Nesse livro biográfico, temos a história de um dos maiores tenistas de todos os tempos, Rafael Nadal, que é escrito alternadamente em primeira e terceira pessoa, primeiro, com capítulos maiores, pelo ponto de vista do próprio Nadal e depois do jornalista britânico chamado John Carlin.
Rafael Nadal nasceu na ilha de Maiorca na Espanha, onde vive até hoje, logo teve que decidir muito cedo que rumo tomaria na sua vida; pois tinha no futebol e no tênis suas maiores paixões, ele veio de uma família com uma situação financeira razoável; pois seu avô foi um grande músico muito conhecido na cidade, o pai um empresário de sucesso, seu tio Miguel Ángel Nadal tinha sido um famoso jogador de futebol profissional, seu tio e treinador Toni foi também um tenista, mas esse não foi o fator do seu sucesso, mas a base familiar, mencionado por ele durante todo o decorrer do livro.
Ele começou a treinar aos quatro anos de idade com seu tio Toni, que sempre foi muito rígido com ele exigindo-o que sempre desse o máximo, Nadal sempre foi muito obediente, disciplinado e dedicado, aprendeu cedo a trabalhar o seu lado psicológico dentro e fora das quadras, as tensões psicológicas que sofria antes de uma partida importante são descritas detalhadamente, assim como toda sua disciplina e espírito guerreiro no decorrer das partidas.
Um fato interessante que eu não sabia e que para mim é impressionante foi saber que ele é destro, mas joga tênis com a mão esquerda, outro fato interessante narrado por ele foi o quanto chorou após perder para o Federer em Wimbledon 2007, já que sabia que poderia vencer, pois viu a vitória tão perto, mas ficou com medo de ganhar o que o fez perder a concentração, situação que ocorre com todo mundo.
A narrativa do Nadal, em boa parte do livro, é referente a vitória sobre o Roger Federer e a conquista do título de Wimbledon 2008, que é de tirar o fôlego; pois a cada ponto marcado, ele deixa transparecer toda a emoção, medo e concentração.
Rafa, Minha História é leitura obrigatória não só para quem pratica tênis e acompanha este esporte, mas para todas e modalidades e áreas profissionais; pois nos mostra que não basta apenas talento para conseguir ser o número 1 do mundo ou bem sucedido profissionalmente, mas é preciso muita determinação, disciplina, foco, perseverança, dedicação e acima de tudo uma base familiar, um livro que recomendo para todos.
Segue um trecho do livro que gostaria de ressaltar:
"Naquele dia em Melbourne, vi com mais clareza do que nunca que o segredo para o desempenho excelente no tênis esta na mente. Se a mente esta clara e forte, podemos superar praticamente qualquer obstáculo, até a dor. A mente pode triunfar sobre a matéria."
pág. 184
"Isso significa aprender a aceitar que, se você precisa treinar duas horas, vai treinar duas horas: se precisa de cinco, vai treinar cinco: se deve repetir um exercício 50 mil vezes, vai repeti-lo todas essas vezes. É isso que separa os campeões de pessoas talentosas."
pág. 57
Segue abaixo sinopse do livro:
Sinopse - Rafa - Minha História - Rafael Nadal - John Carlin
Você nunca verá uma partida de tênis sendo narrada com tanta emoção e tantos detalhes: a adrenalina, o controle da mente, a preparação física, os últimos minutos antes da final de Wimbledon em 2008, considerada por John McEnroe “a melhor de todos os tempos”. Assim Rafael Nadal abre este empolgante livro de memórias. Em Rafa, o leitor é transportado da casa em que o tenista nasceu, na ilha de Maiorca, na Espanha, para as quadras onde são disputados os mais importantes torneios de tênis do mundo. Intenso e revelador, ele oferece um vislumbre de tudo o que está por trás da carreira de um dos ícones do esporte atual. Você vai conhecer os medos, obsessões, manias e fraquezas do menino que foi treinado desde pequeno pelo tio severo e vai saber como o objetivo de se tornar campeão transformou esse jovem em um exemplo de disciplina e perseverança.
bacana a resenha, amo esporte e realmente tem que ter muita dedicação e gostar do esporte que faz. legal!!!
ResponderExcluirOlá Maria,
ResponderExcluirPrecisamos de dedicação para termos sucesso em tudo...abçs.
Gostei da sua resenha
ResponderExcluirMas não me interesso por livros nesse estilo
To seguindo aqui *
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oie, eu nunca tinha ouvido falar desse livro e ele não faz muito o meu estilo, mas sua resenha ficou legal :)
ResponderExcluirhttp://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Marco!
ResponderExcluirNão conhecia este livro, gostei da sua resenha!
O livro parece ser interessante.
Sabe que eu nunca li um livro de biografia? É sério.
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirTalvez eu o leia algum dia. Porém, não fiquei muito interessado.
Mas a sua resenha ficou ótima!
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
O livro parece ser interessante, mas não é muito meu estilo de leitura. Meu pai que gostaria... Acho que vou comprar um para ele de presente, ele gosta muito de tênis. Sua resenha ficou muito boa, parabéns!
ResponderExcluirBjinho,
pirigueteliteraria.blogspot.com
Nossa, nunca ouvi falar desse livro, mas parece ser hiper interessante!
ResponderExcluirAbraços,
Wanessa Guimarães
www.estanteseletiva.com
Adorei a resenha e o blog!
ResponderExcluiro livro parece ser bem interessante=]
obg pela visita lá no blog1tem nossa nova caixinha de correio lá se vc quiser ir e deixar um coment...
http://falleninme.blogspot.com
Bjão
Rê
Adorei a resenha, o livro parece realmente bom.
ResponderExcluirEstou seguindo o seu blog, poderia seguir o meu de volta? Obg
http://escrevendomundos.blogspot.com.br
Adorei a resenha, muito interessante,
ResponderExcluirobrigada pela sua visita ao blog UF, aqui estou, retribuindo a visitinha e tbm seguindo seu blog, adorei, sucesso e volte sempre!
www.universofemininocomelisa.com.br
Já vi este livro em algum blog, parece ser emocionante!
ResponderExcluirGosto de livros biográficos!
Bjs
Nossa, tem tanto tempo que não leio livros da Sextante, gosto de biografias, acho que leria este numa boa.
ResponderExcluirVanessa - Balaio