Muitos que visitam o blog sabem o quanto eu gosto de livros com histórias verídicas e de ficção baseados em fato reais, podem imaginar o tamanho da minha curiosidade em relação a esse livro que tem um grande lado histórico.
Nesse livro vamos conhecer a história de Emma, irmã de apenas 15 anos de Richard, duque da Normandia, ela ama muito a sua irmã mais velha, Mathilde. Essa tinha uma saúde frágil e constantemente ficava doente, Emma amava a vida ao ar livre, adorava cavalos, cães e caçadas, também falava várias línguas fluentemente, entre elas o dinamarquês, frâncico, bretão e o latim, além de falar um pouco de inglês. Nem Richard e seu irmão Robert, o arcebispo, tinha conhecimento desse dom para os idiomas, sua mãe Gunnora aconselhara a filha a manter segredo, pois poderia ser de grande valia.
O rei Aethelred II da Inglaterra não estava com os dias fáceis, naquele inverno, pois uma violenta tempestade de neve assolava muitos lugares, tinha perdido sua mãe pouco mais de uma mês e sua esposa tinha dado o seu último suspiro na manhã de Natal, agora estava com os seus conselheiros no salão real discutindo sem acordo onde encontrar uma nova esposa para o rei.
Quando o rei Aethelred II pediu a mão de Mathilda em casamento, Emma se alegrou imensamente, mas a felicidade de Emma não durou muito, pois ela seria a escolhida, sua mãe foi clara ao dizer que ela era mais forte do que sua irmã para enfrentar as adversidades que enfrentaria na Inglaterra. Emma seria rainha coroada, mais do que a primeira esposa de Aethelred II, vinte anos mais velho do que Emma, um rei era perturbado por visões de seu irmão morto que possivelmente foi assassinado para que ele se tornasse o rei da Inglaterra, desconfiava de todos, dos sete filhos a seus condes, e as ameaças dos dinamarqueses só pioravam as coisas.
Emma terá que aprender sobre os jogos políticos e as intrigas na Corte, vai ter que lidar com a jovem e ambiciosa Elgiva, a filha do conde da Nortúmbria, que sonha com uma coroa e está disposta aos jogos mais sujos para conseguir o que deseja, além da desconfianças dos filhos do rei.
A autora Patricia Bracewell traz ao leitor uma trama ambientada no ano de 1002 baseada nas Crônicas Anglo-saxã, com cenários incríveis mesclando ficção e realidade apoiada em uma grande pesquisa feita pela autora. O livro é narrado em terceira pessoa é feita pelo ponto de vista de Emma, do Rei Æthelred II, de Athelstan (filho mais velho do Rei e possível herdeiro do trono), e o de Elgiva, a leitura flui bem e a tensão e suspense dos levam a virar páginas sem parar.
A Rainha Normanda" é o primeiro livro da trilogia, a qual não vejo a hora de ler a sua continuação, livro mais do recomendado.
Segue abaixo a sinopse do livro:
Sinopse: A Rainha Normanda - Patricia Bracewell
A Rainha Normanda - Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.
Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.
Eu estou louca para ler esse livro, desde que vi pela primeira vez eu me encantei com o Título, a capa e a sinopse, adoro histórias que envolvam fatos reais também, amei sua resenha!
ResponderExcluirTem novidades lá no:
Estandy Books - A Estante da Andy
Olá Andy,
ExcluirQue bom que você gostou da resenhas, vai gostar ainda mais do livro, ainda mais se gosta do gênero.
Marco que livro! Adorei sua resenha e anotei na minha lista, quero muito ler.
ResponderExcluirBjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Olá Kênia,
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha e espero que leia o livro..bjs.
Adoro e admiro as suas opiniões literárias, Marco! Saber que aprovou esse livro me deixa mais tranquila quanto a gostar dele quando tiver a oportunidade de lê-lo. :) Diferente de você, não tenho o hábito de ler obras históricas, mas a sinopse me vendeu a ideia do livro o suficiente para adicioná-lo à minha lista. Agora, com a sua opinião – e entendendo melhor o contexto da Emma –, meu desejo de ler essa obra acaba de receber maior crédito (rs).
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com.br
Olá Francine,
ExcluirFico feliz e grato com a suas palavras, é um livro excelente e me surpreendeu bastante, não vejo a hora de ler a continuação....bjs.
