• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • O Menino do Pijama Listrado








    Antes de falar deste excelente livro “O Menino do Pijama Listrado” e do seu autor John Boyne; quero destacar sobre um fato que pra mim é relevante e que enaltece ainda mais esta maravilhosa obra da literatura, este maravilhoso livro foi escrito em apenas dois dias e meio.
    O livro é ambientado na época da 2º Guerra Mundial e do Holocausto, um tema delicado e triste da história do mundo. Têm dois protagonistas principais, duas crianças que vivem em mundos distintos, um do lado nazista com o garoto chamado Bruno, e o outro do lado judeu com o garoto chamado Shmuel; eles têm uma única coisa em comum além da idade de 8 anos, à inocência da infância. Bruno tem uma visão totalmente distorcida da realidade, realidade que não lhe foi esclarecida, no qual ele não entende e não sabe.
    O autor faz com que os leitores reflitam sobre os valores da vida e no seu significado e nos mostra que a amizade e o amor podem prevalecer acima de tudo, seja da maldade do ódio ou do preconceito, que até o dia de hoje ainda existe.

    Segue abaixo sinopse do livro:

    Sinopse - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


    Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



    3 comentários :

    1. Olá!
      Eu já li este livro, é emocionante! E vi o filme tbm, muito bom!!bjs
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Olá!
      Esse livro é muito bom mesmo e ainda foi escrito em 2 dias e meio,demais..valeu.
      Abçs!!

      ResponderExcluir
    3. Quando terminei a leitura fiquei com a sensação de quantos Brunos e quantos Shmuel passaram pelos campos de tortura! Adorei a leitura! a forma simples tão bem escrita pelo autor fez da leitura do livro um prazer, apesar da tristeza que foi aquela época.

      ResponderExcluir