e um coração cheio de esperanças. Cursou  Direito na Universidade de Columbia - onde possuia bolsa de estudos  integral - e depois trabalho na Wall Street, em uma firma de  investimento bancário chamada Rothschilds Inc.
     Hoje em dia, mora na região do vale do rio Hudson, no estado de Nova  York, com a esposa, Sunny, e os filhos, Victoria e Michael.
     







    40 comentários :

    1. Esse se livro é excelente..se tiver a oportnidade irá gostar...abçs!

      ResponderExcluir
    2. Oi Marco!
      Realmente este livro parece ser muito bom e interessante!
      Achei legal o fato de ser descrito na China, algo diferente!
      Que bom que vamos indica-lo lá no meu blog!!

      Bjinhs
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Hummm! Esse livro deve ser lindo! Quero ler!!!

      ResponderExcluir
    4. Não conhecia esse livro, mas quero muito ler. Achei a história central muito boa!
      Beijos!
      Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

      ResponderExcluir
    5. Não sei se iria ler o livro não.
      Não é uma história que me chame atenção, mas vá que mude de ideia, é sempre assim :p

      Beijinhos ♥
      www.intheskyblog.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Olá, Marco.
      Só o tal nascimento dele já me ganhou. Adoro narrativas nos anos 60, independente de em qual país ocorram. Enfim, me interessei pelo livro e espero comprá-lo assim que possível.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    7. Parece um livro que "marca" sabe? :)
      Achei bem legal.
      Beijos

      estantedasfadas.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. O que mais me chamou atenção na resenha foi o fato dos irmãos se encontrarem, esse tipo de história prende fácil o leitor.. e a leitura flui!
      Bjs

      ResponderExcluir
    9. Que livro ótimo pra se ler. Não o conhecia e graças a você e sua resenha vou experimentar ler ele também. Beijos.

      ResponderExcluir
    10. Olá, Marco!
      Nossa que história!
      Eu fiquei interessada em saber quem levará a amada Sumi? E, como reagirão ao descobrir que ambos são irmãos?
      Eu quero muito ler este livro.

      ResponderExcluir
    11. Livro total desconhecido por mim ate agora, o livro nao em chamou muita atenção nao, por mais que tenha um enredo bom. Uma pena.

      ResponderExcluir
    12. Nossa fiquei impressionada com a história desses dois irmãos. Amei. Vou adorar ler este também.

      ResponderExcluir
    13. Não conhecia esse livro, mas a resenha me deu uma boa noção da história, parece ser uma leitura que vale a pena, bem cativante.

      ResponderExcluir
    14. Este é outro livro que não faz nada meu estilo auhsuahs por mais que a resenha esteja muito bem escrita, eu não me senti ligada ao livro, eu não senti qualquer entusiasmo para lê-lo e quando isto acontece é porque não é meu estilo. Ele me lembra aqueles livros chatos que as escola nos manda ler para o ENEM ausahsauhs

      ResponderExcluir
    15. Pelo q vir a capa e o titulo parece bom o livro,li a resenha e achei interessante.........

      ResponderExcluir
    16. Me apaixonei na primeira impressão, A capa achei fofa a hist´ria também parece ser boa pelo que li na resenha.

      ResponderExcluir
    17. Pelo que vi na capa, o livro deve ser otimo, li a resenha e comprovei que e muito bom.

      ResponderExcluir
    18. O enredo parece ser bem interessante, com uma leitura cativante daquelas que prende a atenção do leitor até a última página.

      ResponderExcluir
    19. Nunca li nenhum livro escrito por um chinês. Ou melhor, nunca li nada que fosse ambientado na China. Achei a história bem interessante, e fiquei bem curioso pra ler essa cena do nascimento do Sentho. Espero ter a oportunidade de ler.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir
    20. Gostei do tema do livro, me chamou a atenção um típico o príncipe e o plebeu ambientado na China. Quero ler

      ResponderExcluir
    21. Que historia! Eu não conhecia esse livro, mas é muito bom, imagine só 2 irmãos que não sabe que são irmãos, serem inimigos...e também o fato de a historia se passar nos anos 60, onde se narra parte da historia politica da China. Gostei demais da resenha, já quero ler! :)

      ResponderExcluir
    22. Interessante, gosto muito de livros que trazem histórias sobre outros países e culturas...

      ResponderExcluir
    23. Amei a sinopse, vc me conquistou com a resenha! Adoro histórias assim, com fatos históricos de pano de fundo, dramas possíveis e que me emocionem. Já para os desejados! Não conhecia o autor, mais um que desvendarei.

      ResponderExcluir
    24. Oi Marco tudo bem, gostei da capa do livro, e o Drama entre os irmão com um destino tão diferente se encontrarem assim, tenho que adquirir esse livro para ler!!! Ótima resenha! Add no skoob!
      Bjs
      Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

      ResponderExcluir
    25. o nome do livro aparenta a historia ser chata mais pela resenha, gostei , quero ler

      ResponderExcluir
    26. O livro parece ter uma narrativa muito boa, com um bom ritmo, prendendo a atenção dos leitores até a última página, vale a pena conferir.

      ResponderExcluir
    27. O livro parece ser muito bom envolvendo questões sociais e política e ainda mais na China que não difere muito da qui em qualquer lugar no Brasil!Despertou meu interesse gostaria muito de ler.
      Beijinss!!
      rose.nea@hotmail.com

      ResponderExcluir
    28. Muito interessante, com fatos históricos da China, parece ser muito bom, fiquei com vontade de ler.

      ResponderExcluir
    29. Sem sombra de dúvida, um dos melhores que li, vale muito a pena se dedicar a essa leitura, livro surpreendente e apaixonante !

      ResponderExcluir
    30. Oi, Marco.
      O livro é bem legal e traz coisas novas para minhas leituras, vou coloca ele na lista.

      Beijos

      ResponderExcluir
    31. Amei este livro. A estória é comovente e os personagens também. Não me arrependi de ler e adorei relembrar sobre ele na resenha. Beijos.

      ResponderExcluir
    32. Marco!
      A cultura chinesa dos anos 60 é bem diferenciada da atual e espero que o livro aborde esses aspectos no livro, além do drama dos irmãos que não se conhecem e acabam se apaixonando pela mesma garota.
      cheirinhos
      Rudy

      ResponderExcluir
    33. Não gosto muito desses tipos de livros. Não faz parte de minha "Lista de gostos", digamos assim. Mas parece até legal. Os comentários ajudam tbm! :D

      ResponderExcluir
    34. Esse livro é super interessante. Só acho que o final faltou abordar alguns fatos

      ResponderExcluir