Eu amei este livro e também gosto de livros com realidade e ficção e fatos históricos. Agora espero que a editora lance o segundo livro para ver o que vai acontecer!
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Olá Greice,
ExcluirQue bom que gostou do livro também, estou super curioso em relação ao segundo livro....bjs.
Oi Marco, tudo bem?
ResponderExcluirEu acho que não sou dessa época, risos... A matéria que eu mais gostava na escola sempre foi história antiga, eu sou fascinada pela cultura de povos que já existiram antes de nós. Por isso, os romances históricos e os épicos são os meus favoritos. Assim que vi o lançamento desse livro eu fiquei super empolgada. E você acaba de me provar que a leitura dele vai valer muito a pena. Fiquei apreensiva por ela, o rei é muito mais velho e ela está indo para um país com muitos estranhos torcendo contra ela e querendo o lugar dela e do rei.Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá Cila,
ExcluirEmma é uma mulher forte e determinada e com certeza você vai gostar da trama, livros nesse gênero são ótimos...bjs.
Parabéns pela resenha Marco! Estou ansiosa para ler A Rainha Normanda! Abraço!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Olá Vanessa,
ExcluirObrigado, vou querer saber a sua opinião.
Oi Marco, tudo bem? Eu já tinha visto o livro por aí, mas não tinha me interessado muito. Agora fiquei super curiosa. Gosto muito de livros que misturam história e ficção. Dica anotada, com toda a certeza :)
ResponderExcluirUm beijão
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Olá Gih,
ExcluirSe você gosta do gênero não pode deixar de ler esse livro....bjs.
Não sou muito fã desse gênero, mas achei bem interessante esse livro.
ResponderExcluirSe bem que estou correndo de séries.
Emma parece ser uma personagem incrível, sua resenha transparece isso.
Abraços
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá Rízia,
ExcluirVocê deveria dar uma chance para o livro e apesar de ser uma série o final é bem definido pois é uma história baseada em fatos reais...bjs.
Fala sério, essa capa é um escândalo!!!
ResponderExcluirE que história bacana!! Com tudo que se tem direito.
Adoro essa coisa toda com política, intriga, ambição... Affff, leitura boa demais!!!
Adorei!!
Bjks
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Olá Alessandra,
ExcluirTambém gosto muito da capa e a história é demais com todos os ingredientes que gostamos...bjs.
Desanimei lá no final da resenha. Primeiro livro? Vinha toda empolgada com muita vontade de ler, mas depois que li isso já descartei ler nesse momento. Recentemente precisei reler um primeiro livro de trilogia para poder ler os outros. Como demoram anos para lançar acabo esquecendo as coisas hehe.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Olá Sil,
ExcluirNão desanima não é uma série mas no estilo 1808 do Laurentino Gomes, tenho certeza que vai gostar.
Apesar de sempre ter gostado de histórias como essa, ultimamente estou lendo o gênero com mais frequência e isso só me deixa curioso por novos livros. Esse é um dos casos. Além de ter lido apenas comentários muito positivos, o que me deixa mais animado para uma possível leitura no futuro.
ResponderExcluirAbraços,
Ricardo - www.overshockblog.com.br
Oi Marco,
ResponderExcluiro livro parece ser muito bom, mas não sabia que teria continuação.
Achei bem interessante
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu também gosto muito de livros que retratam algum fato histórico e, apesar de ja ter cobiçado este livro, não sabia que este era o caso do mesmo, agora o quero ainda mais, parece incrível e tenho certeza de que irei querer ler a trilogia numa sentada.
ResponderExcluirBeijo, Vanessa Meiser
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Oi, Marco!
ResponderExcluirEu adoro livros assim e estou com muita vontade de ler esse livro.
Vou acabar pedindo pra Arqueiro.
Beijo grande!
www.oblogdasan.com
Marcão,
ResponderExcluirEsse livro parece realmente interessante. Também gosto bastante dessa pegada histórica, principalmente medievais, e gostei da sua resenha. Creio que curta a leitura caso um dia tenha a oportunidade.
Saudações,
Ace Barros
Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
multiversox.com.br
Esse livro é sensacional. Um dos melhores do ano, a genialidade da autora é de tirar o chapéu.
ResponderExcluirhttp://www.poesianaalma.com.br/