• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Guga, Um Brasileiro - Gustavo Kuerten!! Editora Sextante!!






    Gustavo Kuerten nasceu em Florianópolis e é conhecido como Guga, considerado o maior tenista da história do Brasil, antes ninguém o conhecia, mas ficou mundialmente famoso depois de ganhar o título inédito de simples do Grand Slam Roland-Garros com apenas 20 anos de idade.
    Ele era um simples coadjuvante até começar a chamar atenção por derrotar tenistas com nomes de peso como Jonas Björkman, 24º do mundo, depois Tomas Muster, que era o quinto do mundo, número 1 no ano anterior e campeão de Roland Garros em 1995, o russo Yevgeny Kafelnikov, campeão de Roland Garros no ano anterior na simples, nas duplas e 3º no ranking e por derrotar na final o espanhol Sergi Bruguera bicampeão de Roland Garros em 93/94, que já tinha sido considerado o rei do saibro.
    Mas as coisas não foram fáceis na infância do Guga, perdeu o pai Aldo Kuerten aos 8 anos de idade, quando ele apitava uma partida de tênis de juniores em Curitiba, seu pai antes de morrer já dizia que o Guga iria ser um dos maiores e ele não estava errado. Além disso também teve a perda do seu irmão caçula Guilherme, o qual nasceu com microencefalia e paralisia celebral e que até então era o guardião das taças do Guga.
    Eu já havia lido o livro do Rafal Nadal(resenha aqui) e gostado demais, vendo que a determinação e superação e trabalho mental são importantes em qualquer esporte, sendo que no tênis isso é fundamental, mas a história do Guga, além de tudo isso, é emocionante e nos dá uma lição de vida. Sua mãe, Alice, é uma guerreira e assim como o seu pai acreditou muito na carreira do filho. Lutou, fez sacrifícios que ninguém imagina, e sozinha conseguiu criar e educar os três filhos.
    Larri Passos é uma pessoa especial, que cumpriu a palavra que deu ao pai do Guga, e que além de técnico, tornou-se também pai, tem méritos de sobra. O irmão mais velho, Rafa, que também tinha talento para o tênis, seguiu outro rumo, mas cuidou da carreira do Guga.
    O tênis no Brasil, antes do surgimento repentino do Guga, não despertava interesse das pessoas e poucos tenistas brasileiros eram conhecidos, nem o próprio Guga sabia que o Brasil tinha uma tenista brasileira que já tinha feito história, que era a Maria Ester Bueno, mas tivemos Tomas Koch e Jaime Oncins. Vale ressaltar o nome de outro grande tenista brasileiro, Fernando Meligeni, que chegou a ser o 25º no ranking mundial, que além dos três títulos de simples, ganhou sete títulos nas duplas e a maioria deles com o Guga, além de ganhar vitórias importantes para o Brasil na Copa Davis, também deu um conselho valioso para o Guga em um momento difícil da carreira.
    Para quem não faz idéia do feito do Guga, num período de dez anos só três caras se revezaram entre o topo do ranking, Federer, Nadal e Djokovic, mas na época dele eram muitos campeões, Agassi, Courier, Ivanisevic, Muster, Rafter, Bruguera, afelnikov, Ríos, Safin,Sampras, Hewitt entre outros, muito competitivo, então para chegar lá era necessário não só o dom, o talento, mas muita determinação, comprometimento, e isso é para poucos.
    Infelizmente Guga encerrou a carreira prematuramente aos 31 anos devido a sérios problemas físicos que o impediram de jogar em alto nível, mas deixou um grande legado para o Brasil, hoje é casado e tem dois filhos e se tornou presidente do Instituto Guga Kuerten (saiba mais aqui), é embaixador mundial da Lacoste e da Hublot, esse é um livro que deve ser lido por todos, recomendo.










