• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • 1808 - Laurentino Gomes - Editora Planeta!


    Sinopse:
    A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do Mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
    O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, “ 1808” é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.











    Resenha:




    Antes de falar deste excelente livro “ 1808” , gostaria de parabenizar o autor “Laurentino Gomes”, por sua dedicação e pesquisa para escrever um livro, com uma narrativa agradável e envolvente de um período importante e histórico entre Brasil e Portugal, despertando muitos a conhecer melhor a história do país em que vivemos.
    Devido o alto índice de acontecimentos nada agradáveis que ocorrem em nosso país, as vezes não esperamos que sejam escritos livros que falem sobre o Brasil e seus acontecimentos, mas para a nossa alegria estamos errados e temos muitos outros autores abordam este tema.
    “ 1808” é um livro com muitos detalhes, sejam estes, dos acontecimentos ou dos personagens que os correspondem.

    Ameaçado por Napoleão, D. João abandona Portugal e foge para o Brasil no dia 29 de Novembro de 1807 em companhia da mãe rainha D. Maria I, sua mulher Carlota Joaquina, dos filhos e toda a corte, durante a viagem acompanharam o príncipe regente cerca de 10.000 e 15.000 pessoas e levou quase dois meses para atravessar o Oceano Atlântico que foi um verdadeiro tormento para todos, pois o desconforto era grande, ratos, baratas e carunchos infestavam os depósitos de mantimentos, a água apodrecia e acabou contaminada por bactérias e fungos, além das tempestades e avarias que as embarcações sofriam.
     
    Além de D. João VI e Carlota Joaquina, temos vários personagens que desempenharam papéis importantes neste período e aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre este período, não podem deixar de adquirir e ler esse livro. Com isso, Laurentino Gomes, consagrou o livro “ 1808” como um best-seller e com os prêmios Jabuti e Livro do Ano e com isso não precisamos acrescentar mais nada.
    A descrição dos acontecimentos e dos personagens é excelente, a diagramação da obra é extremamente caprichada e didática, uma página com uma linha do tempo, várias páginas em papel fotográfico reproduzindo telas e fotos, todas em cor, com as devidas fontes, autores e locais onde estão em exibição.  Há ainda um mapa que mostra o caminho da viagem dos navios com toda a nobreza fugitiva, livro mais do que recomendado.



    Trilha sonora do livro:




    Sobre o autor


    Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.








     
    Segue abaixo alguns vídeos do autor:




















    5 comentários :

    1. Opa, gostei bastante! Não vivo só de tennis, adoro ler =)

      Vou procurar pelo livro assim que for a Fnac. Abs!

      ResponderExcluir
    2. É isso ai minha cara, ler é uma coisa maravilhosa,obrigado pelo comentário...abçs!!

      ResponderExcluir
    3. Eu tenho esse livro, mas tbm tenho tantos para ler que ele acaba sempre indo para o final da fila... rs!!

      Quem sabe agora eu nao me empolgo!!

      Bjao e parabéns!!

      ResponderExcluir
    4. Olá Liana,
      Quando a gente tem tantos livros é difícil escolher qual ler primeiro, mas os dois são demais e vale muito a pena, não é a toa que viraram best-sellers.

      Obrigado.

      Abraços!

      ResponderExcluir
    5. Quero muito ler esse livro....amei sua resenha...beijocas!!!!

      ResponderExcluir