• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Eu Sou O Mensageiro





    Quem não lembra do livro “A menina que roubava livros”, é um livro extraordinário e marcante; pois bem, “Eu Sou O Mensageiro” é outro excelente livro do mesmo autor, “Markus Zusak”. Quero fazer menção do autor primeiramente, porque lendo este livro, vemos o quão diferenciado ele é; porque o livro “Eu Sou O Mensageiro”, não segue a mesma linha de história ou romance do livro “A menina que roubava livros” e com  isso vemos um autor que consegue explorar vários assuntos.
    Mas vamos falar do livro, a historia tem como protagonista Ed Kennedy, que é muito carismático e engraçado. É um jovem taxista, que perdeu o pai,  com uma mãe ranzinza e amarga, que o despreza totalmente por fazê-la lembrar do esposo, também tem um cachorro fedorento chamado Porteiro com o qual conversa constantemente, além de três amigos inseparáveis.
    Um cara totalmente sem perspectiva de vida, mas sua vida começou a mudar quando, um dia, teve a coragem de impedir um assalto a banco. Virou uma espécie de "herói" e depois disto, começou a receber umas cartas anônimas, que trazia uma carta de baralho com alguns endereços, as quais o fez se perguntar: Quem havia lhe mandado aquilo? O que eram aqueles endereços? O que ele deveria fazer com as cartas?
    A partir daí, ele conhece várias pessoas, com suas histórias de vida e inicia uma nova jornada.
    Nosso protagonista nos conduzirá com ele, nessa abrangente viagem, confuso e ansioso pelo cumprimento de cada tarefa.
    É um livro com uma história envolvente e inteligente, que traz uma mensagem clara, que nos faz pensar nas nossas atitudes.
    Faço uma pequena ressalva em um único momento do livro, no que diz respeito à mulher que é estuprada diariamente pelo marido; pois no momento que ocorre as revelações, o que se refere a ela, sai totalmente fora do contexto da mensagem que o livro nos traz.
    É um livro recomendadíssimo e indispensável para aquele que gosta de ler um bom livro.
     
    Segue abaixo a sinopse do livro:
     

    Sinopse - Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak

    Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.

    Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.

    A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.
     
    Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak

    4 comentários :

    1. Eu comecei a ler este livro e acabei deixando ele de lado, pois estava lendo varias coisas ao mesmo tempo,mas pretendo retomar a leitura!
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. É um livro engraçado,mas traz uma mensagem muito boa ao leitor...abçs!!

      ResponderExcluir
    3. Hum, fiquei curiosa em ler o livro. Eu já tenho A menina que roubava livros aqui na estante, mas ainda não consegui ler. Mas é bom saber de outros títulos do autor!
      Sua resenha está ótima!

      Abraço

      Eliane (Leituras de Eliane)

      ResponderExcluir
    4. Obrigado,logo estarei postando a resenha do liro "A Menina que Roubava Livro" é um excelente livro também.
      Obrigado.
      Abçs!

      ResponderExcluir