    Segue abaixo a sinopse do livro:














    Sinopse - Guga, Um Brasileiro - Gustavo Kuerten











    É em junho de 1997 que Gustavo Kuerten inicia a maior virada de sua vida. O palco é Roland Garros, o torneio de tênis mais charmoso do mundo. Como personagem inicialmente coadjuvante e depois protagonista, o desconhecido cabeludo, surfista e boa-praça iria abalar as tradições do esporte refinado e entrar para a história mundial do tênis e do esporte brasileiro. Mas sua trajetória brilhante rumo ao topo do ranking tem início muito antes, quando ainda era criança em Florianópolis, onde seria preparado pela família, pelas tragédias e por um treinador que esteve ao seu lado em todos os grandes momentos. Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida. Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador. A forte base familiar, a inspiração no pai, a admiração pelo irmão tenista, o apoio irrestrito da mãe, a paixão pelo irmão caçula e a confiança inabalável do treinador são peças fundamentais em sua história, a base que o levou a superar a falta de incentivo, a descrença em si mesmo e os adversários mais temidos de sua época. Essa jornada sem igual, passando pelos torneios juvenis e profissionais, o tricampeonato de Roland Garros, a chegada ao topo do ranking mundial, entre outras conquistas, é contada a partir da visão única do menino que nasceu para ser campeão e cativou o coração de todos os brasileiros.




    Amazônia Arquivo das Almas - Paul Fabien !!





    O livro conta a história de dois majores do exercito brasileiro que atuam na Amazônia. Vitã é um militar muito respeitado e com várias condecorações, que desde criança foi criado com os indígenas, pois seu pai que é um grande arqueológo trabalhou muitos anos nesta região e o deixava nas tribos, hoje ele é chamado pelos índios de Grande Trovão. Helena é igualmente respeitada e condecorada, mas vive um inferno astral por seus relacionamentos nunca darem certo.
    Ambos estão de férias, Helena se encontra no Rio de Janeiro juntamente com a sua tia e Vitã está em uma tribo na Amazônia, lugar onde cresceu e que gosta de estar, eles não se conhecem, mas mal sabiam que logo estariam em uma mesma missão.
    Vitã e Helena foram convocados para uma reunião emergencial pelo comandante Lemos e logo são designados para desvendar um mistério que permeia a região amazônica, algumas aeronaves que nunca foram vistas e que não são detectadas pelos radares e podem ameaçar a paz de todos. Eles partem para essa importantíssima missão, confiantes devido as suas experiências, só que sem saber realmente o que encontrarão. Mas logo o mistério chega ao fim, pois além de encontrarem objetos voadores em formas de insetos, presenciam criaturas transgênicas (experiências com humanos e animais), e descobrem que uma doença misteriosa está atingido os índios.
    Intrigados Vitã e Helena continuam buscando respostas para todo esse mistério e acabam descobrindo algo mais assustador, onde fanáticos religiosos desvendam escritas antigas, escravizam pessoas e fazem práticas cruéis que podem acabar com a paz não só da Amazônia como também mundial.
    O autor Paul Fabien, conseguiu criar uma trama futurista muito interessante, cheia de mistérios e com aparatos tecnológicos incríveis, temos que levantar o chapéu, pois criar uma história de ficção científica já é uma tarefa difícil e ainda mais na Amazônia, que só eleva o grau de dificuldade. A leitura flui bem, apesar de que depois da metade do livro os capítulos ficam mais longos e às vezes um pouco cansativos, umas das partes que mais gostei do livro foi a história do grande gladiador Zargal, um livro interessante para quem gosta do gênero.




    Segue abaixo a sinopse do livro:







    Sinopse - Amazônia Arquivo das Almas - Paul Fabien






    Em um futuro não muito distante um casal de oficiais, Vitã e Helena, participam de várias campanhas militares. Em todas as oportunidades lutam para defender a grande floresta Amazônica. Eles não imaginam que uma nova missão irá lançá-los na mais espetacular e perigosa das aventuras. O grande enigma começaria dentro da Amazônia, um lugar inóspito e assustador repleto de mistérios e grandes perigos. Após vários confrontos se deparam com as cavernas de Abisinia, na Colômbia, onde encontram a origem do verdadeiro mal e descobrem antigos segredos gravados em inscrições cuneiformes, registradas por outras civilizações pré-diluvianas.

    Escravas de Coragem - Kathleen Grissom - Editora Arqueiro!





