• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Crepúsculo e a Aurora - Ken Follett - Editora Arqueiro!!

     

    Sinopse:

    Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.

    Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.

    Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.

    Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira. Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.

    Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo.




    Resenha:


    A popular série da cidade de Kingsbridge, começou em 1989 quando o autor Ken Follett, que era conhecido pelos seus livros de mistérios de espionagem, publicou Os Pilares da Terra, um livro sobre a construção de uma igreja do século XII, logo tornou-se um enorme sucesso e mais dois livros vieram anos depois, "Mundo sem fim" em 2007 e "Coluna de fogo" em 2017. Aqui os fãs da série ficarão emocionados em visitar sua cidade medieval favorita novamente, mas as pessoas que ainda não leram nenhum dos livros anteriores não precisam se preocupar, pois, essa história se passa antes desses três livros, aonde vamos presenciar uma jornada épica ao fim da Idade das Trevas para contar a história de guerra, rivalidade, amor e ódio que antecede e marca a criação da cidade de Kingsbridge.

    O ano é 997 e a Inglaterra está em uma situação terrível, o medo das invasões dos galeses e dos vikings, deixa todos os moradores anglo-saxões temerosos e agitados, o caos reina supremo, enquanto os que estão no poder tiram vantagem de seus cidadãos, pois aqueles que governam as cidades estão em constante luta de poder entre eles e o seu rei, Ethelred.

    Aqui vamos acompanhar três personagens principais, Edgar que é um jovem construtor de barcos que vive com a sua família em Combe, um povoado que pertence a Shiring, cujos planos de fugir com, Sunni, uma mulher casada que ele amava, foram encerrados por um ataque viking, seu pai também foi morto e a família perdeu o negócio. Agora Edgar, seus dois irmãos e sua mãe são forçados a lutar contra a fome tornando-se fazendeiros em uma pequena cidade chamada Travessia de Dreng.

    Ragna é filha de um nobre da Normandia, seu pai, Hubert, é muito importante e tem um grande castelo, ela é jovem, bonita, determinada, destemida, graças ao seu pai aprendeu a ler e escrever, desta maneira, suas habilidades ajudava nas relações políticas e comerciais do seu pai, mas acaba se apaixonando por Wilwulf, o senhor de Shiring, governava uma parte das terras da Inglaterra, onde sua autoridade era menor apenas que a do Rei; após casar com Wilwulf, Ragna logo percebe que entrou em um ninho de cobras, pois descobre que seus irmãos por parte de pais Wynstan, bispo de Shiring, é corrupto, poderoso, usando sua posição religiosa para proteger seus interesses e Wigelm o irmão mais novo, que é um guerreiro brutal e senhor de algumas terras concedidas pelo irmão mais velho. Ragna logo descobre que seu amor está perdido, agora deve descobrir como sobreviver em meio a todas essas traições e aos planos malignos do esposo e seus irmãos.

    Aldred é um monge que espera construir um grande centro de aprendizagem admirado em toda a Europa, que segue os preceitos religiosos corretamente, ele também não aceita injustiça e fará de tudo para que aqueles que utilizam a fé cristã em benefício próprio arquem com as consequências, mas isso o coloca em muitos problemas. Mas o irmão Aldred não é uma pessoa que desisti facilmente e quando se vê encarregado do mosteiro no pequeno vilarejo na Travessia de Dreng, ele decide mudar o mosteiro e trazer mais pessoas para a igreja.

    As vidas desses três personagens se entrelaçam e todos eles entram em um conflito perigoso contra os poderosos irmãos e seus aliados, que estão determinados a fazer qualquer coisa para aumentar seu poder e riqueza.

    O autor Ken Follet novamente nos presenteia com uma história incrível, com influência dominante da religião e da política neste período que fornece a espinha dorsal para uma trama envolvente, cheia de maquinações políticas, corrupção na igreja, assassinato, romance e guerra, com pessoas que lutam para sobreviver em um lugar onde os perigos se escondem, independentemente da sua estatura social, a justiça deve prevalecer, mas resta saber a que custo.

    Ainda temos muitos personagens que são inesquecíveis e que enriquecem ainda mais a história, como Gytha, a madrasta de Wilwulf, que faz de tudo para assegurar o poder da família naquelas terras, outros como o taberneiro Dreng, suas esposas Leaf e Ethel, a filha Cwenburg e a escrava Blod,o xerife Den, dentre outros. Muita coisa acontece no espaço da linha do tempo de dez anos, muitas reviravoltas, mas em nenhum momento a leitura fica cansativa e quando vemos já se foram várias páginas, para os fãs do autor e ficção histórica esse livro é uma leitura obrigatória, com certeza a melhor leitura do ano.



    Trilha sonora da resenha:








    1 comentários :

    1. Oi Marco,
      Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de ler. Os livros parecem ser incríveis.

      Beijinhos
      https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

      ResponderExcluir