• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak - Editora Intrínseca!

    Sinopse:
    Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo. Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
     A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.




    Resenha:


    Quem não lembra do livro “A menina que roubava livros”, é um livro extraordinário e marcante; pois bem, “Eu Sou O Mensageiro” é outro excelente livro do mesmo autor, “Markus Zusak”. Quero fazer menção do autor primeiramente, porque lendo este livro, vemos o quão diferenciado ele é; porque o livro “Eu Sou O Mensageiro”, não segue a mesma linha de história ou romance do livro “A menina que roubava livros” e com isso vemos um autor que consegue explorar vários assuntos.
    Mas vamos falar do livro, a história tem como protagonista Ed Kennedy, que é muito carismático e engraçado. É um jovem taxista, que perdeu o pai,  com uma mãe ranzinza e amarga, que o despreza totalmente por fazê-la lembrar do esposo, também tem um cachorro fedorento chamado Porteiro com o qual conversa constantemente, além de três amigos inseparáveis.
    Um cara totalmente sem perspectiva de vida, mas sua vida começou a mudar quando, um dia, teve a coragem de impedir um assalto a banco. Virou uma espécie de "herói" e depois disto, começou a receber umas cartas anônimas, que trazia uma carta de baralho com alguns endereços, as quais o fez se perguntar: Quem havia lhe mandado aquilo? O que eram aqueles endereços? O que ele deveria fazer com as cartas?
    A partir daí, ele conhece várias pessoas, com suas histórias de vida e inicia uma nova jornada.
    Nosso protagonista nos conduzirá com ele, nessa abrangente viagem, confuso e ansioso pelo cumprimento de cada tarefa.
    É um livro com uma história envolvente e inteligente, que traz uma mensagem clara, que nos faz pensar nas nossas atitudes.
    Faço uma pequena ressalva em um único momento do livro, no que diz respeito à mulher que é estuprada diariamente pelo marido; pois no momento que ocorre as revelações, o que se refere a ela, sai totalmente fora do contexto da mensagem que o livro nos traz.
    É um livro recomendadíssimo e indispensável para aquele que gosta de ler um bom livro.
     



    Trilha sonora da resenha:








    Sobre o autor:



    Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu  ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de  Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe.  Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar.
     "Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil  Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas  ainda haviam crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e  pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis  outro lado da Alemanha Nazista", disse Zusak numa entrevista com o The  Sydney Morning Herald.
     Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos  romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava  Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos  australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de  quatro livros para jovens: "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe",  "Getting the Girl", e "Eu Sou o Mensageiro", receptor de um Printz Honor  em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney  com sua esposa e sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu  tempo livre.








    4 comentários :

    1. Eu comecei a ler este livro e acabei deixando ele de lado, pois estava lendo varias coisas ao mesmo tempo,mas pretendo retomar a leitura!
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. É um livro engraçado,mas traz uma mensagem muito boa ao leitor...abçs!!

      ResponderExcluir
    3. Hum, fiquei curiosa em ler o livro. Eu já tenho A menina que roubava livros aqui na estante, mas ainda não consegui ler. Mas é bom saber de outros títulos do autor!
      Sua resenha está ótima!

      Abraço

      Eliane (Leituras de Eliane)

      ResponderExcluir
    4. Obrigado,logo estarei postando a resenha do liro "A Menina que Roubava Livro" é um excelente livro também.
      Obrigado.
      Abçs!

      ResponderExcluir