• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Crônica: Beijo, abraço, aperto de mão... era só uma brincadeira - Nelson Albuquerque Jr.!









    Em tempos de coronavírus, temos a chance de pensar na vida e nas outras pessoas.




    Olhos vendados. É esse? É esse? E, após escolher, a brincadeira se conclui com alguma das melhores trocas humanas: um beijo, um abraço ou um aperto de mão. Brincadeira de criança. Experiência de contato, carinho, convivência e respeito entre as pessoas.

    Agora ninguém sai de casa. E, se precisa sair, o cumprimento é um “oi, tudo bem” a cerca de um metro e meio de distância. Desumano isso? Acho que não. Pelo contrário, é um ato solidário pela saúde do outro num momento tão difícil. É um jeito de cuidar da vida de quem a gente nem conhece. Vale o sacrifício.
    Hoje nosso melhor contato é o digital. Quem diria! Atrás da tela fria desse celular. Aliás, estamos aprendendo que quase tudo na vida podemos tocar pelo computador: reuniões, trabalho, compras, banco, orientação médica e até festas.
    Foi curioso e engraçado. Em plena pandemia, meu filho resolve fazer uma cirurgia às pressas por conta de uma apendicite. Até aí nada engraçado. Teve alta um dia antes do seu aniversário de 18 anos. Recomendação médica: nem pense em receber visitas. Solução: festa por videoconferência, com jovem de 17 anos até bisavó com 92. Uma bagunça, mas divertido. E o bolo só ficou para nós do lado de cá. É... dá pra fazer “quase” tudo pelo meio digital.
    Mas logo tudo vai passar e a vida vai voltar a rolar. Apesar de toda a tensão e preocupações em tempos de novo coronavírus, estamos tendo a oportunidade de pensar. Ficar em casa é bom pra refletir. Vamos aproveitar. Porque parece que o mundo está nos pedindo para sermos mais solidários, mais colaborativos. Mais humanos.
    É uma nova ordem mundial. Vamos abraçar essa chance. E, logo, voltar a beijar e apertar as mãos de todo mundo também! É muito mais que só uma brincadeira de criança.



    Trilha sonora:











    3 comentários :

    1. Sou fã assumida de contos, crônicas, textos..sou fã de música casada com letras. Ainda mais assim, t]ao perfeitamente.
      Que esse tempo sem abraços quentinhos, beijos calorosos, possa sim, servir para que pensemos em nossas atitudes e que em breve possamos estar de volta sim, a tocar os outros!
      Beijo

      Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

      ResponderExcluir
    2. Oiiii
      Adorei a crônica de hoje. Realmente, não há o que fazer e é refletir sobre como as coisas irão mudar.
      Meu aniversário também será distante, e apenas meu noivo presente. É a vida hehe
      Beijos

      http://lyluaraujo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Sou muito averso ao contato digital. Sempre prefiro estar junto. Sou fã do abraço, de estar perto e trocar energias. Mas o mundo mudou. Agora, estamos confinados, esperando a pandemia arrefecer.
      O relato do aniversário foi muito bonito. Que bom que dei tudo certo com a saúde do seu filho. Parabéns!

      ResponderExcluir