• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Feitos De Sol - Vinícius Grossos - Faro Editorial!


    Sinopse:


    E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?

    Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.

    A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.

    Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.

    Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.






    Resenha:



    Cícero é um garoto adolescente de quinze anos, um nerd que gosta de filmes e que é muito fã de quadrinhos, Alessandra, sua mãe, que foi abandonada quando estava grávida, fez de tudo para cria-lo da melhor maneira possível e sempre procurou ser presente em sua vida. A relação de ambos era excelente e apoio era o que não faltava. Ele era ateu e também tinha como melhor amiga Karol, uma garota maluquinha a qual se conheciam desde pequenos, essa amizade que tinham acabou se transformando em uma ponte de descobertas, assim perderam a virgindade juntos e desde então mantem um relacionamento aberto e sem neuras.
    Já Vicente, que também tem quinze anos, tem uma família muito difícil, seus pais são muito religiosos e rígidos demais com ele, por esse motivo eles não aceitam as escolhas de seu filho e o relacionamento deles não é dos melhores.
    A história começa com Cícero retornando à cidade em que morava há 20 anos atrás e revivendo tudo o que aconteceu nos últimos meses de 1999, às portas do bug do milênio, um ano que prometia grandes mudanças.
    A poucos meses do Bug do Milênio, assunto do momento naquela época, acreditava-se que um erro nos sistemas de informática poderia causar o fim do mundo na virada do ano de 1999 para o ano 2000, claro que essa não era a opinião de todo mundo, mas para Cícero e Vicente o fim era inevitável.
    Certo dia Cícero sai para conseguir a última edição do seu quadrinho favorito, Under Hero, que já tiveram 34 edições publicadas, e nessa última edição ele finalmente saberia o final da história que fazia parte da sua vida, afinal de contas, ele não poderia morrer sem saber o fim da história. Mas ao se aproximar da Taverna do Dragão, a única loja na pequena cidade que vendia revistas para nerds como ele, o desespero toma conta dele, a icônica loja estava fechada definitivamente por falta de recursos.
    Cícero senta na calçada desolado, de repente aparece Vicente, que inacreditavelmente também é fã de Under Hero como ele e que também fica transtornado pelo ocorrido, ambos decidem ir à procura da última edição na Banca do Vasco, mas além de não encontrarem  são expulsos de lá por mencionarem a lendária Taverna do Dragão. Assim surge uma amizade inesperada e instantânea de dois adolescentes com muita coisa em comum, e para conseguirem a última edição da revista em quadrinho favorita deles, ambos viverão a maior aventura de suas vidas, com muito amor, alegria e claro, algumas angústias e tristezas.
    O autor Vinícius Grossos mais uma vez nos presenteia com uma história inspiradora e com personagens fortes e cativantes, o livro é narrado em primeira pessoa por Cícero e a leitura flui muito bem, além dos protagonistas principais e da Karol amiga do Cícero temos outra personagem incrível na história, Dona Emir, avó do Vicente, que além de ser uma pessoa excêntrica, entende o drama do neto e o apoia incondicionalmente.
    O livro é um romance LGBT, que aborda muitos assuntos importantes como preconceito, homofobia, família, amor e intolerância, além de ter muitas referências pop como filmes, jogos de tabuleiro, revistas em quadrinhos e muita música, uma trilha sonora de tirar o chapéu, a capa do livro também é muito bonita e tem tudo a ver com a história, um livro atual e necessário.



    Trilha sonora:






    Sobre o autor:


    Vinícius nasceu no estado do Rio de Janeiro e quando pequeno, tinha o sonho de trabalhar em uma livraria apenas para poder ler tudo o que fosse possível. Aos sete anos, escreveu e ilustrou seu primeiro livrinho e desde então não parou mais. Já participou de algumas antologias e concursos audiovisuais, sendo Sereia Negra seu primeiro livro publicado. Atualmente mora em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde estuda Jornalismo.










    1 comentários :

    1. Eu adoro essa combinação de música(boa) com seus posts!!Costumo fazer isso nos Stories do Insta.rs
      Este ano prometi a mim mesma conhecer mais a fundo as letras do autor. Só li um livro dele e claro, me apaixonei pelo enredo!
      Ele trata o amor de uma forma tão leve, que fica complicado não desejar abraçar os personagens!!
      Beijo

      Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

      ResponderExcluir