    Neste livro temos a história de Lavinia, uma menina órfã em razão da morte dos pais, que foi separada do irmão e comprada pelo capitão James, tornando-se então uma escrava branca.
    Temos também Belle, que era filha do capitão por fora do casamento e tinha 18 anos. Trabalhava como cozinheira na casa grande e causava grande ciúme na Dona Martha, esposa do capitão, pois considerava que Belle era amante do seu esposo.
    Em razão dos difíceis momentos que passou, Lavínia perde parte da memória e fica muito doente, todavia, o convívio com Belle a faz melhorar. Belle no inicio não entende a razão de ter que cuidar de Lavínia, mas com o passar do tempo ambas criam uma relação incrível.
    Apesar de o capitão ser uma pessoa bondosa, possuía um horrível capataz, que punia cruelmente seus escravos, sem qualquer piedade. O filho do capitão foi, infelizmente, influenciado pelo capataz, por essa razão fez de Belle sua escrava e acabou a engravidando.
    Logo o capitão vem a falecer, mas não antes de deixar a carta de alforria de Belle preparada, todavia, Martha a esconde.
    A vida coloca Lavinia ao lado de Marshal e acabam se casando, longe da fazenda ele se tornou em um cavalheiro amável, que queria bem a sua esposa, mas quando retornam ao local de sua infância, tudo muda e a vida de Lavínia volta a ser triste novamente.
    No decorrer da história Belle consegue sua alforria, mas Marshal descobre que eles tiveram um filho e que Lavínia o levou, assim resolve separá-los.
    A partir daí mais momentos de dores começam pois a vida dos escravos torna-se ainda mais lamentável, a de Lavínia piora ainda mais, mas aquilo precisaria de um fim...
    O livro mexe com o leitor de uma forma incrível, pois desperta pena, raiva, dor e amor.
    Entendemos como a vida de uma criança pode torna-la em um adulto ruim e como fatos ocorridos na infância influenciam na vida adulta pelo resto de nossas vidas.
    Além disso, a vida dos escravos é muito bem descrita, e o fato de termos uma escrava branca, deixa a história bem diferente.
    Um livro recomendado para os amantes de fortes emoções.













    Segue abaixo sinopse do livro:















    Sinopse - Escravas de Coragem - Kathleen Grissom






    Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça. Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos. Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.



    ESPECIAL: Perdido em Marte tem 4 páginas na Veja!

    Olá Pessoal!!

    O livro Perdido em Marte, de Andy Weir, chega às livrarias com matéria de quatro páginas na revista Veja dessa semana.

    Segue o link da matéria: http://www.editoraarqueiro.com.br/informativo/2014/2014_10_20Especial/PerdidoemMarte_Veja.pdf




    Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari - Editora Novo Conceito!






    Esse livro nos traz a história de Arrabal  (Giuseppe) e Giordano, que são irmãos gêmeos, mas com personalidades totalmente distintas e intocáveis. Arrabal (nome artístico de Giuseppe) é ator e produtor de teatro, que enxergava a arte além da sua época, já Giordano é capitão de guerra, orgulho do seu pai.
    Por uma razão surpreendente eles nunca se encontram e não estão no mesmo lugar, por isso conseguem levar a vida sem grandes transtornos, mas isso muda quando a trupe de Arrabal e a guarda real de Giordano resolvem se instalar na cidade onde nasceram (Nápoles), local que conhecem Luigia Di Medinacelli.
    Luigia é uma viúva sem filhos, que teve um casamento infeliz e conseqüentemente não aceita a idéia de casar-se novamente, mas essa não é a opinião de sua família, que arranja um casamento entre ela e Giordano.
    Ocorre que uma noite antes de conhecê-lo, ela fugiu de casa para assistir a apresentação da trupe de Arrabal e consegue o ver em máscara (a única até então), sendo que o amou naquele momento.
    Para sua surpresa ao conhecer Giordano, que apesar de ser idêntico a Arrabal na aparência, possui personalidade totalmente diversa a dele, também se apaixona, e é aí que o grande dilema do livro começa, pois além de Luigia se apaixonar pelos dois personagens, os dois também se apaixonam pela bela viúva.
    No decorrer do livro conhecemos muitos outros personagens que possuem histórias de vidas maravilhosas, principalmente os integrantes da trupe, que possuem algo em comum (a presença de Arrabal em um momento crucial da vida deles), além disso, amadurecem conforme o tempo passa, principalmente no que tange a dependência de Arrabal na arte e em alguns casos na vida.
    A leitura não é muito rápida, pois possui de certa forma uma linguagem coloquial com diversos trechos em Italiano, além disso os capítulos não são seqüenciais e em alguns deles temos dificuldade de nos localizar na história. Mas apesar disso o livro não deixa de possuir um lindo romance, com grandes emoções e surpresas. Para mim o final poderia ser diferente, mas não deixa de ser um bom desfecho para o enredo.
    Enfim, recomendo o livro para os amantes de romances, que apreciam uma linguagem mais rebuscada.





    Segue abaixo a sinopse do livro:






    Sinopse - Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari





    Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.