• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Resto de Raen - Nelson Albuquerque Jr. !!

     

    Sinopse:

    O cenário inicial é uma cidade de prédios luxuosos em contraste com ruas pantanosas. E a história tem como personagem central Ruy Marino, um rapaz que sofreu muitas perdas: a morte dos pais em uma das várias pandemias, a separação da mulher, a extinção de sua profissão e o sumiço de sua irmã gêmea há cerca de 20 anos.

    Ele mora sozinho, aliás, com um jacaré banguela que se refugiou em sua casa. Agora, a vida começa a lhe provocar com chamados inusitados. Ele tem uma jornada importante a viver.









    Resenha:


    Ruy Marino é um jovem redator de relatórios desempregado, sua profissão está obsoleta devido à tecnologia e aos novos recursos que surgiram, sobreviveu a várias pandemias, mas infelizmente sofreu várias perdas, a morte dos pais e de Carla, uma de suas irmãs, a separação da esposa Camila e o sumiço da irmã gêmea Helena, que desapareceu ainda na adolescência, deixaram Ruy desnorteado.

    Hoje Ruy Marino vive recluso, agora a sua única companhia é Nelson, um jacaré banguela que apareceu em sua casa, ele até tentou se livrar dele, mas os zoológicos eram como depósitos de animais, Ruy acabou ficando com ele, o mundo mudou e apesar do avanço tecnológico e dos prédios luxuosos, a cidade é um pântano, com as calçadas e as ruas cobertas de lama.

    A liberdade é duvidosa, pois os habitantes daquela cidade usam coleiras, Coleira de Liberdade é um aparelho de comunicação interpessoal, evoluiu dos antigos telefones, infelizmente as pessoas se acostumaram a isso, e Ruy é uma delas, sem nenhuma perspectiva.

     Mas certo dia Ruy Marino recebe uma ligação que o tiraria da sua apatia, seu ex-chefe. Dr. Antenor, oferece um serviço um pouco inusitado, escrever a biografia de um cachorro, Romero Brito, que estava nos seus últimos dias de vida e era muito querido pela família.

    Agora ele é obrigado a sair mais vezes de casa e a conviver novamente com as pessoas, durante essas saídas ele conhece um cego pedinte e dois jovens que vivem nas ruas que mudarão a sua vida, todo esse processo faz reacender a vontade de reencontrar sua irmã Helena, desaparecida há muitos anos, ainda mais após reviver as poesias de um poeta chamado Joan Raen, que pode ser a pista que ele esperava para o seu desaparecimento.

    Em seu primeiro livro o autor Nelson Albuquerque nos apresenta uma história incrível, cheia de reflexões, principalmente no que diz respeito as relações humanas, a tecnologia aumentou, facilitou muitas coisas, mas também de certa forma distancia as pessoas, vemos isso no nosso dia a dia, as pessoas não largam o celular e deixam de conviver com os amigos, a família, a natureza e com o mundo.

    A escrita é incrível, única, sem vírgulas, só pontos, a leitura flui de uma maneira incrível e quando percebemos já estamos no fim da história, os personagens são cativantes, e o jacaré que leva o nome do autor é um deles, um livro que eu recomendo a todos.

     

     

    "O melhor lugar para esconder um segredo é dentro de um livro." Pagina 50.




    Trilha sonora da resenha:





    Sobre o autor:

     

    Nelson Albuquerque Jr. nasceu em 1975 na cidade de São Caetano do Sul (SP). Formado em Jornalismo e com pós-graduação em Língua e Literatura, passou a maior parte da carreira em redações de jornal e em agências de publicidade. 

    Foi editor do caderno Cultura&Lazer, do Diário do Grande ABC. Começou a se dedicar à escrita literária no início dos anos 2000, tendo publicado contos e crônicas em coletâneas impressas e meios digitais. É integrante da Academia Popular de Letras, em São Caetano do Sul.







    2 comentários :

    1. Olá, Marco.
      Gostei de saber sua opinião sobre o livro. Eu li ali sobreviveu a várias pandemias e já não é uma leitura que eu queira por agora. Falou nesse assunto já passo longe porque é algo que está ai e fico muito mal. Mas vou anotar para ler futuramente.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    2. Oi, Marco. Tudo bem? Que bom que gostou do livro, pois oarece ser ótimo. Parabéns ao autor pelo lançamento. Ótima resenha. Abraço!



      http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

      ResponderExcluir