• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Conto: Sr. Abacate e o seu inevitável destino - Nelson Albuquerque Jr.!!







    A história de alguém que não sabia lidar com um peso em sua vida, ou melhor, na barriga.







    O destino brinca com a gente. Veja o caso do Sr. Abacate, que facilmente se abate por ter nascido com caroço na barriga. De pequeno, achava que era lombriga, mas o troço endureceu, endureceu e virou um fardo na pança.
    Pra piorar, sofre de inveja do primo, Sr. Abacaxi, que em vez de caroço na barriga nasceu foi com o rei. E veio até com coroa. Cara, não sei, mas o destino é realmente generoso com uns e, com os outros, cruel. Por exemplo, tem árvores que vivem cem anos e outras que logo viram papel. E, muitas vezes, as duas sinas estão lado a lado. Elas podem ser vizinhas.
    Aliás, foi uma vizinha que ajudou o Sr. Abacate. Sim, foi Dona Manga. Toda cheirosa e vistosa. Até de gostosa a chamavam por aí. Um dia disse a ele: “Também tenho na barriga um caroço. E dele me orgulho, viu, moço? Pois é daqui que sigo na vida em frente. É desta semente a minha redenção”.
    Sr. Abacate achou bonito, mas mais triste ficou. Pois o seu caroço era só peso, não tinha a boniteza daquela história. Dona Manga esbravejou: “Feche essa boca verde! O que tem no seu bucho é também semente! E vê se não me desmente!”
    Pensou e concordou: “Pode ser mesmo”. Cheio de esperança, pisou num novo mundo. Dali em diante, ele tinha um destino: Encaminhar a vida para os futuros caroçudos. Que nascessem barrigudos, cabeçudos, bolachudos... não importava. Afinal, sua missão era fazer um abacatal.
    Chegou o dia. O fio da faca lhe abriu a pele. A colher lhe arrancou a carne. Verde e macia. Que foi bem amassada e misturada com limão. Ouviu-se um suspiro: “Que delícia!”. Enquanto isso, bem ali do lado, o caroço aguardava seu destino, bem redondo, bem bonito.
    E o bendito caroço foi pro lixo. Ali, naquela refeição, ele não servia. Aliás, não serviria mais pra nada. Foi ensacado e descartado. Então era isso? Que destino! Que piada! Brincadeira de mau gosto! Não seria uma redenção? A semente pra proliferação? Lixo não! Lixo não!
    A porta bateu num estrondo. E se ouviu a corrida de uma criança elétrica, aos berros, botando a euforia pra fora: “Mããããe! Tem caroço de abacate? A gente vai plantar na escola!”


    Trilha sonora:












    1 comentários :

    1. Cada coroço, por menor ou maior que seja, tem sua serventia. Até muitos de nós, sem caroço nenhum dentro da cachola, temos né?rs
      Amei muito tudo isso.rs
      Beijo

      Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

      ResponderExcluir